Postado originalmente por
Leo BA
Caro Dinaldo;
Vamo lá !
Pessoalmente acho que esses problemas dificilmente têm uma única causa, o somatório de pequenos problemas é que termina bagunçando tudo. Meu carro está agora caminhando para 124 mil km (4Street 2012). Na época das intervenções, estava com 116 mil Km.
O carro grilava até com Podium e o desempenho estava abaixo do esperado.
Comecei pela troca de velas (não melhorou nada..!). A mancha marron é resultado do efeito Corona, que a rigor não deve ser nada sério. Nos terminais das bobinas havia marcas de flash-over (saltando centelha pela louça da vela).
Daí sai varrendo tudo que poderia ter relação com mau funcionamento do motor.
Nessa ordem:
1- Troca de velas por 1 grau mais baixo DENSO VK 22) (Aqui na Bahia ficou ótimo. Maceió provável que sim também - CALOR DA GÔTA.....
2- Troca dos supressores das bobinas (adaptação perfeita) pelos do Vitara 2.0 16 V.
3- Troca de cabos de velas (originais Suzukar)
4- Limpeza do sensor MAF. Acho que esse era o maior vilão. Estava sujo de névoa de óleo K&N e um pouco de pó aderido.
Também tinha os orifícios da foto, obstruídos por lama.
Após tudo isso, o carro ficou perfeito e econômico (11 ~12 Km/L misto cidade e estrada / pneus 215-70-15 AT Yokohama.
Contei a história toda, para você ver que com paciência e manha, se resolve tudo.
Não saberia opinar do que pode estar ocorrendo com o seu, mas vá fuçando que termina ajeitando !
As bobinas, são as últimas coisas que eu trocaria. Duram muito e são caras pacarilho....
Nesse link tem um complemento do bate papo a respeito, lá nos GV III.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...o-acesa-8.html
Boa sorte e depois conta o resultado, pra gente compartilhar o conhecimento.
Terminal da bobina para SUZUKI VITARA - Mr. Centelha