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Tópico: GRAND VITARA

  • #6529
    Usuário Avatar de Bpicanco
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    Gasolina
    Meus caros companheiros, esse fórum é a minha maior referência para o Grand Vitara, mas a conversa sobre gasolina me deixou com a pulga atrás da orelha.
    Sempre usei gasolina aditivada desde o seu aparecimento.
    Lendo os posts a respeito, resolvi verificar se eu estava equivocado.
    Pesquisei um pouco e continuarei utilizando aditivada.

    A gasolina aditivada é a mesma gasolina comum com o acréscimo de uma série de componentes que auxiliam na limpeza de todo o sistema de injeção.
    O problema está quando se utiliza apenas gasolina comum e depois se coloca aditivada, pois os aditivos irão "limpar" o sistema de injeção e consequentemente "jogarão" a sujeira o sistema, principalmente nos bicos.
    A maioria dos especialistas indicam o uso constante de gasolina aditivada, mas também existem especialistas que consideram o uso da aditivada a cada 3 ou 4 tanques (como o Altimar informou).

    No Brasil existe uma portaria da ANP que poderá tornar obrigatória a aditivação de toda gasolina a partir de 2014. Nos EUA só existe gasolina aditivada desde 1995 (pergunta 15 do link De Olho no Combustivel - Hotsite - Petrobras Distribuidora).

    Seguem alguns links da primeira página de pesquisa da internet:
    G1 > Carros - NOTÍCIAS - Comum ou aditivada? Tire suas dúvidas sobre gasolina

    Gasolina comum, aditivada, premium ou álcool: qual combustível usar? - Jornal O Globo

    Terra Mobile Brasil - Entenda as diferenças entre combustível comum e aditivado

    Abraços para todos,
    Bruno Picanço
    GVIII 4x4 Aut (12/12) - Protetor de Cárter - Geolandar G012 AT-S 235/65 R17

  • #6530
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    Sempre aditivada e vida longa para o sistema de injeção.
    Acho que a confusão vem da recomendação de usar "gasolina comum", por causa da adição de chumbo, o que já não ocorre no Brasil há mais de trinta anos.
    WRANGLER 07: BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    ex-JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

  • #6531
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    Citação Postado originalmente por AntonioNeto Ver Post
    Arlyson, valeu pela indicação. Vc está gostando da sua 4x2 Auto?
    Como ela é nas estradas e no off-road? Pergunto isso, pois penso em pegar uma GV zero e a 4x4 aut. está quase 10 mil acima da MT 4x4 ou da AT 4x2.
    Abs.
    Escolhi a 4x2 AT, porque ser automático é um opcional que não abro mão. Fiz uma comparação em um outro tópico sobre o assunto, tenho na família a 4x2AT 2013 e a 4x4AT 2010.

    "Tenho um GVIII automático 4x2 2013 e um GVIII automático 4x4 2010, e posso lhe dizer que ambos tem qualidade já fiz trilha com o 4x2 mais ele teve a limitação em subida com lama que ficava a traseira escorregando, nisto o 4x4 passava tranquilo e dava o apoio ao 4x2. Se for fazer trilha é melhor o 4x4 ( não tem comparação). Agora se for para andar no asfalto e passar por alagamento de cidade o 4x2 dar conta, concordo que na chuva em pista molhada e passar por grandes laminas de água da BR o 4x4 passa com mais segurança mais no seco não sinto diferença no molhado o 4x4 anda como tivesse sobre trilhos. Agora a vantagem do 4x2 tem melhor desempenho e maior velocidade final no 4x2 já dei topspeed no velocímetro que no 4x4 não chega, fora que o 4x2 é em media 1,0 a 1,5km/l mais econômico que o 4x4, fora que nas versões apartir de 2013 ele vem com Cruise Control que para viagem em asfalto e longas faz muita diferença no conforto em viagem.Como disse tenho os dois e sei as características de cada um."

