x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por guilhermejcp Ver Post
    Pessoal,

antes de sair crucificando os filtros K&N, tem que analisar melhor o conteúdo do artigo. O artigo é de 2004 é foi feito um teste para caminhões diesel. Não tem nada a ver com o filtro que usamos hoje, a não ser a marca.

É a mesma coisa que falar que a Kia/Hyundai são marcas péssimas hoje por causa de um teste feito há 10 anos atrás. Não dá pra comparar o ix35 com o kia sportage de 2004.

No site abaixo explica o funcionamento e as características dos filtros atuais da K&N e não vi nada que impeça seu uso. Podem falar que é do fabricante, mas eu não acredito que iriam publicar alguma mentira tão descarada (só se a dona da K&N for a Hyundai).

K&N Air Filter Facts You Should Know

Agora se quiser um filtro para filtrar tudo que é poeira como o ACDelco, tudo bem, mas como no próprio artigo diz, esquece otimização do fluxo de ar. É como se fossemos fazer uma corrida de boca fechada e com um lado do nariz tampado. Vamos respirar menos poeira mas também menos ar e queimar mais energia pra tentar compensar a falta de ar. Uma hora aparece o efeito colateral e a gente pode desmaiar. É a mesma coisa com o carro.
    Guilherme,

Estava me referindo a citação da p. 511:

"Caros Vitareiros,

Ante as mais recentes manifestações acerca do remapeamento da ECU, permitam-me compartilhar um relato desagradável que aconteceu com minha viatura, que talvez contribua para a decisão dos que estão interessados nesse serviço.

Na última viagem que fiz, em setembro/2013, percebi um barulho vindo do motor quando precisei dar uma BOA esticada durante uma ultrapassagem. O barulho era suave, com um viés metálico, como se fosse estática. Nesse momento o carro perdeu muita potência e a situação só regularizou após algum tempo de volta à rotação normal.

Em casa, liguei para a pessoa que executou o remapeamento para relatar o ocorrido, e fui informado que os sintomas eram o de que ele chamou de “pré-ignição”, que ocorre quando há falta de sincronia na detonação/queima de combustível. Suspeitou de combustível ruim e pediu que testasse o carro com a gasolina Podium.

Após o teste, percebi que a perda de potência parou de ocorrer quando da exigência do motor. Porém achamos que seria melhor fazer um novo mapa que não extraísse tanto do motor (um programa intermediário), já que não poderia depender da Podium doravante.

Fizemos o downgrade, mas após alguns dias notei a marcha lenta alterada e o motor balançando muito em baixas rotações, até que acendeu aquela luzinha amarela do motor no painel.

Levei o carro à concessionária e, após investigarem, constataram que um dos cilindros estava com a taxa de compressão muito baixa. Abriram o cabeçote e verificaram que a vela desse cilindro estava muito deteriorada. Além disso, percebia-se que o motor estava muito carbonizado.

Trocaram as velas e a luz indicativa apagou, mas o sacolejo continuava. Resolveram abrir o motor e viram que detritos da vela que havia se decomposto poderiam ter avariado o cabeçote - começou-se a falar em retífica.

Dias depois me ligaram informando que o problema era pior do que imaginavam: resíduos da vela entraram na camisa do pistão e causaram ranhuras nas paredes. Como o bloco do GVIII é de alumínio, não aceita trabalhos para recompô-lo.

Já está dando para sacar onde estamos chegando em termos de valores?

Para resumir, sinalizei com a compra de um carro novo, abatendo o valor do conserto do valor de mercado do meu. Já estou com o “bichão”.

Portanto, meus caros, pensem bem sobre o remap! Não acho que o serviço em si tenha sido o causador do problemão que tive, mas certamente contribuiu para potencializá-lo, dado que exige mais do motor sem, no entanto, ter contrapartida: o bom combustível. E se as coisas não estiverem muito bem sincronizadas, a pré-ignição pode vir a ser um câncer!

No carro novo farei tudo que fiz no anterior (lift, pneus, etc.), mas não mexerei em NADA sob o capô. Nem o filtro K&N colocarei, que dizem pode ter contribuído – mesmo que minimamente – para o cenário que descrevi.

Ademais, gasolina agora só aditivada em posto de confiança. Não brinquem com isso, pois é muito sério!

Extraindo o lado positivo dessa bagaceira, ao menos troquei de carro, ideia que já namorava há algum tempo.

Abraços a todos!"

Como tb comprei um, não vou condenar quem tenha, pelo contrário, só comprei porque tinha ouvido bons relatos. Porém, estou reticente em usá-lo.
    Embora sendo outra a origem do problema, e tendo o Marcio mencionado que o filtro contribuiu minimamente para os problemas que teve; mesmo assim contribuiu. Talvez eu mude de idéia futuramente, até porque não tenho tanto conhecimento técnico que me permita arriscar ainda e, como pretendo ficar um bom tempo com o carro, prefiro agir com cautela...

Abraço
    4X4 Brasil
    Grand Vitara III, 4x4, 2011, AT

Usuário
    Entrada
    06/11/2011
    Local
    Itajai/SC
    Para quem tiver interesse em velas para o GV 2.0 achei esta opção aqui no Brasil:

Asllan Aplicações Especiais - Vela de Ignição IFR5J-11 (Suzuki Grand Vitara 2.0) - Cód.1747

R$ 69,00 cada uma contra R$ 152,00 que a ccs está pedindo. E segue a lista do mercado alternativo... quem souber de mais novidades vai postando.

Usuário
    Entrada
    12/12/2013
    Local
    Brasília/DF
    O meu não sofre com trepidação, e o comprei com quase 40k. Mas, caso compre um destes veículos, sugiro que dê uma olhada na suspensão/direção. Eventualmente pode ser somente a falta de alinhamento/balanceamento, ou mesmo algo mais complicado, como os casos mencionados aqui.

Citação Postado originalmente por paulo uchoa Ver Post
    boa noite gente, tenho acompanhado o forum aqui pois estou querendo comprar um gv pra ficar com ele por um bom tempo, e pude perceber q é um carro bem robusto e duravel. Porem nos ultimos 2 gv fui olhar( um com 60mil km e outro com 50mil km) trepidavam as rodas e o volante tb ao virar as rodas com o carro parado ou em baixas velocidades. Isso é normal do carro? Se n, alguem ja teve este problma? Sera q é devido ao mal uso dos carros?

Usuário Avatar de mrlang71
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    Barueri/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por scgomes Ver Post
    Srs

Fiz uma viagem de 2500Km pelo litoral Sul e notei quando ia dobrar para esquerda ou direita escutava um barulho na frente, voltando de viagem levei no mecanico.
    Na primeira avaliação o mecanico deu uma volta no carro abriu o capo e disse que provavelmente era alguma coisa solta mas não teria tempo para olhar.
    Na segunda mecanica tambem deram uma volta constataram o barulho, colocaram no eleva car e segundo o mecanico o problema e setor de direção.
    Achei estranho sou segundo dona quando comprei a mesma estava com 32000Km hoje esta com 44000Km alguem já teve este tipo de problema com tão baixa Kilometragem.

Obrigado

Scgomes
    Boa Tarde SC Gomes,

Algumas unidades do V6 apresentaram problemas nas caixas de direção, talvez você devesse investigar. Outra coisa que costuma fazer barulho é quando as buchas da barra estabilizadora de direção ressecam, esse é um item que a concessionária nunca olha. Se fosse um 4 cyl, poderia ser a mangueira da direção hidraulica, no modelo 2009 ela veio maior do que o necessário, ficava solta e ficava batendo.

Abraço,

Marcelo
    Grand Vitara 2012 - parachoque de impulsão de aço inoxidável, aerofólio da edição limitada, molduras de farol e lanterna e retrovisores cromadas

Usuário
    Entrada
    20/03/2010
    Local
    Brasília/DF
    Pessoal,

Vocês têm ideia de por quanto está saindo um 2010/2010 mecânico com 50 mil kms em perfeito estado? Tá 54 mil na tabela Fipe, mas não sei se esse preço é realista.

Obrigado,

Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por pili Ver Post
    Pessoal,

Vocês têm ideia de por quanto está saindo um 2010/2010 mecânico com 50 mil kms em perfeito estado? Tá 54 mil na tabela Fipe, mas não sei se esse preço é realista.

