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  • #205
    Usuário Avatar de Fabil
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    Citação Postado originalmente por Hoower Butão Ver Post
    __________________________________________________ _____________

    E aí, Marcão!! Blz?!

    Não tô pensando em trocar as rodas pra incrementar a viatura não, o motivo é técnico mes. É o seguinte...

    As rodas originais do Vitara são tala 5,5" e os 235/75R15 pedem entre 6" e 7", segundo dados dos fabricantes de pneus. Significa que as rodas 5,5" irão estrangular os talões dos pneus 235, o que além de alterar a flexão da carcaça - e consequentemente seu comportamento dinâmico - podem no médio/longo prazo levar à ruptura da carcaça acima do cordão de centragem (fica logo acima dos talões). Isso significa o sucateamento do pneu, pois não dá conserto.
    Este "evento" pode ser amenizado ou retardado pelo fato de ser pequena a diferença na espessura entre as rodas originais, mas é fato que isso pode ocorrer. Por isso, tô indo olhar umas rodas 15x7 com offset -12.

    Ótima dica q vc deu sobre o que ocorre na sua viatura atualmente. Esse trem do pneu 235 pegar na cx do para-lama de qq jeito é uma merda, hein?? Mas tem que ter os marditos pneus, né? Na traseira vou usar a mesma receita do Tubarão.

    Umbração.
    PQP!!! será que é preciso DESENHAR p/ vcs entenderem???

    o carro do marcao o pneu pega na lata por DOIS MOTIVOS:
    1- o vitara dele NAO TEM BODY-LIFT
    2- a roda dele é 15x8!!!! ( TALA OITO POLEGADAS)

    Marcao.. se usar pneus 235 nas rodas originais ( alem dos problemas de talao como disse o butao) o offset das rodas originais é POSITIVO, o pneu vai pergar tanto dentro da caixa de roda que vai limitar muito o estercamento da direcao..

    curz credo em vcs.... tá dificil enfiar isso na suas cabecas?? ou enfiar no "butao"??? kakakak

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #206
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    alem disso vc vai precisar tb, de calco da bandeija traseira ( o kit da rc vem esse calco?) e tb de um espacador de cardã traseiro.. ( tenho ambos aqui, novos)

    ou seja, p/ levantar seu vitara 2"+2" é suspensao e carroceria..

    T+
    __________________________________________________ _______________

    Boa pergunta, Fabil.

    Não sei se o kit da RC vem com este calço e este espaçador. Semana q vem vou ver isso com o Edmur e se estiver faltando, vou comprar de vc. Mas manera no preço, hein?!
    Trôia 3.0 Curiango
    ex- Vitara Xodozim - Valeu demais, parceiro!!!!

  • #207
    Usuário Avatar de Fabil
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    o espacador de cardã tenho certesa de que nao vem.,.. mas o calco da bandeja nao sei..

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #208
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    o espacador de cardã tenho certesa de que nao vem.,.. mas o calco da bandeja nao sei..

    T+
    __________________________________________________ _______________

    Fabil,

    Uma dúvida. Vou colocar calços de 2" na suspensão e não calços de 2"+2". Esse espaçador e esse calço são para levantar a suspensão ou a carroceria?

    Aproveitando um comentário que o Morcego fez no início deste tópico, da necessidade da viatura ser preparada para trilhas para evitar quebras.
    Após fazer Perdidas pela 2a. vez, além da diversão e adrenalina, tb fiquei com um belo prejuízo na lataria do Xodozim: as 2 cxs de ar (mesmo com as proteções de aço instaladas) e para-lama traseiro esquerdo. Se meu jipe tivesse mais altura - e talvez um bloqueio também - certamente não teria sofrido estes danos.
    Trôia 3.0 Curiango
    ex- Vitara Xodozim - Valeu demais, parceiro!!!!

  • #209
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    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    o espacador de cardã tenho certesa de que nao vem.,.. mas o calco da bandeja nao sei..

    T+

    Vem não!!! Nenhum dos dois.
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    TRACKER SILVER SUB (Da patroa)
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  • #210
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    Citação Postado originalmente por Hoower Butão Ver Post
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    Fabil,

    Uma dúvida. Vou colocar calços de 2" na suspensão e não calços de 2"+2". Esse espaçador e esse calço são para levantar a suspensão ou a carroceria?

    Aproveitando um comentário que o Morcego fez no início deste tópico, da necessidade da viatura ser preparada para trilhas para evitar quebras.
    Após fazer Perdidas pela 2a. vez, além da diversão e adrenalina, tb fiquei com um belo prejuízo na lataria do Xodozim: as 2 cxs de ar (mesmo com as proteções de aço instaladas) e para-lama traseiro esquerdo. Se meu jipe tivesse mais altura - e talvez um bloqueio também - certamente não teria sofrido estes danos.
    O Butão,

    Compre um CJ e não precisa se preocupar com latarias.

    Abs
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  • #211
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    Citação Postado originalmente por Hoower Butão Ver Post
    __________________________________________________ _______________

    Fabil,

    Uma dúvida. Vou colocar calços de 2" na suspensão e não calços de 2"+2". Esse espaçador e esse calço são para levantar a suspensão ou a carroceria?

    Aproveitando um comentário que o Morcego fez no início deste tópico, da necessidade da viatura ser preparada para trilhas para evitar quebras.
    Após fazer Perdidas pela 2a. vez, além da diversão e adrenalina, tb fiquei com um belo prejuízo na lataria do Xodozim: as 2 cxs de ar (mesmo com as proteções de aço instaladas) e para-lama traseiro esquerdo. Se meu jipe tivesse mais altura - e talvez um bloqueio também - certamente não teria sofrido estes danos.
    ai...ai...ai... vou ter que desenhar....heheheheheh
    Butaozinho..... apenas calço de 2" na SUSPENSAO nao serao suficientes p/ caberem os pneus 30" que vc quer... vamos lá..
    o KIT CALÇO DE SUSPENSAO completo deve conter os seguintes intens:
    -02 calcos de amortecedores dianteiros
    -02 prolongadores de amortecedores traseiros, OU dois amortecedores de suprema
    -04 calcos de mola OU molas maiores
    - 01 calço do pivo da bandeja traseira
    - 01 espacador de cardã traseiro
    ( a maioria dos kit que vejo a venda por ae, NAO POSSUEM OS DOIS ULTIMOS ITENS, mas nao pense que sao desnecessarios, pois sao sim... o kit até funciona sem eles, mas a curto prazo terá problemas)

    o kit de CALCO DE CARROCERIA conte:
    - 06 calços de fixacao da carroceria e seus respectivos parafusos alongados

    sacou?? dai o que a gente chama de 2"+2" ... ou seja.. calcos de 2" na SUSPENSAO + Calcos de 2" na CARROCERIA ( que levanta APENAS a carroceria em relacao ao chassis)

    e sim.. se vc tivesse com seu vitara em 2"+2" sua lataria teria sofrido menos nas perdidas.

    deu p/ entender ou precisa de vazelina??? kakakak

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #212
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    curz credo em vcs.... tá dificil enfiar isso na suas cabecas?? ou enfiar no "butao"??? kakakak
    Fabiano...
    Perdoa esta minha cabecinha com pouco conhecimento... é que são muitas variáveis.
    Só estou vendendo o peixe que me passaram.
    Eu já vi Vitara com bsg 235X75 e roda original.
    Alias meu estepe está com a roda original.

    Foi só minha humilde opinião.
    As vezes é melhor modificar passo a passo e saber o que acontece né.
    Eu sempre pensei que deveria ter modificado primeiro o pneu e depois trocado as rodas.
    Mas fui nas rodas primeiro e acho que fui errado.

    [[]] M@rco
    Piaba - Um Baja melhorado.
    http://www.familiabacalhau4x4.com.br

  • #213
    Citação Postado originalmente por Hoower Butão Ver Post
    As rodas originais do Vitara são tala 5,5" e os 235/75R15 pedem entre 6" e 7", segundo dados dos fabricantes de pneus. Significa que as rodas 5,5" irão estrangular os talões dos pneus 235, o que além de alterar a flexão da carcaça - e consequentemente seu comportamento dinâmico - podem no médio/longo prazo levar à ruptura da carcaça acima do cordão de centragem (fica logo acima dos talões). Isso significa o sucateamento do pneu, pois não dá conserto.
    Este "evento" pode ser amenizado ou retardado pelo fato de ser pequena a diferença na espessura entre as rodas originais, mas é fato que isso pode ocorrer. Por isso, tô indo olhar umas rodas 15x7 com offset -12.
    Os argumentos são bons, mas na prática acho que não é tão problemático assim.
    Mas 15X7 -12 é garantido.

    [[]] M@rco
    Piaba - Um Baja melhorado.
    http://www.familiabacalhau4x4.com.br

  • #214
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    ai...ai...ai... vou ter que desenhar....heheheheheh
    Butaozinho..... apenas calço de 2" na SUSPENSAO nao serao suficientes p/ caberem os pneus 30" que vc quer... vamos lá..
    o KIT CALÇO DE SUSPENSAO completo deve conter os seguintes intens:
    -02 calcos de amortecedores dianteiros
    -02 prolongadores de amortecedores traseiros, OU dois amortecedores de suprema
    -04 calcos de mola OU molas maiores
    - 01 calço do pivo da bandeja traseira
    - 01 espacador de cardã traseiro
    ( a maioria dos kit que vejo a venda por ae, NAO POSSUEM OS DOIS ULTIMOS ITENS, mas nao pense que sao desnecessarios, pois sao sim... o kit até funciona sem eles, mas a curto prazo terá problemas)

    o kit de CALCO DE CARROCERIA conte:
    - 06 calços de fixacao da carroceria e seus respectivos parafusos alongados

    sacou?? dai o que a gente chama de 2"+2" ... ou seja.. calcos de 2" na SUSPENSAO + Calcos de 2" na CARROCERIA ( que levanta APENAS a carroceria em relacao ao chassis)

    e sim.. se vc tivesse com seu vitara em 2"+2" sua lataria teria sofrido menos nas perdidas.

    deu p/ entender ou precisa de vazelina??? kakakak

    T+
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    Fabil,

    Eu vou pôr pneus 235 e não 30!!

    Deu pra entender ou preciso desenhar??
    Trôia 3.0 Curiango
    ex- Vitara Xodozim - Valeu demais, parceiro!!!!

  • #215
    Usuário Avatar de Fabil
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    Citação Postado originalmente por marcobacalhau Ver Post
    Fabiano...
    Perdoa esta minha cabecinha com pouco conhecimento... é que são muitas variáveis.
    Só estou vendendo o peixe que me passaram.
    Eu já vi Vitara com bsg 235X75 e roda original.
    Alias meu estepe está com a roda original.

    Foi só minha humilde opinião.
    As vezes é melhor modificar passo a passo e saber o que acontece né.
    Eu sempre pensei que deveria ter modificado primeiro o pneu e depois trocado as rodas.
    Mas fui nas rodas primeiro e acho que fui errado.

    [[]] M@rco
    Marcao.. montar pneu 235 na roda original ( 15x5,5) dá... o problema nao é montar, mas rodar assim... o pneu raspa p/ kcte na caixa de roda por dentro, dai os caras limitam o estercamento no parafuso de batente, mas obvio com isso vc vai perdendo raio de giro p/ manobras... e qual o problema disso??? tirando o fato de ter que manobrar 3, 4x mais numa curva fechada ou uma baliza, nada mais...
    aahh.. tem o prblema com o talao do pneu.. montado em roda estreita danifica


    ahhh.. o seu problema nao foi a "ordem" das modificacoes nao.. mas sim que vc comprou a roda errada e seu lift tá insuficiente p/ os pneus que vc usa.. soca body-lift de 2" ae que é bem provavel que nem rodas vc precise trocar..

    concordo tb na questao de ir fazendo as mudancas aos poucos e ver no que dá.. mas isso quando é algo INEDITO, quando é receita p/ lá de manjada e testada e vc insiste em teimar e fazer diferente achando que o resultado será igual, dai...... eu chamo isso de outra coisa...heheheh

    T+
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  • #216
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    Fabil,

    Eu vou pôr pneus 235 e não 30!!

    Deu pra entender ou preciso desenhar??
    Butao.. vc é especialista em pneus.. deve saber disso melhor que eu, mas vamos lá...

    235/75-15 = traduzindo p/ polegadas = 6.92/5.19-15 certo? ou seja, de diametro um pneu 235/75-15 tem exatos 28.84" enfim.. é um pneu 29"..

    vc usar um pneu 29" ou 30" no vitara as modificacoes necessarias precisarao de ser as mesmas...

    video o vitara do Waltin ( com BF 30") e o do Bonfim com BSG 235
    já que vc vai comprar pneus novos mesmo, compra logo o 30" apesar de ser uma mixaria maior , a 1/2" polegada a mais no raio faz a diferenca na trilha..

    eu se estivesse no seu lugar e com seu vitara faria isso... mas se vc acha outras solucoes melhor.. vai fundo...
    no mais.. se precisar do espacador e calco de bandeja e calcos de carroceria tenho aqui na mao..

    T+
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