    "Acabei de volta de uma viagem Recife/Natal/Recife, na ida fui com o 4x2 usei o CruiseControl em 120km/h no ponteiro que no GPS marcava 114km/h, foi 280km em estrada e 150km em cidade, depois de 2 dias andando pela cidade fui abastecer o GVIII4x2 e também o 4x4 que iria voltar também pra Recife e consumo do 4x2 neste 429,3km de estrada e cidade foi de 10,4km/l. Na viagem de retorno de Natal pra Recife fui dirigindo o 4x4 e meu familiar o 4x2 retornamos um pouco rápido, pois tínhamos compromisso em Recife mais dentro da segurança conforme o transito, em João Pessoa paramos para reabastecer e também fui trocar de carro para relatar a experiência de usar ambos em uma única viagem em maior velocidade, e a primeira coisa que me chamou quando entrei no 4x2 foi o consumo que tava marcando 9,5km/l, no 4x4 o consumo tava marcando 8,1km/l, isso andando os dois carros juntos praticamente entre 140 e 160km/h, fui verificar a velocidade máxima marcada no GPS, no 4x4 também tava com o GPS ligado e a máxima chegou a 178km/h( no ponteiro chegou quase a 190km/h), no GPS do 4x2 tava como velocidade máxima 182km/h. Depois seguimos viagem eu no 4x2 e percebi que o 4x2 realmente é mais solto e tem a sensação que anda mais, mas em alta velocidade acima de 140km/h e principalmente em curva ele é muito mais instável que o 4x4. No 4x4 não tem sensação de instabilidade andando em 140 ou 160km/h no 4x2 tem instabilidade acima de 140km/h.
    Desta forma até 140km/h não tem diferença de estabilidade entre o 4x2 ou 4x4, agora em chuva a estabilidade do 4x4 é bem notável em relação ao4x2 em qualquer velocidade de BR(acima de 70km/h), a segurança do 4x4 é melhor do que o 4x2, mas ele também consome mais e perdi um pouco de ritmo principalmente em grandes ladeiras em alta velocidade o 4x2 vai embora em comparação com o 4x4."
    Grand Vitara 2013 4x2 Auto
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  • #6532
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    Citação Postado originalmente por Bpicanco Ver Post
    Gasolina
    Meus caros companheiros, esse fórum é a minha maior referência para o Grand Vitara, mas a conversa sobre gasolina me deixou com a pulga atrás da orelha.
    Sempre usei gasolina aditivada desde o seu aparecimento.
    Lendo os posts a respeito, resolvi verificar se eu estava equivocado.
    Pesquisei um pouco e continuarei utilizando aditivada.

    A gasolina aditivada é a mesma gasolina comum com o acréscimo de uma série de componentes que auxiliam na limpeza de todo o sistema de injeção.
    O problema está quando se utiliza apenas gasolina comum e depois se coloca aditivada, pois os aditivos irão "limpar" o sistema de injeção e consequentemente "jogarão" a sujeira o sistema, principalmente nos bicos.
    A maioria dos especialistas indicam o uso constante de gasolina aditivada, mas também existem especialistas que consideram o uso da aditivada a cada 3 ou 4 tanques (como o Altimar informou).

    No Brasil existe uma portaria da ANP que poderá tornar obrigatória a aditivação de toda gasolina a partir de 2014. Nos EUA só existe gasolina aditivada desde 1995 (pergunta 15 do link De Olho no Combustivel - Hotsite - Petrobras Distribuidora).

    Seguem alguns links da primeira página de pesquisa da internet:
    G1 > Carros - NOTÍCIAS - Comum ou aditivada? Tire suas dúvidas sobre gasolina

    Gasolina comum, aditivada, premium ou álcool: qual combustível usar? - Jornal O Globo

    Terra Mobile Brasil - Entenda as diferenças entre combustível comum e aditivado

    Abraços para todos,
    Bruno Picanço
    Realmente acho que a Gasolina Aditivada de um posto de bandeira conhecida e com controle de combustível, Não iria ocasionar carbonização do câmera e do sistema de combustão. Vou detalhar um pouco a mais:
    - A Gasolina é produzida na refinaria do tipo A (sem adição de etanol) com 800ppm de enxofre (pois fazer com 1000ppm de enxofre que é a regulamentação permiti, é muito difícil!!! rsrsrssss), a partir daí é repassada para as distribuidoras que esta realiza a adição de etanol na proporção de 25%, tornando a Gasolina do Tipo C, daí um parte da Gasolina é aditivada na distribuidora com os aditivos certificados e aprovados pela distribuidora.
    - O problema é que a regulamentação não determina que a Gasolina aditivação da Gasolina aditivada deve ser feita pela distribuidora, e desta forma muitos posto realizam a aditivação sem controle e sem o teste do desempenho deste tipo de aditivo em motores, (e muitas vezes é somente corante este sim se for de forma impropria pode causa carbonização no sistema de alimentação).
    - Desta forma recomendo utilizar Gasolina Aditivada de posto de bandeira confiável que tem o sistema de controle de combustível pela distribuidora ou melhor utilize o controle de frota de combustível (CTF), no site das distribuidoras vocês podem verificar quais posto usam o CTF, daí garantimos que a Gasolina Aditivada é aditivada com os aditivos certificados e testados pela distribuidora.
    - Realmente apartir de 2014 a Gasolina Tipo A da refinaria será aditivada e com 50ppm de enxofre, mas continuará a ser vendida como Comum, pois as distribuidoras irão aditivar essa Gasolina com mais aditivos (aumentando o percentual de aditivos de detergente e dispersantes) para vender como Gasolina Aditivada, e também continua com obrigação de distribuir Gasolina do tipo C (com adição de 25% de etanol).

    Estou utilizando ultimamente a Gasolina Comum, mais percebo que o meu GVIII consome mais com Gasolina comum em relação a Gasolina Aditivada de posto de bandeira confiável e controle de combustível e de CTF, nunca abasteci em posto com essas característica com Gasolina Comum pois se estou neles(posto) vou abastecer com Gasolina Aditivada. Vou testar alguns tanques com Gasolina Comum e depois um tanque com Gasolina Podium, que tem 30ppm de enxofre e é com dispersantes e detergente sem adição de corante, que sem o percentual de enxofre fica na cor laranja, após 2014 acho que a Petrobras, deve aditivar pois vai ficar na mesma cor da Gasolina Comum.

    Espero que eu tenha sido claro e tenha tirado todas as dúvidas. E caso vai ter que abastecer posto que não detalhar o controle de combustível é melhor abastecer com Gasolina Comum, no contrário sempre utilizar Gasolina Aditivada, e caso utilize a Gasolina Comum a cada no máximo 3 tanques utilizar 1 tanque de Gasolina Podium (Que é a melhor Gasolina).
    Grand Vitara 2013 4x2 Auto
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  • #6533
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    amelia rodrigues/BA
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    Boa noite senhores.
    Assim que a css conseguir resolver o defeito vou relatar, é muito improtante essa troca de informações, rodo normalmente 14 km para abastecer no posto da bandeira BR que possui CTF, realmente quando abasteço com a comum, a autonomia fica entre 500,525 km no maximo, mas com a adtivada fica entre 545 km, esse ltimo tanque ficou 565 km.

  • #6534
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    Águas Claras/DF
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    Citação Postado originalmente por arlysonmark Ver Post
    Realmente acho que a Gasolina Aditivada de um posto de bandeira conhecida e com controle de combustível, Não iria ocasionar carbonização do câmera e do sistema de combustão. Vou detalhar um pouco a mais:
    - A Gasolina é produzida na refinaria do tipo A (sem adição de etanol) com 800ppm de enxofre (pois fazer com 1000ppm de enxofre que é a regulamentação permiti, é muito difícil!!! rsrsrssss), a partir daí é repassada para as distribuidoras que esta realiza a adição de etanol na proporção de 25%, tornando a Gasolina do Tipo C, daí um parte da Gasolina é aditivada na distribuidora com os aditivos certificados e aprovados pela distribuidora.
    - O problema é que a regulamentação não determina que a Gasolina aditivação da Gasolina aditivada deve ser feita pela distribuidora, e desta forma muitos posto realizam a aditivação sem controle e sem o teste do desempenho deste tipo de aditivo em motores, (e muitas vezes é somente corante este sim se for de forma impropria pode causa carbonização no sistema de alimentação).
    - Desta forma recomendo utilizar Gasolina Aditivada de posto de bandeira confiável que tem o sistema de controle de combustível pela distribuidora ou melhor utilize o controle de frota de combustível (CTF), no site das distribuidoras vocês podem verificar quais posto usam o CTF, daí garantimos que a Gasolina Aditivada é aditivada com os aditivos certificados e testados pela distribuidora.
    - Realmente apartir de 2014 a Gasolina Tipo A da refinaria será aditivada e com 50ppm de enxofre, mas continuará a ser vendida como Comum, pois as distribuidoras irão aditivar essa Gasolina com mais aditivos (aumentando o percentual de aditivos de detergente e dispersantes) para vender como Gasolina Aditivada, e também continua com obrigação de distribuir Gasolina do tipo C (com adição de 25% de etanol).

    Estou utilizando ultimamente a Gasolina Comum, mais percebo que o meu GVIII consome mais com Gasolina comum em relação a Gasolina Aditivada de posto de bandeira confiável e controle de combustível e de CTF, nunca abasteci em posto com essas característica com Gasolina Comum pois se estou neles(posto) vou abastecer com Gasolina Aditivada. Vou testar alguns tanques com Gasolina Comum e depois um tanque com Gasolina Podium, que tem 30ppm de enxofre e é com dispersantes e detergente sem adição de corante, que sem o percentual de enxofre fica na cor laranja, após 2014 acho que a Petrobras, deve aditivar pois vai ficar na mesma cor da Gasolina Comum.

