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Convex Datacenter
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  1. #1

    Conector OBD II GM Tracker - uso de scanner elm 327




    Este é meu primeiro post aqui no forum.

    Preciso de ajuda e o tema é diagnóstico do módulo de controle do motor (ECM/ECU), via conector de diagnóstico OBD-II.
    Tenho um scanner da scantool (http://www.scantool.net) que funciona perfeitamente no meu Fiat Palio 2006.
    Tanto o Palio como o Tracker possuem o conector OBD-II e usam o protocolo
    ISO9141-2. Confirmei isto no forum do Suzuki Grand Vitara americano.

    Por que a minha Tracker não se comunica com o scanner? Alguem já teve sucesso com o uso de algum scanner que não da prórpria GM ou Suzuki na Tarcker?

  2. #2
    Usuário Avatar de iwakura
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    Citação Postado originalmente por ptarsobastos Ver Post
    Este é meu primeiro post aqui no forum.

    Preciso de ajuda e o tema é diagnóstico do módulo de controle do motor (ECM/ECU), via conector de diagnóstico OBD-II.
    Tenho um scanner da scantool (http://www.scantool.net) que funciona perfeitamente no meu Fiat Palio 2006.
    Tanto o Palio como o Tracker possuem o conector OBD-II e usam o protocolo
    ISO9141-2. Confirmei isto no forum do Suzuki Grand Vitara americano.

    Por que a minha Tracker não se comunica com o scanner? Alguem já teve sucesso com o uso de algum scanner que não da prórpria GM ou Suzuki na Tarcker?
    Tarso,

    Carros vendidos no mercado americano são obrigados a vir com o protocolo OBD2. Carros/motores vendidos no mercado asiático ou exportados pro terceiro mundo não...

    No caso da Tracker/GV, motor J20A 2.0 à gasolina, somente o protocolo proprietário da Suzuki funciona, usando o Tech 2 da GM.

    Já nas Trackers à diesel, com motor frânces da Peugeot, o conector OBD2 funciona direitinho...

    []
    Mário
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  3. #3
    Oi Mario,

    Obrigado pela pronta e triste resposta!

    É muito estranho o fato, pois olhando o conector e os pinos existentes nele, vê-se que é fisicamente o OBD-II.
    Possui somente os pinos 4,5,7 16 e 9. Este último é descrito manual do Vitara como de protocolo proprietário, para diagnóstico do ABS e Air Bags. Os demais caracterizam um conector OBD-II típico usando o protocolo ISO9141-2.
    Em resumo : a questão é protocolo e não conexão física certo?
    E quanto ao conector de diagnóstico dentro do motor? Testei e ví que gera os códigos de MIL (piscantes). Tem alguma influencia no uso do diagóstico via sacanner?

    Obrigado!

    Paulo de Tarso

  4. #4
    Usuário Avatar de iwakura
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    Citação Postado originalmente por ptarsobastos Ver Post
    Oi Mario,

    Obrigado pela pronta e triste resposta!

    É muito estranho o fato, pois olhando o conector e os pinos existentes nele, vê-se que é fisicamente o OBD-II.
    Possui somente os pinos 4,5,7 16 e 9. Este último é descrito manual do Vitara como de protocolo proprietário, para diagnóstico do ABS e Air Bags. Os demais caracterizam um conector OBD-II típico usando o protocolo ISO9141-2.
    Em resumo : a questão é protocolo e não conexão física certo?
    E quanto ao conector de diagnóstico dentro do motor? Testei e ví que gera os códigos de MIL (piscantes). Tem alguma influencia no uso do diagóstico via sacanner?

    Obrigado!

    Paulo de Tarso
    Paulo,

    Pelo que pude pesquisar, até uma certa data (2002, se não me engano), as GV 2.0 eram fabricadas no Japão com o ISO9141-2, depois o protocolo foi retirado da ECU. Como deve ser uma simples reprogramação da EPROM da ECU, a retirada/desabilitação é muito fácil para o fabricante.

    Porque a Suzuki fez isso eu não sei, mas aparentemente não foi uma prática isolada. Alguns outros fabricantes japoneses teriam feito o mesmo em alguns modelos.

    Por fim, realmente, o conector de diagnóstico de dentro do motor funciona...

    []
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  5. #5
    Usuário Avatar de pmarc
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    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Por fim, realmente, o conector de diagnóstico de dentro do motor funciona...
    Iwakura-san

    Esse conector dentro do motor funciona com o protocolo OBD?

    Onde fica?

    É possível deixar um data-logger instalado aí, de maneira semi-definitiva?

    grato.

  6. #6
    Tem alguma maneira de ler deste conector de dentro do carro com um leitor obd2? ou precisa de outro conector?

  7. #7
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Iwakura,
    Como vc disse acima sobre TK PG... Que usa OBD2.
    O do GV Mazda usa- 9 pinos na parte larga
    7 pinos na parte curta
    Forma de trapezoidal:
    Será que é OBD? Tem onde vender esse cabo?
    Qual é a numeração?
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  8. #8
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Acredito que o do Mazda usa apena o OBD... Na 6f eu descubro afinal e posto aqui o resultado!
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  9. #9

  10. #10
    Usuário Avatar de pmarc
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    Sem responder se funciona ou não, vou repassar uma advertência que li num forum gringo.

    Tem vários fakes. Vale o ditado "Se a esmola é muita, o santo desconfia"... Esses equipamentos são caros. O fabricante é a BOsch, se não me engano, vale dar uma olhada.
    Paulo Marcondes = Radioamador sem estação | PX1W7194
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA

  11. #11
    Ricardo A. I. Loureiro

  12. #12
    Bom, fiz um pequeno resumo da minha pesquisa.

    Basicamente apresenta 3 opções de interface para monitorar a viatura via OBD2.

    Detalhes aqui:

    Instalação de computador de bordo via OBDII (Tutorial) | Clube da Graxa

    Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

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