Obrigado,
    Tire 5% do valor da tabela Fipe e faça o batimento com os anúncios da WebMotors.
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por tonctba Ver Post
    Guilherme,

Estava me referindo a citação da p. 511:

"Caros Vitareiros,

Ante as mais recentes manifestações acerca do remapeamento da ECU, permitam-me compartilhar um relato desagradável que aconteceu com minha viatura, que talvez contribua para a decisão dos que estão interessados nesse serviço.

Na última viagem que fiz, em setembro/2013, percebi um barulho vindo do motor quando precisei dar uma BOA esticada durante uma ultrapassagem. O barulho era suave, com um viés metálico, como se fosse estática. Nesse momento o carro perdeu muita potência e a situação só regularizou após algum tempo de volta à rotação normal.

Em casa, liguei para a pessoa que executou o remapeamento para relatar o ocorrido, e fui informado que os sintomas eram o de que ele chamou de “pré-ignição”, que ocorre quando há falta de sincronia na detonação/queima de combustível. Suspeitou de combustível ruim e pediu que testasse o carro com a gasolina Podium.

Após o teste, percebi que a perda de potência parou de ocorrer quando da exigência do motor. Porém achamos que seria melhor fazer um novo mapa que não extraísse tanto do motor (um programa intermediário), já que não poderia depender da Podium doravante.

Fizemos o downgrade, mas após alguns dias notei a marcha lenta alterada e o motor balançando muito em baixas rotações, até que acendeu aquela luzinha amarela do motor no painel.

Levei o carro à concessionária e, após investigarem, constataram que um dos cilindros estava com a taxa de compressão muito baixa. Abriram o cabeçote e verificaram que a vela desse cilindro estava muito deteriorada. Além disso, percebia-se que o motor estava muito carbonizado.

Trocaram as velas e a luz indicativa apagou, mas o sacolejo continuava. Resolveram abrir o motor e viram que detritos da vela que havia se decomposto poderiam ter avariado o cabeçote - começou-se a falar em retífica.

Dias depois me ligaram informando que o problema era pior do que imaginavam: resíduos da vela entraram na camisa do pistão e causaram ranhuras nas paredes. Como o bloco do GVIII é de alumínio, não aceita trabalhos para recompô-lo.

Já está dando para sacar onde estamos chegando em termos de valores?

Para resumir, sinalizei com a compra de um carro novo, abatendo o valor do conserto do valor de mercado do meu. Já estou com o “bichão”.

Portanto, meus caros, pensem bem sobre o remap! Não acho que o serviço em si tenha sido o causador do problemão que tive, mas certamente contribuiu para potencializá-lo, dado que exige mais do motor sem, no entanto, ter contrapartida: o bom combustível. E se as coisas não estiverem muito bem sincronizadas, a pré-ignição pode vir a ser um câncer!

No carro novo farei tudo que fiz no anterior (lift, pneus, etc.), mas não mexerei em NADA sob o capô. Nem o filtro K&N colocarei, que dizem pode ter contribuído – mesmo que minimamente – para o cenário que descrevi.

Ademais, gasolina agora só aditivada em posto de confiança. Não brinquem com isso, pois é muito sério!

Extraindo o lado positivo dessa bagaceira, ao menos troquei de carro, ideia que já namorava há algum tempo.

Abraços a todos!"

Como tb comprei um, não vou condenar quem tenha, pelo contrário, só comprei porque tinha ouvido bons relatos. Porém, estou reticente em usá-lo.
    Embora sendo outra a origem do problema, e tendo o Marcio mencionado que o filtro contribuiu minimamente para os problemas que teve; mesmo assim contribuiu. Talvez eu mude de idéia futuramente, até porque não tenho tanto conhecimento técnico que me permita arriscar ainda e, como pretendo ficar um bom tempo com o carro, prefiro agir com cautela...

Abraço
    Ton,

a melhor coisa do nosso fórum é a discussão aberta e sem interesse ocultos. Isso só contribuí com a quantidade e qualidade das nossas informações.