    Espero que eu tenha sido claro e tenha tirado todas as dúvidas. E caso vai ter que abastecer posto que não detalhar o controle de combustível é melhor abastecer com Gasolina Comum, no contrário sempre utilizar Gasolina Aditivada, e caso utilize a Gasolina Comum a cada no máximo 3 tanques utilizar 1 tanque de Gasolina Podium (Que é a melhor Gasolina).
    O meu GVIII está com 42000 KM e durante esse período usei 85% ou mais de gasolina aditivada. Procuro sempre abastecer no posto BR, mas já usei também a da formula shell. Até agora não tive nenhum problema.
    Atual Suzuki S-Cross GLS All Grip 2015/16
    ex-
    Grand Vitara Prata Aut 4x4 2011/2

  • #6535
    Pessoal
    Muito se tem falado aqui de medidas de pneus.
    Nosso original é o 225 65 17.
    A imensa maioria acaba migrando para o 235 65 17.
    Alguns poucos ousam um 245 70 17.
    Entretanto ainda não vi relatos sobre o uso do 245 65 17. Me parece uma opção bem interessante para ganho de altura sem o risco de pegar em algum lugar dentro da caixa de roda, exigindo ajustes como acontece com o 245 de perfil 70.
    Alguém usa esse 245 65 17????
    Para uma avaliação do que se ganha em altura com cada pneu, segue uma tabela das altura laterais das medidas citadas:

    225 65 17 - 146,25 mm
    235 65 17 - 152,75 mm
    245 65 17 - 159,25 mm
    245 70 17 - 171,5 mm

    Como podem notar o 245 65 17 dá 1,3 cm de ganho sobre o 225 original. Ele fica 1,2 cm mais baixo que o perfil 70, o que deve resolver os problemas de raspar nas proteções internas. Está me parecendo uma boa opção para ganhar mais 01 cm de altura. O único porém é o consumo que vai aumentar.
    Abs
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

  • #6536
    Usuário Avatar de Marcio Nogueira
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    Na boa, até um 225/70 é melhor do que um 235/65. Para mim a medida ideal seria o 235/70, mas infelizmente não temos ATs nessa medida no Brasil. Com o lift que coloquei, só irei de 255/65, a não ser que o 235/70 surja futuramente.
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

  • #6537
    Citação Postado originalmente por Marcio Nogueira Ver Post
    Na boa, até um 225/70 é melhor do que um 235/65. Para mim a medida ideal seria o 235/70, mas infelizmente não temos ATs nessa medida no Brasil. Com o lift que coloquei, só irei de 255/65, a não ser que o 235/70 surja futuramente.
    E como está o consumo com esse 255 Marcio?
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

  • #6538
    Usuário Avatar de Marcio Nogueira
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    Citação Postado originalmente por Luiz Castilho Ver Post
    E como está o consumo com esse 255 Marcio?
    7,5 km/l na cidade. Obs.: tenho o pé pesado!
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

  • #6539
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    Citação Postado originalmente por Marcio Nogueira Ver Post
    Na boa, até um 225/70 é melhor do que um 235/65. Para mim a medida ideal seria o 235/70, mas infelizmente não temos ATs nessa medida no Brasil. Com o lift que coloquei, só irei de 255/65, a não ser que o 235/70 surja futuramente.
    Marcio, vc tem sugestões desse 225/70? Pelo que procurei achei apenas o Yoko HT, não achei nenhum AT.
    Obrigado
    Abs
    Luis Artur
    Grand Vitara III 10/11 4WD ATM - Yokohama G12 ATS 235/65/17 - Lift 2,0" by Chuva
    S-Cross GLS 15/16 AllGrip

  • #6540
    Usuário Avatar de Marcio Nogueira
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    Citação Postado originalmente por Luis Artur - SP Ver Post
    Marcio, vc tem sugestões desse 225/70? Pelo que procurei achei apenas o Yoko HT, não achei nenhum AT.
    Obrigado
    Abs
    Repare que há o AT da Yoko no site, mas deve ser a mesma situação do 235/70 que tanto queria - só existe no papel.

    GRAND VITARA-captured.jpg

    Yokohama | GEOLANDAR G012 A/T-S
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

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