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  • #1



    Olha como é praticamente idêntico ao motor do Jimny:

    Motor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny-motor-jimny-lado-polias.jpgMotor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny-motor-jimny-lado-admissao.jpgMotor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny-motor-jimny-lado-escape.jpg

  • #2
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    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Olha como é praticamente idêntico ao motor do Jimny:

    Motor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny-motor-jimny-lado-polias.jpgMotor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny-motor-jimny-lado-admissao.jpgMotor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny-motor-jimny-lado-escape.jpg
    Hummm...

    Reparei numa coisa não muito legal...

    Repare que seu novo motor M16 tem a vareta de óleo na frente, para o lado das polias. O M13 ´dos nossos Jimny tem a vareta para trás.
    Então o ponto mais baixo do cárter e o pescador de óleo mudam. Consequentemente o cárter deve ser diferente.
    Será que o cárter desse seu novo M16 não vai bater em cima do eixo dianteiro?

    Gostei do coletor de escapamento. Isso sim é uma peça de engenharia. Longe daquele cano de esgoto do Jimny...
    Tem só um catalisador? O Jimny tem dois.
    Mas parece ter uma diferença. Se bem que o angulo da foto não é favorável. Seu novo coletor parece NÃO ter a saída para a válvula EGR. Pode estar até em outro lugar, só vendo. Se não tiver será preciso dar um jeito e engana-la. Até sei como. Senão a ECU além de dar erro, pode colocar o motor numa estratégia conservadora de baixa potência por conta das emissões fora da lei.

    A ECU e o imobilizador formam um par casado. Se trocar uma tem que trocar a outra. E o numero do chassi, VIN, está gravado, também, na memória da ECU. O que o colega GRU_SP escreveu é verdade. No exterior é mantida a ECU original do M13 com adaptações.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #3
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    Caramba que bacana! Motor "Lindo" hehhe.

    Sandro-Natal, agora que você está com tudo nas mãos, não acha viável colocar o miolo do M16a no m13 do Jimny mesmo? Isso evitaria mudanças na documentação do bichinho. Alias, pelo que li dos gringos, aparentemente até a eletrônica é semelhante.

  • #4
    15 pilas num motor com todos os acessórios, exceto ECU e chicote, de um swift 2015 com PT aos 1500 km rodados.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    15 pilas num motor com todos os acessórios, exceto ECU e chicote, de um swift 2015 com PT aos 1500 km rodados.
    Obrigado. Caro, mas acho que um bom negócio por um motor novo em folha. Fico com pena do Swift original...

  • #6
    Sassagudo, pelas fotos, o cárter é igual.

  • #7
    Provavelmente deverei usar uma ECU sequencial programável em paralelo com a ECU do Jimny. A ECU programável ficaria dedicada exclusivamente ao motor.
    A ECU do Jimny permaneceria para controlar o carro (intertravamentos, tração, sistema elétrico, segurança, etc).
    Não sei se mantendo a ECU original para tudo, seja possível reprogramá-la para o novo motor. Alguma dica?
    4X4 Brasil

  • #8
    GRU, espero aprender com o meu projeto o suficiente para ser capaz de elaborar um passo-a-passo para a conversão do M13 em M16 ou M18 com segurança e o menor gasto possível.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Provavelmente deverei usar uma ECU sequencial programável em paralelo com a ECU do Jimny. A ECU programável ficaria dedicada exclusivamente ao motor.
    A ECU do Jimny permaneceria para controlar o carro (intertravamentos, tração, sistema elétrico, segurança, etc).
    Não sei se mantendo a ECU original para tudo, seja possível reprogramá-la para o novo motor. Alguma dica?
    Pelo que li nos gringos, a ECU do Jimny é robusta e permite muitos ajustes, inclusive gerenciar o motor convertido. A duvida que fica é se alguém aqui no BR tem a capacidade técnica necessária para realizar essas alterações. Talvez os caras da Reiko, pois teoricamente eles enviam os dados para a Alemanha, e de lá os caras fazem o trabalho.

    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    GRU, espero aprender com o meu projeto o suficiente para ser capaz de elaborar um passo-a-passo para a conversão do M13 em M16 ou M18 com segurança e o menor gasto possível.
    Fantástico man, acredito que seria um upgrade excelente para o jeepinho.

  • #10
    Sassagudo disse:
    "Outros detalhes tipo: bico injetor, pressão da bomba de combustível, regulador de pressão, avanço de ignição e outros são os mesmos. Confirmei nos manuais de serviço."

    Sassagudo, me mande um e-mail
    sandro-natal@hotmail.com
    Quero falar sobre os manuais de serviço.
    Abraço!

  • #11
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    Olá Sandro.

    Estou longe de casa e os manuais que tenho são impressos.
    Talvez leve uns dois dias, talvez mais, para voltar.
    Ai entro em contato.

    Mas se puder ajudar com alguma coisa da memória escreva.
    Depois que fiz o controle de 4x2 com reduzida muita coisa ainda é familiar.
    Estou trabalhando num alarme integrado e em aumentar a potência do motor.

    Uma coisa importante é vc descobrir o código do veículo, Swift, doador.
    Tem diferenças substanciais.
    Vc tem numero do chassi do falecido?
    Dá prá descobrir com precisão.

    O Jimny atual, por exemplo, tem um JB43 no VIN.
    O Swift acho que tem um SFxx.

    Abs,

    José.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #12
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    Outra coisa que esqueci.

    Pelo menos no Jimny já não existem mais manuais atuais impressos nem PDF´s.
    Se não me engano de 2008 para cá.
    Os interessados fazem um tipo de assinatura, a pagamento, na CSS e acessam on-line os manuais atuais.
    Claro que não existe isso no Brasil.
    E nunca consegui assinar no exterior...

    Até.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

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