Prefiro os jipes pequenos, e o Jimny com mais motor, seria o ideal para mim. Para o uso que faço, preciso de 100 CV e 15 mkgf e o mesmo peso.
Lógico que como o M16 dá mais que isso, eu teria que aprender a dominar o motor, para que o excesso de potência não quebre homocinéticas, semieixos, diferenciais, caixas de transferência e de marcha. Aprender a dosar o pé, e evitar giros acima de 5500 rpm.
Quanto a turbinar, colocar supercharger, etc, também estou considerando e tratando desse assunto no tópico específico.
Quanto a opção do swap, ou seja, troca do motor, estou analisando a viabilidade de usar esse motor do Swift porque sei que muita gente lá fora substitui partes do M13 pela do M16 e o carro melhora bastante. Como no Brasil o M16 só vem no Swift e S-Cross, estou querendo saber sobre como fazer essa adaptação com sucesso, de preferência, utilizando o motor completo. Já vi que os coletores originais não vão dar certo. Se for confeccionar coletores, a ECU original do Swift vai dar erro, pois o coletor de admissão tem geometria variável. Uma solução seria fazer um coletor normal e instalar uma gerenciadora de injeção programável, tipo Fueltech FT500, Pandoo e similares.
Tô quebrando a cabeça para ver como seria feita essa adaptação. Com qualidade.
Toda dica e sugestão é bem vinda, galera!