Meu Jimny HR 2012, com 40.000 Km estava com uns engasgos chatos. Especialmente quando frio. Nas retomadas era irritante. Mas não havia alterações drásticas em consumo, marcha lenta e aceleração. Resolvi parar e verificar. Minha primeira suspeita era em relação as velas. Tiro certeiro. Aos 40k Km as velas estavam bem desgastadas, vazando compressão e o pior aconteceu: a vela do quarto cilindro estava emperrada. Com muito jeito saiu, porém estragou a rosca do cabeçote.
Foi aí que começou o martírio. Depois de 4 dias parado, tentando conseguir alguém que conseguisse reabrir a rosca e instalar um helicoil, não conseguia ainda encontrar velas compatíveis. Nem de iridium nem de níquel. Então fiz pedido na autorizada aqui em Maceió e encontrei as bosch FR7K1133X. No catálogo da bosch alemã, essas velas servem nos Porches e Aston Matins. Enfim, como tinham as mesmas especificações de dimensões, temperatura e tecnologia das NGK originais, decidi comprar. Consegui por 180,00 o jogo. Achei muito bom o preço, especialmente por ser em uma autorizada.
Mas o que mais me intriga nesse processo todo foi a vela do quarto cilindro estar travada. Nunca foi mexido, eram originais. Acredito que possa ter havido algum erro de montagem ou contaminação que possibilitou esse travamento. Enfim, o problema foi resolvido. A custa de muito estresse, trabalho e tempo. E um tanto de pesquisa.