http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=9111
Versão Imprimível
Olá, pessoal.
A homocinética esquerda do meu Jimny foi para o vinagre !
Existe alguma alternativa para os R$3.428,00 da peça (já com o eixo) ? Encontrei usada por R$ 1.150,00 . Mas ainda assim...
Por ora, estou rodando com ele em 4 X 2 .
Mas, como utilizo o carro para trabalhar em regiões inóspitas, a tração é imprescindível.
Qualquer dica é bem-vinda ! Valeu !
Em primeiro lugar, seja bem vindo Forum, se puder se apresentar pro pessoal do Jimny seria interessante...
Já tentou cotar na Japan ou na Suzucar, ou foi lá que lhe deram esse precinho???
http://www.suzucar.com.br/
www.japanautoparts.com.br/
[]s!
Preço está muito Bom!! Vale a pena!
http://www.jet.com.br/donatti4x4/cat...roCategoria=10
ENGATE PARA REBOQUE MODELO EXPORTAÇÃO SUZUKI JIMMY - NEW TRACK promoção-4x4-suz
Produto sob encomenda
O prazo de entrega para este modelo é de 20 dias úteis.
Tipo Exportação.
Carga máxima de 800 kg.
Não fura o veículo.
Garantia contra defeitos de fabricação de...
R$ 185,40
Parcelado em até 4x sem juros ou
ganhe 10% desconto a vista com depósito bancário.
(clique aqui para mais informações)
Álvaro, nessa brincadeira vc chegou a trocar vela ?
Pergunto isso porque venho pesquisando velas específicas para o Jimny e tenho aprendido umas coisas. A NGK tem vela a R$12,00 cada para o Jimny SOHC, ou seja, até 99/2000, específica para o motor G13BB.
Os Jimnys 2001 em diante, DOHC, parece que o motor é chamado de M13A, que não tenho certeza se é o mesmo do Suzuki Ignis. O Ignis tem vela no mercado por preço por menos de R$20,00 também da NGK. O problema que num catálogo boliviano ( digite Jimny M13 no Google que vai vir ) eles chamam o motor do Jimny 2001 em diante de G13 apenas, enquanto os anteriores ao 2000 de G13B ( o do Samurai feixe é o G13A e o do helicoidal G13BA ).
Resumindo:
1)Que velas colocaram no Jimny de vocês ?
2)O motor do Jimny 2001> é o igual o do Iginis ? ( M13A )
3)Chegando a um consenso, vamos atualizar a lista de peças presente na primeira página colocada pelo TMorais.
Falou moçada!
Léo,
Seguindo a teoria do Jack, troquei sim, Jack tá mechendo....
Troquei velas, cabos de vela e os $@%#@¨% dos cabos das bobinas....
Só não troquei a bobina em si, mas o resto.....
Ps: Não sei dizer qual foi a vela, mas considerando que é uma especializada suzuki acho q não deve ter colocado vela errada (Ou não né, cabeça de mulher e de mecânico é um mundo que não se explica):parede:!
[]s!!!
[QUOTE=leodinossauro;511893]Álvaro, nessa brincadeira vc chegou a trocar vela ?
Pergunto isso porque venho pesquisando velas específicas para o Jimny e tenho aprendido umas coisas. A NGK tem vela a R$12,00 cada para o Jimny SOHC, ou seja, até 99/2000, específica para o motor G13BB./QUOTE]
Leo,
O meu era 2002/03 e quanto fiz a troca das velas substituí as mesmas pelas NGK mesmo... valor algo em torno de 12,00 a 13,00 cada... Não percebi nenhuma mudança no carro.. isso influenciaria no consumo?
1) A vela original NGK do jimny motor M13A, é a BKR6E, sempre usei e nunca tive problemas;
2) O motor M13A, é usado no Jimny (a partir de 00/01) e no Ignis;
3) O motor do samurai "injetado" é a partir de 93,então todos os samurais 93,94 e 95 feixe e os 96,97 e 98 helicoidais,usam o mesmo motor "single point" 1298cm3 (1.3) / SOHC / taxa de compressão 9,5:1 / 69cv a 6000 rpm / torque máximo de 10,5 kgfm a 3500 rpm.Os samurais "carburados", tem somente 63cv de potência.
Abs, Ricardo.
TMorais, quanto ao consumo não sei, mas fico preocupado e em ferrar o motor mesmo usando peça indevida a longo prazo.
Beleza Ricardo, vc está realmente por dentro. Mas to achando esse assunto mais sério do que parece... pelo seguinte:
To usando vela nova do Palio, da Bosh, de 0.8 mm de abertura do eletrodo, que é aplicada em vasta maioria dos modelos de motor. Porém, para alguns, é usado o modelo 1.1mm, como é o caso do Gran Vitara e Ignis ( vide figuras em anexo que tirei de catálogos da NGK ).
A vela que você está usando, Ricardo ( ou usava), ou seja, a BKR6E, é de 0.8 mm, conforme figuras que mando abaixo. PORÈM ! Parece que a vela para o Jimny DOHC é de 1.1 mm!! ou seja, o modelo BKR5E-11
Portanto, estamos usando velas com "luz", ou seja, abertura do eletrodo, menor do que deveria. O Jimny está rodando bem, porém estou com a pulga a atrás da orelha, e não vai ser as oficinas que conheço até então que vão tirá-la hehe!
Abaixo o catálogo da NGK brasileiro( que prefere não fornecer a vela do Jimny DOHC), segundo o boliviano ( que mal sabe diferenciar o motor M13A ) e em terceiro uma loja de peças Suzuki na Inglaterra que deixa evidente a vela ser diferente e mais cara entre os SOHC e DOHC.
Abraços,
Léo, o negócio é o seguinte : se você olhar na tampa do capô por dentro,existem duas etqs.
uma com a regulagem de válvulas,e a outra com os tipos de velas a serem usadas; e no meu, é exatamente a NGK BKR6E com abertura 0,7~0,8mm ou DENSO K20PR-U.No manual do proprietário,também está igual a etiqueta.Você tem que se lembrar, que a gasolina brasileira é "batizada" com álcool e a octanagem é menor que a de outros países,então com uma gasolina melhor, com certeza as velas devem ser diferentes mesmo !
Abs, Ricardo.
Olá, Álvaro e todos do fórum !
Obrigado pelas boas vindas !
Desculpe a afobação !
Meu nome é Luciano, moro em Curitiba-PR, e sou Engenheiro Cartógrafo. Logo, a profissão me exige, normalmente, "ir aonde nenhum homem jamais esteve" (parafraseando o Cap. Kirk da Jornadas nas Estrelas)! E sem um 4X4, isso não é possível, claro !
Hoje, ando com uma Sportage MRDI e um Suzukinho Jimny 2001 (amarelo !). Ambos, ótimos carros !
Mas eis que a homocinética esquerda dele (do Jimny) quebrou ! Coisa que me deixou intrigado, pois não sei se é normal, isso. Poderia ser mau uso ? No caso afirmativo, o que seria "mau uso" ?
De qualquer forma, Inês está morta, ou melhor, quebrada, e busco uma solução.
Os preços salgados que citei são da Suzucar ! Lá, eles condicionaram a compra ao conjunto completo, incluindo o eixo. Na Japan Auto Parts eles não tinham a peça (se não me falhe a memória, pois já consultei inúmeros lugares)...
Agora, estou procurando um genérico ou uma alternativa que seja mais viável !
E creio que aqui, no 4x4 Brasil, seja um dos melhores lugares para a troca de informações !
Mais uma vez, grato pelas boas vindas !
Luciano
Luciano, acho que já ví foto de um Jimny amarelo pra vender, vc adquiriu há pouco tempo ou era o seu que estava para vender???
Infelizmente desconheço alguma adaptação para a Homocinética do Jimny, mas pode ser que seja a mesma do Samurai com Suspensão Helicoidal, mas aguarda um pouco que algum companheiro mais experiente pode lhe orientar, acho que o Fabil deve saber, tenta manda uma MP pra ele.
Não sei se valeria tanto a pena, mas se vc tiver parente ou amigos em Portugal tem muito Jimny lá e o mercado de peças não é absurdo como o nosso.
No mais desculpe não poder ajudar, mas se souber de alguma alternativa menos $$$$ cara, posta aqui no Forum pq nunca se sabe quando uma vai quebrar....
[]s!!!