Não se preocupe que em nenhum momento pensei que você estaria condenando alguém que usa o filtro. Eu só quis instigar mais essa discussão porque ela começou com um artigo sobre filtros K&N de 2004 como mencionei no post, eu outros foristas também demonstraram desinteresse no filtro após ler o artigo.

Eu sinceramente confundi o artigo que já tinha citado aqui com o relato da pg.511.

Com certeza, se tivermos mais argumentos que mostre que o uso do filtro não é bom para o veículo, serei o primeiro a tirar.

E vamos continuar discutindo que isso que faz nosso forum um dos mais ativos dos que tenho visitado.

Abraço.
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Usuário
    Entrada
    26/01/2014
    Local
    Rio Grande/RS
    Comprei o carro há 1 mês e o barulho do estepe está me irritando bastante, aquela capa protetora escrita suzuki faz um barulho absurdo, estou estudando a ideia de contornar toda a capa com uma borracha tipo a que tem na porta, alguem ai resolveu esse problema de maneira mais simples? Outra coisa, percebi um barulho vindo do painel quando o carro vai pra estrada de chão, principalmente quando tem aqueles frisos, estava usando calibragem 29, recomendam menos pra esse tipo de estrada ou o painel que tah errado mesmo?

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por paulo uchoa Ver Post
    boa noite gente, tenho acompanhado o forum aqui pois estou querendo comprar um gv pra ficar com ele por um bom tempo, e pude perceber q é um carro bem robusto e duravel. Porem nos ultimos 2 gv fui olhar( um com 60mil km e outro com 50mil km) trepidavam as rodas e o volante tb ao virar as rodas com o carro parado ou em baixas velocidades. Isso é normal do carro? Se n, alguem ja teve este problma? Sera q é devido ao mal uso dos carros?
    Sim, pode ocorrer uma pequena, muito leve, trepidação quando você esterça o volante com o carro parado ou em baixa (muito baixa: 05 ou 10 km/h) velocidade, mas esta trepidação não pode estar acompanha de barulhos.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Desativado
    Entrada
    07/07/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por maurosfjunior Ver Post
    Comprei o carro há 1 mês e o barulho do estepe está me irritando bastante, aquela capa protetora escrita suzuki faz um barulho absurdo, estou estudando a ideia de contornar toda a capa com uma borracha tipo a que tem na porta, alguem ai resolveu esse problema de maneira mais simples? Outra coisa, percebi um barulho vindo do painel quando o carro vai pra estrada de chão, principalmente quando tem aqueles frisos, estava usando calibragem 29, recomendam menos pra esse tipo de estrada ou o painel que tah errado mesmo?
    Mauro,
    comprei um GVIII a três semanas e não tem nenhum barulho no estepe. Sugiro verificar se a capa está presa corretamente, digo isso porque na ccs o vendedor se enrolou todo para colocar a capa e quase deixou mal encaixada.
    Barulho no painel não percebi também, mas ainda não estreiei o carro na terra, então não posso confirmar.
    Fausto

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6
    O meu tem uns grilinhos que vem das saídas do ar condicionado. Muito baixo na parte central e irritante do lado esquerdo. Na ultima revisão eles mexeram e melhorou um pouco. Com som ligado não dá pra ouvir.

O barulho mais chato pra mim é um assobio que dá se andar entre 80 e 100km/k com o vidro aberto. Eu não gosto de ar, mesmo nesse calorão daqui, mas acabei me acostumando para não ficar com o zumbido na cabeça. Eu saia do carro e o barulho continuava no ouvido. Acredito que alguma coisa no retrovisor pois, se eu fechar o retrovisor o barulho acaba, e a visão traseira também.rsrs
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Usuário Avatar de conradogf
    Entrada
    12/10/2010
    Local
    São Paulo/SP
    A forma msis simples: desmontei e retirei totalmente a capa de plástico. Tirei a frente e o fundo. Fica muito mais prático de manusear o estepe, facilita para verificar a pressão, fica mais leve e mais bonito e não faz barulho! ! Abraços.
    conradogf PU2-URY
    GV 2014 4x4 AT-K&N-Iridium-Prot NT/TT-Lift 35mm TT-Prep Losacco
    Ex-TR4 2007 MT-Prot RoadTech-K&N-Iridium-Prep Losacco

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem