É realmente uma pena esse OBD não funcionar, ele daria informações bem interessantes pra Tracker. Eu compraria na hora.
Versão Imprimível
Pesquisei, perguntei, dezenas, centenas de modelos, ao que parece o unico que funciona na tracker gasosa é o baratinho GM TECH 2.
obd 2 sae j 1962 sgm immo iso 9141, o problema não é o protocolo, mas sim o bloqueio na ecu, que só libera a leitura por meio da conexão do aparelho da GM, ele ''injeta'' o ''sinal codigo'' em determinado pino (não me lembro agora se é o 9) liberando assim a conexão e leitura, é igual vc ter o notebook, ter o sinal wi fi do vizinho, mas não ter a senha.
Então...
Até onde sei o padrão OBD surgiu na Califórnia, década de 80 no século passado. Tinha, a época, a função de realizar um tipo de inspeção veicular quanto a emissões/poluição. O agente de trânsito "espetava" o scanner e verificava se o veículo estava emitindo acima do limite.
Teoricamente existe um conjunto padrão de códigos, número do chassi, velocidade, RPM, carga do motor e etc. que é padrão internacional e deve estar disponível sempre. As montadoras, já que o conector era obrigatório, acrescentaram, e a norma foi modificada para permitir isso, códigos proprietários. Por exemplo diagnóstico de caixa de câmbio automática e etc. Mas sempre usando a pinagem padrão. Por exemplo, existe um comando para ler no Jimny o nível do tanque de combustível em %, pode-se ajustar o acendimento da luz de reserva para um determinado percentual e etc.
Alguns comandos ainda mais "sensíveis" tipo reprogramação de ECU, cadastro/remoção de chaves codificadas, casamento da ECU com o imobilizador e etc são feitos por scanners da montadora que, somente aí, utilizam um pino extra disponível no conector. Tendo em mãos um scanner original da montadora durante uns dias, daria para descobrir... Faz tempo que babo atrás de um Suzuki ScanTool...
Desenvolvendo para um cliente (seguradora) um rastreador/registrador tipo tacógrafo, e buscando um chip para interfacear com o conector OBD, descobri que a maioria dos scanners de baixo custo, chineses, não são totalmente compatíveis com o ELM327, o famoso microprocessador (Microchip PIC) vendido para fabricantes de scanners. Testei mais de 20 tipos. Com conexão RS-232 (serial antiga), USB e Bluetooth. Por exemplo, o protocolo CAN, obrigatório para os EUA e cada vez mais utilizado, tem 4 variantes e os chineses não implementam todas elas. Mesmo o ELM 327 original (canadense) tem várias versões.
Achei uns poucos scanners genéricos que funcionam minimamente bem. E todos eles foram adquiridos no eBay e AliExpress a maioria, e um apenas no MercadoLivre. Mas isso foi em 2014.
Mesmo scanners aparentemente iguais, mesma caixa e aparência externa, tem versões e comportamento diferentes.
Talvez valha a pena abrir um tópico só sobre scanners. A utilidade transcende a marca Suzuki.
Até +.
Não sei porque, mas (salvo engano) muitos fabricantes principalmente asiáticos, bloquearam acesso a ecu, permitindo acesso apenas através do código proprietário, assim como na época da parceria SUZUKI/GM foi bloqueado o acesso diretamente na ecu, somente permitindo a leitura com injeção do código proprietário, outro detalhe pelo que me lembro a ecu é MITSUBISHI (TR4 se não me engano) assim como boa parte da injeção é Mitsubishi, porem acho que usa somente o código proprietário GM na tracker.
Pessoal, procurei o modelo Tech 2, existe esse no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ta-entrega-_JM
O Vendedor não soube informar, me disse que se não funcionar, posso devolver o produto arcando com o frete de devolução. A mão está coçando aqui para testar... o que acham? Ja testaram esse produto?
Pessoal, problema na Tracker 2208. Eletricista foi trocar o bêndix, desligou a bateria, e ao ligar a chave, fica acesa a luz amarela e não funciona mais. Mecânico disse que é problema entre o imobilizador e a central. Chaveiro foi lá e disse que o problema não é na chave. Carro tá 5 dias na oficina.
Alguém pode dar uma idéia?
Peço desculpas se o grupo não é esse, para estas informações.
Tijucano
Tracker 2008
Seja bem vindo, realmente devemos discutir sobre isso em um tópico sobre manutenção mais apropriado, mas lhe adianto que já desliguei a bateria varias vezes e o único efeito é resetar a central e som, não quero acusar, mas deve ter ocorrido uma cagadinha durante o serviço do eletricista ou tem algo desconectado, verifique todas as conexões, aterramento do chassis, desconecte, passe limpa contato, reconecte, desligue a bateria e encoste os dois terminais dos cabos desconectados + e - por uns 10 segundos, conecte td novamente e vire a chave aguardando uns 5 segundos em cada estagio antes da partida, de partida, se ligar deixe 15 minutos em marcha lenta sem ligar nenhum acessório (luz, ventilador, som, etc.), se não ligar é provável que tem um problema mais sério, boa sorte.
O único que sei que funciona é esse tech 2 da gm, mas não é esses ching ling, é ferramenta oficial da gm de alguns milhares de moedas temerarias, talvez algum destes scaner top tipo raven e outros que tem licença do fabricante, este s/ fio seriam úteis pra usar como comp. de bordo e analise em tempo real, porem a ecu faz auto diagnóstico apenas fechando um jump no conector entre o abs e reservatório limpador, ela da os códigos através de piscadas na lampada de injeção e seguindo uma tabela vc determina a falha, tem explicações sobre isso em alguns tópicos.