Segue dica de amortecedor traseiro para Vitara / Gran Vitara / Tracker. Marca Allen a óleo, custa R$ 210,00 o par.
É um amortecedor chinês, com a carcaça de cima de plástico....mas para quem não faz trilha pesada atende muito bem.
Caro Gbarbosa,
estou utilizando estes amortecedores em minha Tracker há um ano, e posso dizer que vem suportando bem alguns abusos.
Mas, acho que eles são muito moles para a Tracker (assim como o amortecedor original), o que se nota quando se passa em lombadas (sente-se a traseira afundando) ou em buracos na estrada, quando às vezes se sente a pancada de fim de curso. De todo modo, já duraram mais do que eu esperava!
Abraço.
Postado originalmente por Gbarbosa
Segue dica de amortecedor traseiro para Vitara / Gran Vitara / Tracker. Marca Allen a óleo, custa R$ 210,00 o par.
É um amortecedor chinês, com a carcaça de cima de plástico....mas para quem não faz trilha pesada atende muito bem.
Caro Gbarbosa,
estou utilizando estes amortecedores em minha Tracker há um ano, e posso dizer que vem suportando bem alguns abusos.
Mas, acho que eles são muito moles para a Tracker (assim como o amortecedor original), o que se nota quando se passa em lombadas (sente-se a traseira afundando) ou em buracos na estrada, quando às vezes se sente a pancada de fim de curso. De todo modo, já duraram mais do que eu esperava!
Abraço.
O mesmo preço de um cofap turbogás, vale a pena?
O comportamento descrito é o mesmo de um amortecedor desgastado.
Tracker 2008 lift 2", amortecedores offshox FX5 e mola de opala 4 cil na trazeira, pneu BF AT 235/70/16
Pois é, na época paguei R$ 180 no par, o que era o preço de uma unidade do amortecedor do opala (óleo).
Optei pelos Allen pensando em substituílos em breve, o que ainda é a minha intenção. Mas, estou pensando nos Doetsch Tech, vendidos pela SOB. Alguém sabe alguma coisa deles? Será que são muito duros?
Postado originalmente por gtavalanche
O mesmo preço de um cofap turbogás, vale a pena?
O comportamento descrito é o mesmo de um amortecedor desgastado.
Caro Gbarbosa,
estou utilizando estes amortecedores em minha Tracker há um ano, e posso dizer que vem suportando bem alguns abusos.
Mas, acho que eles são muito moles para a Tracker (assim como o amortecedor original), o que se nota quando se passa em lombadas (sente-se a traseira afundando) ou em buracos na estrada, quando às vezes se sente a pancada de fim de curso. De todo modo, já duraram mais do que eu esperava!
Abraço.
Ótimo amortecedor mais o kayaba é o original e tem pouca diferença de preço, da uma olhada na www.suzucar.com.br. .;D
O glb 1015 do opala na traseira tb ficam ótimos! to usando ainda e o carro não afunda mais nas lombadas! é um amortecedor de comprimento identico, porem tem o eixo mais parrudo. Necessita d euma pequena adaptação na base (é necessário colocar um "tubinho" de aço entre as borrachas no parafuso debaixo) mas é tranquilo de arrumar em qquer oficina de suspenção. os cars tiram de amortecedor velho na prensa.
E o preço é o mais legal: ridiculo pela relação custo beneficio.. meio chato de achar pq opala hoje é relíquia, mas fica ai a dica que uso e comprovo!
Minha intenção principal de usar isso para quebrar um galho antes de por kit lift e ter o carro a altura original foi pq ao viajar em velocidade o carro afundava absurdamente de traseira nos buracos da estrada. Hj o carro não afunda nada e não ficou duro! bem melhores que os originais.
Obrigado Chuva,
já pesquisei muito sobre o assunto mas ainda não tinha lido um relato como o seu!
Abraço.
Postado originalmente por Chuva
O glb 1015 do opala na traseira tb ficam ótimos! to usando ainda e o carro não afunda mais nas lombadas! é um amortecedor de comprimento identico, porem tem o eixo mais parrudo. Necessita d euma pequena adaptação na base (é necessário colocar um "tubinho" de aço entre as borrachas no parafuso debaixo) mas é tranquilo de arrumar em qquer oficina de suspenção. os cars tiram de amortecedor velho na prensa.
E o preço é o mais legal: ridiculo pela relação custo beneficio.. meio chato de achar pq opala hoje é relíquia, mas fica ai a dica que uso e comprovo!
Minha intenção principal de usar isso para quebrar um galho antes de por kit lift e ter o carro a altura original foi pq ao viajar em velocidade o carro afundava absurdamente de traseira nos buracos da estrada. Hj o carro não afunda nada e não ficou duro! bem melhores que os originais.
Caro Chuva,
notei nas suas fotos da instalação do amortecedor traseiro que você instalou os batentes de amortecedor:
Notou alguma diferença? Continua utilizando os batentes? Imagino que eles ajudem a impedir o fim de curso da suspensão.
Oi Giu, já uso outros amortecedores gbl1024, mas na ocasião dos do opala gbl1015 não precisa por não. Quando os retirei os batentes de corsa nem haviam sido usados.. estavam limpinhos e sem amassados. Puz por precaução mas o curso do amortecedor usando o carro fora de trilhas não chega a fechar tanto a ponto de encostar nesses batentes. Para o carro original fica jóia os do opala! [ ]s
GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17
Li várias reclamações aqui no fórum sobre os amortecedores Monroe para a Tracker, inclusive algumas relatando problemas com menos de 1.000km rodados.
Amigos meus donos de oficinas aqui em Curitiba deram a seguinte sugestão: “Enquanto os seus estiverem bons, não mexa!”. Segundo eles, os Monroe originais são muito melhores que os de reposição; não sei se é isto mesmo, mas o fato é o que os meus são originais, estão com mais de 110.000km e a estabilidade do carro continua muito boa.
Não faço trilhas, mas já peguei muito buraco Brasil afora, on e off-road. Viajo bastante de Curitiba para Chapecó/SC, e aquela estrada de maneira alguma pode ser considerada on-road! Em uma dessas, há uns 20mil km atrás, peguei um manchão no asfalto que amassou as duas rodas do lado direito (uso pneus Yokohama nas medidas originais, que na minha opinião possuem o perfil muito baixo. Eles resistiram bem, mas as rodas...). E agora, de uns 5mil km para cá, tenho percebido um desgaste irregular nos gomos do pneu dianteiro direito, tipo escama, o que sugere perda de eficiência do amortecedor (não há vazamento).
Nesse contexto, estou me preparando para trocá-los. Na Suzucar há opção dos Monroe (dianteiros e traseiros), Cofap (somente dianteiros), Kayaba (somente traseiros) e Net Motors (somente dianteiro, deste eu nunca ouvi falar). Tenho lido boas referências sobre os Kayaba (japoneses), e o preço é inferior aos do Monroe...seguem os links: