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Limpeza corpo da borboleta tracker

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  • 13/03/2014, 21:28
    MARCANGIANE
    boa noite amigos.

    ja fiz no meu e ficou bom primeiro tirei o mangote e os sensores e atuadores do TBI passei car80 e com um pincel e um pedaço de trapo limpei o excesso.
    geralmente no eixo do TBI aonde fica o sensor TPS (sensor do ângulo da borboleta de aceleração) coloca-se uma graxa de silicone para lubrificação,depois de tudo montado e limpo verifique que há uma tampinha fechando uma tomada de ar (cano fininho próximo ao sensor TPS retire a tampinha ligue o carro acelere e introduza a mangueira do spray dentro do cano que descarboniza o resto.
    agora se voce conseguir comprar as juntas de reparo do TBI e desmontar todo e limpar fora fica muito melhor.

    abraço.
  • 14/03/2014, 08:53
    vmterra
    Citação:

    Postado originalmente por MARCANGIANE Ver Post
    boa noite amigos.

    ja fiz no meu e ficou bom primeiro tirei o mangote e os sensores e atuadores do TBI passei car80 e com um pincel e um pedaço de trapo limpei o excesso.
    geralmente no eixo do TBI aonde fica o sensor TPS (sensor do ângulo da borboleta de aceleração) coloca-se uma graxa de silicone para lubrificação,depois de tudo montado e limpo verifique que há uma tampinha fechando uma tomada de ar (cano fininho próximo ao sensor TPS retire a tampinha ligue o carro acelere e introduza a mangueira do spray dentro do cano que descarboniza o resto.
    agora se voce conseguir comprar as juntas de reparo do TBI e desmontar todo e limpar fora fica muito melhor.

    abraço.

    Opa... essa da tampinha não sabia.. informação muito valiosa!!! Pois assim monta-se todo o circuito e o carro não morre retirando só essa tampinha do TPS! Vou dar uma olhada se encontro ela depois, pois quando descarbonizei não consegui muita eficiência
  • 14/03/2014, 10:04
    MARCANGIANE
    1 Anexo(s)
    Bom dia amigo vmterra aqui está a foto com os respectivos .

    o 1º foi o que citei o 2º pode ser pela ventilação positiva do cárter(suspiro)

    este 2º é de extrema importância limpar,pois os gases internos do motor passam por essa mangueira e vão para o TBI queimar junto com a mistura AR/COMBUSTÍVEL. isto é o que faz o TBI carbonizar mais ainda.


    Anexo 454727
  • 14/03/2014, 10:41
    vmterra
    Opa.. Show de bola heim!!! muito útil.

    Obrigado pela informação.
  • 17/03/2014, 11:40
    simtesch
    Limpeza TBI
    Amigos,
    A Tracker teria alguma tela ou filtro na mangueira para fazer essa limpeza na "ventilação positiva" ou suspiro motor???Alguns carros tinham filtros que precisavam desmontar para limpar de tempos em tempos....

    Abs
    Simtesch
  • 17/03/2014, 16:44
    LeandroNV
    Citação:

    Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Oi galera, ontem descobri mais uma na Trilha..

    Sabe aquelas borrachas que tem a mola dentre que liga a vela a bobina? Acho q o nome é supressor.. então.. aquela relis peça pode encher o saco tb.. pode deteriorar a potencia do carro.. parece uma peça simples, mas influencia..

    Olha a brincadeira de ontem..

    https://vimeo.com/87389654

    [ ]s

    Me desculpem, mas vou fugi um pouco do assunto do tópico...
    Chuva, o bagageiro desse GV que aparece no vídeo foi comprado pronto ou foi feito por encomenda??
  • 13/07/2014, 14:57
    lucianolsc
    Parabéns Chuva, também fiquei interessado no seu bagageiro... A tempos que venho "traquinando das ideias" de como comprar ou mandar fazer um Rack de Teto parecido com o seu. Acho esse tipo de acessório muito útil. Fala pra gente aí o segredo...

    Quanto ao TBI, fiz o seguinte a três dias atrás: Retirei a peça toda fora e lavei com CAR80 mesmo. Ficou como novo.
    Depois da montagem, fui fazer um teste na rua e percebi que quando a rotação passa dos 2mil, quando eu tiro o pé do acelerador a aceleração parece que dá uma "travada" como se eu ainda estivesse acelerando e depois vai descendo. Será que fiz alguma coisa errada? Será que o sensor da borboleta desregulou? Alguém tem alguma dica?

    Pesquisando na net, vi vários usuários falando que tem após a limpeza tem que reprogramar o novo ângulo de abertura do corpo e alguns carros já fazem isso automaticamente via central, mas tem que ser feito algum procedimento para isso... Alguns usuários fizeram o seguinte procedimento: tirar os cabos da bateria e deixá-los em curto por uns 30 minutos (positivo e negativo juntos mas ambos desconectados da bateria) para poder apagar a memória flash da central e quando religá-los, o carro vai "reaprender" a posição do corpo da borboleta pós limpeza e sistema de injeção. Após conectar os cabos, deixar o carro ligado por uns 10 minutos, na marcha lenta, com ar desligado e não mexer na direção hidráulica até que a ventoinha dispare 3 vezes seguidas (no nosso caso que a ventoinha é mecânica, ainda não sei que parâmetro vou usar visto que ela fica ligada direto enquanto o motor está ligado... acho que vou deixar por uns 20 minutos ligado). Não sei se isso se aplica na Tracker/GV... Alguém pode me dar alguma dica sobre isso? Pesquisei a madrugada inteira e não achei nada... Vou fazer esse lance da bateria agora a tarde e ver se ajuda.

    Sobre o "flush" no motor, estou ensaiando para abrir o motor. O meu tá com alguns pequenos vazamentos de óleo na junta da tampa do cabeçote, no cárter,etc,.. a viatura já tá com 115mil Km, não está fazendo barulho nem nada, sempre troquei o óleo no tempo certo e prezo pela manutenção preventiva antes que a corretiva... Mas percebi que a água do reservatório de expansão está baixando muito (depois de limpar todo o sistema de arrefecimento em casa e ainda ficar com dúvida, levei em uma loja para verificar se tinha vazamentos e não acharam nada...) e percebi outra coisa: Sempre tem água saindo no escapamento... sempre mesmo... e tem cheiro de combustível queimado com aditivo da água...

    Estou imaginando que a junta do cabeçote a essa altura tenha se desgastado e queimado, apesar de nunca tem visto meu carro aquecer e nunca faltou água no sistema...

    Vou comprar o kit de juntas do motor na Suzucar e pretendo na semana que vem, colocar a mão na massa e dar uma geral no motor todo, desmontando até o cabeçote e lavar tudo para tirar restos de óleo usado... Depois vou fazer a limpeza tirando o cárter e pescador de óleo...

    Achei um cara na Net que postou uns videos passo a passo de como fazer isso em casa. Não precisa ser expert em mecânica, mas basta ter um pouco de conhecimento intermediário que acho que sai... Tenho que tirar o chapéu para esse cara que fez os vídeos. Ele salvou a minha pele e virei fã de carteirinha pela forma com ele ensina passo a passo (melhor que muito professor por aí).

    Vejam os vídeos nestes links abaixo e comentem alguma coisa:

    Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=2iuRmZsfs-M
    Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=4cMleFL0qCo
    Parte 3 - https://www.youtube.com/watch?v=G7ugnTXws3Y
    Parte 4 - https://www.youtube.com/watch?v=3b5U8tgN6NY
    Parte 5 - https://www.youtube.com/watch?v=0LZw8qlilDY
    Parte 6 - https://www.youtube.com/watch?v=rQTAW2fyWns
    Parte 7 - https://www.youtube.com/watch?v=Ta_Dh3oA-mU

    Para fazer o serviço, já encomendei um torquímetro de click e um novo conjunto de chaves diversas... Está faltando somente CORAGEM para começar a manobra na garagem de casa... acho que vai levar uns 3 dias se não precisar de peças "extras" que vou ter que encomendar na Suzucar e esperar chegar. Alguém se habilita nessa intervenção?

    Outra duvida, depois de desmontado o bloco, posso lavar tudo com querosene ou gasolina para tirar as borras?

    Agora que estou inspirado, vou fazer a manobra de inspeção do tambor de freio traseiro e ver como estão as coisas... Depois tentarei colocar umas fotos.

    Abraço e preciso do apoio dos irmãos "trakeiros" nessa empreitada...

    Luciano Cavalcante

    Tracker 2008/2009 - Tudo Original, único dono e com 115Mil KM Rodados...
  • 13/07/2014, 15:00
    lucianolsc
    Apenas para complementar, também achei esses outros vídeos sobre a desmontagem do cabeçote da Tracker/GV (estilo home made - "faça você mesmo em casa"):

    Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=zoU4ylJD50M
    Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=BJiPeNKrdgE
    Parte 3 - https://www.youtube.com/watch?v=GGSKnlarFLk
    Parte 4 - https://www.youtube.com/watch?v=hcZteYpUKUE
    Parte 5 - https://www.youtube.com/watch?v=KA6iuFFfQtg
    Parte 6 - https://www.youtube.com/watch?v=EAvvjcQzEoI
    Parte 7 - https://www.youtube.com/watch?v=_VBchzo0jgE
    Parte 8 - https://www.youtube.com/watch?v=AFoAV2XyBsc
    Parte 9 - https://www.youtube.com/watch?v=6p9-8w9tokY

    Abraço,

    Aguardo comentários.

    Luciano Cavalcante

    Tracker 2008/2009 - Tudo Original, único dono e com 115Mil KM Rodados... e muito feliz!
  • 26/02/2016, 19:35
    Leo BA
    Olá pessoal!

    Vou desenterrar o tópico, com a permissão de vocês!

    Ando catando informações em toda parte, tentando me livrar de uma batida de pino irritante, que só aparece em 3ª marcha (mata o véio!) e no final da escala do contagiros, quase na faixa vermelha. Já li tudo sobre pré-ignição, detonação, carbonização e o escambau....
    Já troquei os cabos de velas e supressores das bobinas, coloquei velas mais frias grau 7, originalmente o Jimny usa grau 6 (NGK) e fiz um purgante com STP Fuel Injector Cleaner ST-2075BR, durante 700 km (dois tanques e quatro tubos e STP) em estrada e de pé embaixo, mantendo o giro acima de 4000 rpm, quase sempre em 4ª marcha.
    Resultado: Deve ter dado uma limpada boa nos bicos, borboleta e afins, porque o carro ficou mais esperto e um buraco que havia na aceleração sumiu. Mas o miserento do grilo continua, em 3ª marcha e no final da escala.
    Já havia experimentado o blend com a Podium e realmente o grilo some. Tive vontade até de trocar o bomba de gasolina, mas quando vi o preço (2.200,00 Reais) a vontade passou.....
    Olhando pelo bocal da tampa de óleo, parece tudo muito limpo e sem borras. A vtr tá com 111.000 km (2012 único dono), e sempre troquei óleo aos 5.000 km, no máximo aos 10.000.
    Cheguei à conclusão que só pode ser a porcaria da gasolina que somos obrigados a consumir, pela bagatela de USD 1.00 / L.
    Joguei a toalha e vou incorporar que pra cada tanque, vai ter que beber 1/4 de Podium goela abaixo, porque assim previne a batida de pinos, que poderá provocar danos sérios por toda a parte de força do motor.
    Em tempo! Mesmo no Posto Escola, já abasteci gasolina de má qualidade.... depende do dia e da sorte.
    O povo que viaja pelo Mercosul, basta atravessar pra Argentina, Chile e Uruguai, que as viaturas melhoram o desempenho e o consumo de 10 a 15%.
    Muraro:
    Você conseguiu resolver o grilo de alguma forma?
    Abraços
  • 26/02/2016, 22:45
    Arildo MT
    Citação:

    Postado originalmente por Leo BA Ver Post
    Olá pessoal!

    Vou desenterrar o tópico, com a permissão de vocês!

    Ando catando informações em toda parte, tentando me livrar de uma batida de pino irritante, que só aparece em 3ª marcha (mata o véio!) e no final da escala do contagiros, quase na faixa vermelha. Já li tudo sobre pré-ignição, detonação, carbonização e o escambau....
    Já troquei os cabos de velas e supressores das bobinas, coloquei velas mais frias grau 7, originalmente o Jimny usa grau 6 (NGK) e fiz um purgante com STP Fuel Injector Cleaner ST-2075BR, durante 700 km (dois tanques e quatro tubos e STP) em estrada e de pé embaixo, mantendo o giro acima de 4000 rpm, quase sempre em 4ª marcha.
    Resultado: Deve ter dado uma limpada boa nos bicos, borboleta e afins, porque o carro ficou mais esperto e um buraco que havia na aceleração sumiu. Mas o miserento do grilo continua, em 3ª marcha e no final da escala.
    Já havia experimentado o blend com a Podium e realmente o grilo some. Tive vontade até de trocar o bomba de gasolina, mas quando vi o preço (2.200,00 Reais) a vontade passou.....
    Olhando pelo bocal da tampa de óleo, parece tudo muito limpo e sem borras. A vtr tá com 111.000 km (2012 único dono), e sempre troquei óleo aos 5.000 km, no máximo aos 10.000.
    Cheguei à conclusão que só pode ser a porcaria da gasolina que somos obrigados a consumir, pela bagatela de USD 1.00 / L.
    Joguei a toalha e vou incorporar que pra cada tanque, vai ter que beber 1/4 de Podium goela abaixo, porque assim previne a batida de pinos, que poderá provocar danos sérios por toda a parte de força do motor.
    Em tempo! Mesmo no Posto Escola, já abasteci gasolina de má qualidade.... depende do dia e da sorte.
    O povo que viaja pelo Mercosul, basta atravessar pra Argentina, Chile e Uruguai, que as viaturas melhoram o desempenho e o consumo de 10 a 15%.
    Muraro:
    Você conseguiu resolver o grilo de alguma forma?
    Abraços

    Suponho que seja um jimny, alem do que supos e fez, talvez ponto de ignição, completa o tanque com 5 litros de etanol se parar ou é carbonização ou ponto de ignição adiantado, senão viscosidade de oleo, tuchos, correntes, esticadores, não sei, vai testando, eliminando.
  • 17/04/2016, 18:30
    Leo BA
    Citação:

    Postado originalmente por Leo BA Ver Post
    Olá pessoal!

    Vou desenterrar o tópico, com a permissão de vocês!

    Ando catando informações em toda parte, tentando me livrar de uma batida de pino irritante, que só aparece em 3ª marcha (mata o véio!) e no final da escala do contagiros, quase na faixa vermelha. Já li tudo sobre pré-ignição, detonação, carbonização e o escambau....
    Já troquei os cabos de velas e supressores das bobinas, coloquei velas mais frias grau 7, originalmente o Jimny usa grau 6 (NGK) e fiz um purgante com STP Fuel Injector Cleaner ST-2075BR, durante 700 km (dois tanques e quatro tubos e STP) em estrada e de pé embaixo, mantendo o giro acima de 4000 rpm, quase sempre em 4ª marcha.
    Resultado: Deve ter dado uma limpada boa nos bicos, borboleta e afins, porque o carro ficou mais esperto e um buraco que havia na aceleração sumiu. Mas o miserento do grilo continua, em 3ª marcha e no final da escala.
    Já havia experimentado o blend com a Podium e realmente o grilo some. Tive vontade até de trocar o bomba de gasolina, mas quando vi o preço (2.200,00 Reais) a vontade passou.....
    Olhando pelo bocal da tampa de óleo, parece tudo muito limpo e sem borras. A vtr tá com 111.000 km (2012 único dono), e sempre troquei óleo aos 5.000 km, no máximo aos 10.000.
    Cheguei à conclusão que só pode ser a porcaria da gasolina que somos obrigados a consumir, pela bagatela de USD 1.00 / L.
    Joguei a toalha e vou incorporar que pra cada tanque, vai ter que beber 1/4 de Podium goela abaixo, porque assim previne a batida de pinos, que poderá provocar danos sérios por toda a parte de força do motor.
    Em tempo! Mesmo no Posto Escola, já abasteci gasolina de má qualidade.... depende do dia e da sorte.
    O povo que viaja pelo Mercosul, basta atravessar pra Argentina, Chile e Uruguai, que as viaturas melhoram o desempenho e o consumo de 10 a 15%.
    Muraro:
    Você conseguiu resolver o grilo de alguma forma?
    Abraços

    Para concluir a informação:

    Havia sujeira de névoa de óleo K&N no sensor MAF, que provavelmente estava informando pouco ar para a ECU, que por sua vez emagrecia a mistura e provocava batida de pino.
    Difícil de identificar....fácil de resolver!
  • 20/04/2016, 08:04
    ereneu alves de oliveira
    tenho um grand vitara 2001 motor j20a e observei que parece que ele tem um sistema de requeima de gases, isso procede?
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