x
Convex Datacenter

Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Fico com uma questão pra resolver ainda. É que no Kit da Calmini tem uma peça que é utilizada para realocar a barra estabilizadora traseira. Notem as fotos. Não usamos essa peça. Seria bom uma análise para ver sua utilidade e se vale à pena fabricá-la.
    Vou tentar fazer um gráfico do funcionamento da suspensão de nosso carro.
    Devemos considerar que a mola de Opala faz com que o amortecedor fique bastante aberto, diminuindo a amplitude do curso de abertura. Quem já testou na prática, como ficou?
    Outra questão: como está a frenagem com o carro com o fundo "lá em cima".

Ruy.

Segue imagem da nossa suspensão traseira. Observem que esta barra aí também terá que ser alongada para aumentar o curso da suspensão traseira. A calmini vende separadamente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gvrsusp_large.jpg  

Usuário Avatar de Zé Novais
    Entrada
    12/06/2006
    Local
    TRES LAGOAS/MS
    Agradecimentos: 0

talvez quarta . . .

Citação Postado originalmente por hrodrigues Ver Post
    Zé Novais

Quarta ou quinta entre 11:00 e 13:00h vou ter de levantar o carro para dar uma afinada no alinhamento. Se alguém estiver disponível me ligue para marcamos.
    Será feito na oficina aonde realizei o serviço.
    Abs

Hélio
    Fala Helio, nessa quarta(amanhã) eu vou a CEF as 10h, dependendo da hora em q eu sair, te ligo, e se estiver em tempo posso ir ao seu encontro, pra conversar, fotografar e quem sabe tomar a gelada . . .

Entrada
    12/06/2006
    Local
    TRES LAGOAS/MS
    É muito bom participar de um forum onde as pessoas buscam soluções . . .

Duvida de um IGNORANTE parte I:

qdo instalamos um kit de suspensão igualamos (em termos de altura) a dianteira com a traseira, certo? se procuramos o mesmo resultado tanto na frente qto atras, pq a mola do opala ñ serve na dianteira? penso q deve existir uma mola no mercado q sirva, são inumeros modelos, alguma deve servir, certo?

desculpem pelas bobagens aqui escrita, mas como disse sou um completo IGNORANTE . . .

Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Carlos TA Ver Post
    como você pode observar na foto que compara os amortecedores , no original está faltando o "olhal" na ponta inferior, que foi retirado e colocado no Monroe novo para manter o parafuso original que tem uma bitola mais larga.
    P.S. - lembrei da mangueira do suspiro do diferencial que tem que ser alongada , não sei como é o da Calmini.
    A substituição do "olhal", ou bucha inferior, do amortecedor pelo original é uma solução alternativa que seria bom acrescentar no arquivo.

Sobre o suspiro do diferencial não sei se foi feito algo no meu carro. Tenho que pesquisar.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Zé Novais Ver Post

qdo instalamos um kit de suspensão igualamos (em termos de altura) a dianteira com a traseira, certo? se procuramos o mesmo resultado tanto na frente qto atras, pq a mola do opala ñ serve na dianteira? penso q deve existir uma mola no mercado q sirva, são inumeros modelos, alguma deve servir, certo?
    realmente deve existir alguma mola de outra viatura que caiba na tracker, mas vai ser uma procura dificil...

quanto as molas trazeiras de opala 6CC... sao muito boas mesmo... mas a calibragem dos pneus nao pode passar dos 26... sendo ideal 22 ou 24 lbs... pois senao fica muito duro...

nao me arrependo... fiz trilhas neste fds e achei que o desempenho do carro melhorou muito mesmo... e ainda estou com os pneus originais...

mas tb tenho a mesma duvida pois tb sou IGNORANTE principalmente em mecanica... pode-se cortar as molar? tipo pegar as do opala e cortar no tamanho das molas dianteiras do tracker mais os calços? resolveria dois problemas...

[]s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Entrada
    12/06/2006
    Local
    TRES LAGOAS/MS
    Murillus, pensei nisso tb . . . > "pode-se cortar as molar? tipo pegar as do opala e cortar no tamanho das molas dianteiras do tracker mais os calços?" ou então em mandar fazer as molas é viavel e confiavel?

Entrada
    12/06/2006
    Local
    TRES LAGOAS/MS
    André, li algumas msgs sobre a importação de um kit Calmini para servir de gabarito para a fabricação de um 100% nacional, ñ me pareceu uma ideia ruim ñ . . .

Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por espinheira Ver Post
    Vou tentar fazer um gráfico do funcionamento da suspensão de nosso carro.
    Devemos considerar que a mola de Opala faz com que o amortecedor fique bastante aberto, diminuindo a amplitude do curso de abertura. Quem já testou na prática, como ficou?
    Outra questão: como está a frenagem com o carro com o fundo "lá em cima".

Ruy.
    A abertura da suspensão traseira com os amortecedores do Opala realmente fica no limite máximo. Existem alguns riscos nisso que temos que verificar. O primeiro é com relação ao mangote de freio que fica esticado no limite quando as rodas não estão tocando o solo (carro suspenso por exemplo). No meu caso tive que dar umas marteladas no suporte que fica soldado no chassis para ajustar a mangueira. O ideal seria um mangote mais comprio. Outra questão é o deslocamento do conjunto. A Calmini possui duas peças para retificar o posicionamento do eixo traseiro e nóis não usamos nenhuma delas (veja fotos).

Entretanto, sobre a ação da suspensão penso que não há maiores problemas pois como na traseira é eixo rígido, a supensão tenderá a se ajustar ao terreno. Num obstáculo, uma das rodas será levantada e a outra ficará no limite de abertura do amortecedor. (veja foto).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -panhardrodextender02.jpg   -braco-eixo-traseiro-calmini.jpg   -imagem-005.jpg   -imagem-004.jpg   -imagem-006.jpg  

Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Zé Novais Ver Post
    penso q deve existir uma mola no mercado q sirva, são inumeros modelos, alguma deve servir, certo?
    Certamente amigo. A questão é continuar pesquisando.

Entrada
    12/06/2006
    Local
    TRES LAGOAS/MS
    E sobre comprarmos um kit e fabricalo aqui? Vc acha inviavel? Complicado?

Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    pode-se cortar as molar? tipo pegar as do opala e cortar no tamanho das molas dianteiras do tracker mais os calços? resolveria dois problemas...
    []s
    Não. A mola é construída com uma dinâmica que faz com que os elos de suas extramidades sejam mais fexíveis que os do meio. Po esse motivo os antigos chevette e gol ficam quicando quando contam as molas.

O ideal seria uma mola do tamanho da original com mais uns 5 ou 5,5cm. Mas além do tamanho, o que será mais importante é a calibragem e a durabilidade da mola. Já acompanhei casos de molas encomendadas que em 6 meses arriaram. Para uma idéia de que carro serviria, as molas dianteiras (mais pesada) do opala servem na traseira do Tracker. Essas mesmas molas na dianteira de nossos carros não aguentariam o peso. Precisamos pesquisar as molas de PICAP's e SUV's como Pajero, Kia, S10, Ranger, Xterra, Frontier, etc.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem