x
Convex Datacenter
Página 1 de 16 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 191
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1

    Projeto Zóiudo - Jimny by Thix




    Suzukeiros,

    Resolvi abrir este tópico para mostrar as modificações realizadas no meu Jimny ano 2009 no espaço de aproximadamente 1 ano. Foram sucessivas pesquisas e poupanças gastas na compra de peças e acessórios. Ainda falta muito pra chegar lá, mas até agora:

    Intocado, com 30k km:



    Atualmente:




    1. Parachoque do Jimny 2003, comprado aqui no fórum.

    # Melhorou muito o espaço da extremidade dianteira com a roda, melhorou ângulo de entrada, e esteticamente achei mais bonito. Aquelas grades logo abaixo dos faróis no modelo novo dão impressão de serem frágeis demais. Não sei se é só impressão... Também, o jipe fica parecendo mais alto.




    2. Lift de suspensão 1.5" Bits4Vits (calços de mola + prolongadores de amortecedores) em conjunto com lift de suspensão 1.5" ARB Old Man Emu (molas HD na frente e dianteiras originais na traseira + amortecedores OME) totalizando 80 mm.

    # Proporcionou grande melhora na dirigibilidade, maior conforto. Apesar da altura, o jipe continua relativamente estável. Optei pela OME pelo fato de ser de extrema qualidade, considerada uma das melhores do planeta. Comprando fora então, qualquer problema com vazamento nos amortecedores, comum nos ProComp, seria grande dor de cabeça pra trocar. O vendedor me garantiu que o comportamento dessa suspensão será o mesmo por 98% de sua vida útil. Comprei na ORW (San Diego, EUA). Eles despacham para o Brasil, caso alguém se interesse. Apesar de ter visto kits da Ome vendidos como 3” (na Rocky Road) descobri que na verdade eles usam calços de mola de 1”, sendo que os amortecedores são os mesmos. Conversei com um amigo francês que tentou colocar, mas achou que os amortecedores não eram longos o suficiente. Resolvi o problema de ganhar mais altura, mas mantendo a qualidade e conforto colocando o kit 1.5” da Bits4Vits. Os prolongadores de amortecedores compensam os calços e evitam o fim de curso. Na frente, resolvi usar um produto da Loctite pra evitar ter que ficar apertando ali embaixo (também, nunca mais eu conseguirei separar os amortecedores dos prolongadores). Na traseira, os prolongadores ficam por baixo e tem a vantagem de aumentar um plano de trabalho nos amortecedores, o que preserva as buchas uma vez que o eixo foi elevado. Quem fizer lift e não colocar, vai perceber que as buchas vão comer muito mais rápido.





    3. Flexíveis de freio mais longos (para lift de até 5")

    # Modificação necessária para qualquer configuração em que os amortecedores são substituídos por outros de maior curso. Comprei na JimnyBits e aguentam até 5” de lift. São mais reforçados que os originais. O mecânico pagou um pau.


    4. Pneus BF Goodrich Mud Terrain Km2 235/75R15

    # Primeiramente, deixo meu depoimento aqui sobre a qualidade destes pneus. Como optei por Mud, estava preocupado com nível de ruído e dirigibilidade no asfalto. Estes pneus não deixam a desejar em nenhum destes quesitos, além da qualidade que garante balanceamento perfeito, importante inclusive para preservar os amortecedores. Quanto ao tamanho, após sucessivas pesquisas, tudo apontava para os 215/75R15. Mas no momento não tinha em estoque. Quando vi estes, me apaixonei. Resolvi arriscar. Mesmo porque com o parachoque do 2003 acrditei que haveria espaço. Pois bem, os pneus serviram. Mas mesmo com 80 mm de lift estavam raspando. Tive que cortar um pouquinho o parachoque dianteiro pra resolver. Ainda raspa um pouco e estou pensando em cortar um pouco mais, pois o jipe já está bem alto.
    # Vantagens: melhora a dirigibilidade por causa do raio externo maior, quase não sente buracos menores que antes a roda caia dentro. Ganho de altura de aproximadamente 30 mm a mais que com 205/70R15.
    # Desvantagens: Perda de torque (caiu para 10,2 em relação aos 11,2 originais pelas minhas contas - com o 215 cairia somente para 10,7). Esta perda é sim perceptiva, principalmente na estrada. Tem subida que exige 3a marcha. Demora mais pra chegar nos 100 km/h, mas uma vez lá mantém bem. como alongou a relação, agora ando a 110 km/h (GPS) a apenas 3.200 rpm. Consumo de gasolina subiu um pouco. Não fiz as contas direito, pois o velocímetro também marca 10% a menos. Tem que ficar esperto com Radar! Pra quem está pensando nesse pneu, pondere bem tudo isto. Se você não consegue conviver com esses problemas no dia-a-dia, como é meu caso, esqueça! Eu me acostomei com ele assim. Mas uma redução Trial Jimny ou algum tipo de turbo para compensar está nos planos!




    5. Buchas corretoras de cáster (Super Pro australianas)
    # Aprendi a duras penas que o simples fato de mudar os pneus por outros de maior diâmetro maximiza problemas com o ângulo de cáster. Com a mesma configuração de suspensão e pneus originais 205, não senti a necessidade de corrigir. Com os 235, o jipe começou a passarinhar, ficou difícil manter uma linha reta na estrada e a direção não se auto centralizava tão bem após dobrar uma esquina. Até daria pra conviver com isso, mas resolvi investir nas buchas porque uso o jipe em velocidade. É meu único meio de transporte atualmente. Valeu muito a pena. Recomendadíssimo. Os vendedores normalmente falam que as buchas de PU deixam o carro mais duro e perde flexibilidade. Não aconteceu comigo. Além do mais, apesar de ser de PU, elas são feitas pra flexionar e duram 10x mais que as de borracha paralelas.

    6. Amortecedor de direção (marca Rough Country, com kit de fixação incluso)
    # Uma das melhores modificações que o Jimny pode receber após a troca por pneus maiores. Mesmo com 215, as vibrações no volante aumentam e ele fica mais solto (como percebi dirigindo os HR). Este amortecedor acaba com qualquer resquício de vibração, a direção fica muito mais leve e precisa. Consequentemente, aumenta de forma considerável a estabilidade do jipe em velocidade. Instalação super simples, não é necessário solda nem qualquer tipo de adaptação. Outra obsevação importante é que a direção continua molinha pra manobrar.

    Meu tempo acabou por hoje! Fico devendo fotos dos últimos itens que estão na outra câmera. Outra coisa: não me obriguem a fazer contas, tipo quanto gastei, etc Por favor! hahahah Os acessórios foram trazidos do exterior ou comprados basicamente em 2 lojas pela net: JimnyBits.co.uk e Bits4Vits.co.uk Eu juro que tentei valorizar a economia de meu país, mas o preço e principalmente a qualidade falaram mais alto.

    Abraços e boas trilhas!

    Thiago


  • #2
    Ficou bom demais !
    | Jimny Sierra |
    | Ex: | Ranger 4x4 CS 3.2 Diesel | Ranger 2008 4x2 CS 2.3 | Samurai Canvas 98 | Samurai Metal 98 |

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Pra completar o post...


    Calços, flexíveis novos e prolongadores de amortecedores na frnte:





    Buchas excêntricas:





    A bendita panhard que esqueci de falar, pois achei que teria que alongar. Mas soltamos pra ver e não moveu mais que alguns milímetros. Também continua bem nivelada. Nenhum efeito colateral na dirigibilidade ou tendência de puxar o eixo pra direita. Ficou assim:





    Boas trilhas a todos!


    Thiago









  • #4
    Usuário Avatar de Yuki
    Entrada
    21/05/2010
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    37
    Posts
    338
    Agradecimentos: 0
    Show!

    Ainda não tenho coragem nem $$$ pra fazer isso, mas um dia, quem sabe...

    Curiosidade: quanto ficou o parachoque?

    Abraço
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Olá Yuki,

    O parachoque acho que foi 250, comprei com o Maurício Vitara aqui do fórum. Pra minha sorte veio com as capas de roda, as milhas funcionando e era preto, então não gastei com pintura!

    abraços,

    Thiago



    Citação Postado originalmente por Yuki Ver Post
    Show!

    Ainda não tenho coragem nem $$$ pra fazer isso, mas um dia, quem sabe...

    Curiosidade: quanto ficou o parachoque?

    Abraço

  • #6
    Usuário Avatar de DANILO_SP
    Entrada
    28/06/2012
    Local
    São Paulo (Aclimação)/SP
    Idade
    47
    Posts
    124
    Agradecimentos: 0
    Thix, show de bola!!

    Apenas como comparação.. Eu não tenho saco, nem tempo e talvez dinheiro para peças gringas...Segue o meu Samuraizinho que modifiquei no Rodrigo Portugal em SP (RC 4x4), esta com Body de 2 + Lift de 5 +-..(trocou TUDO!! Links, amortecedores, molas, e mais um monte de coisas..O curso da suspensão Dobrou! Assim como o conforto em trilhas e cidade! Recomendo o investimento!

    Acredito (não sei ao certo), se o esquema de suspensão do Samuka helicoidal é igual ao Jimn


    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-40-41_624.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-40-29_901.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...6-41-23_28.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-40-50_696.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...16-40-14_2.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-39-31_868.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-38-37_874.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-38-10_835.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-37-29_886.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-37-20_968.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-37-07_546.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-36-29_916.jpg

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-22-29_218.jpg

    Em relação a altura, não sei precisar ao certo..quanto subio, mas o parachoque esra acima do trazeiro da Santa Fé:

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-33-32_237.jpg


    Abraços!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Ficou muito massa o Samukinha! Sou apaixonado por Samurai! Quase comprei um a pouco tempo atrás! Também quase coloquei esse pneu (é o Marshal / Kumho, certo?). Ouvi falar muito bem! Silencioso e boa qualidade! Mas tava o mesmo preço dos BF, aí não resisti! heheh

    Então, no meu caso ficou até mais barato porque trouxe algumas peças na mala (sem imposto). A única opção aqui era do Rodrigo mesmo. Uma versão Tupiniquim do kit da ORA e Calmini

    Cheguei a ver de perto, instalada num Jimny. Não gostei. O saco pra pesquisar valeu a pena. Sem contar que tive alguns péssimos atendimentos nas lojas daqui...

    E essa placa de Bauru? Meus pais moram em Botucatu! As vezes faço trilhas por lá! Quem sabe a gente não se tromba qualquer dia!

    abraço!

  • #8
    Usuário Avatar de DANILO_SP
    Entrada
    28/06/2012
    Local
    São Paulo (Aclimação)/SP
    Idade
    47
    Posts
    124
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Ficou muito massa o Samukinha! Sou apaixonado por Samurai! Quase comprei um a pouco tempo atrás! Também quase coloquei esse pneu (é o Marshal / Kumho, certo?). Ouvi falar muito bem! Silencioso e boa qualidade! Mas tava o mesmo preço dos BF, aí não resisti! heheh

    Então, no meu caso ficou até mais barato porque trouxe algumas peças na mala (sem imposto). A única opção aqui era do Rodrigo mesmo. Uma versão Tupiniquim do kit da ORA e Calmini

    Cheguei a ver de perto, instalada num Jimny. Não gostei. O saco pra pesquisar valeu a pena. Sem contar que tive alguns péssimos atendimentos nas lojas daqui...

    E essa placa de Bauru? Meus pais moram em Botucatu! As vezes faço trilhas por lá! Quem sabe a gente não se tromba qualquer dia!

    abraço!
    É um sonho realizado! Não pretendo mecher mais não..rs (talvez um bloqueio mais para frente)...

    Só a placa é de Bauru..!rs..Eu moro em SP mesmo..é que esse negócio de inspeção ambiental enche o saco..mas vou pelo menos uma vez por mês para Bauru..

    Sou bastante imediatista!rs...E também não tenho ceonhecimento técnico para importas as coisas certas...Mas acredito que vc tenha gasto mesmo que eu..(USD2mil).

    Os pneus são Marchal 215/75/15..paguei R$450,00 em Março..Estou gostando, mas queria mesmo os MUD da BF..não deu $$..O carro realmente agora marca 10% a mais na KM..(acertei o ponteiro do painel! agora quando marca 100..é 100 mesmo!)..

    Abraços!

  • #9
    Usuário Avatar de DANILO_SP
    Entrada
    28/06/2012
    Local
    São Paulo (Aclimação)/SP
    Idade
    47
    Posts
    124
    Agradecimentos: 0
    Thix, mesmo que eu, leia MENOS que eu..rs

  • #10
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Cara, é um sonho e muitos meses da minha vida dedicados ao projeto! Pior é que ainda falta muuuito! heheh Mas vou sossegar por enquanto. Inclusive, uma coisa simpes que preciso fazer que vi no seu: prolongar os bump stops traseiros:

    http://i11.photobucket.com/albums/a1...-39-31_868.jpg

    A idéia é fabricar uma versão econômica, tipo ESSA

    AirLocker algum dia com certeza! antes Snorkel, respiros de diferenciais, guincho e outros mimos.

    O negócio da velocidade no Jimny é eletrônico (rotação direto da t-case). Única opção é o Jaycar: Jaycar Electronics - Search results speedo corrector

    Não é caro, mas precisa paciência pra entender a maracutaia da fiação. Também está na lista de modificações futuras!

    Aliás, esqueci de falar da melhor modificação que eu fiz: desligar o beep da chave na ignição! AQUI tem um passo-a-passo pra quem se interessar!

    abração

  • #11
    Muito bom, vai postando para nós as atuais e futuras modificações..show!

  • #12
    Uau! Que Jimny show!

    Trabalho limpo e bonito, como POUCOS!

    Parabéns!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Projeto
      Por georghesan no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 152
      Última resposta: 10/06/2013, 22:07
    2. Respostas: 20
      Última resposta: 01/05/2012, 19:13
    3. Projeto de Som. 1/2 OFF.
      Por AACL no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 5
      Última resposta: 19/11/2011, 20:34
    4. Projeto 6x6
      Por Bory419 no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 11
      Última resposta: 02/02/2010, 15:11
    5. JIMNY 2009 ( e Jimny antigo)
      Por VOVÔ DO TROLLER no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 20/05/2009, 18:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade