Postado originalmente por
Leo BA
Olá pessoal!
Vou desenterrar o tópico, com a permissão de vocês!
Ando catando informações em toda parte, tentando me livrar de uma batida de pino irritante, que só aparece em 3ª marcha (mata o véio!) e no final da escala do contagiros, quase na faixa vermelha. Já li tudo sobre pré-ignição, detonação, carbonização e o escambau....
Já troquei os cabos de velas e supressores das bobinas, coloquei velas mais frias grau 7, originalmente o Jimny usa grau 6 (NGK) e fiz um purgante com STP Fuel Injector Cleaner ST-2075BR, durante 700 km (dois tanques e quatro tubos e STP) em estrada e de pé embaixo, mantendo o giro acima de 4000 rpm, quase sempre em 4ª marcha.
Resultado: Deve ter dado uma limpada boa nos bicos, borboleta e afins, porque o carro ficou mais esperto e um buraco que havia na aceleração sumiu. Mas o miserento do grilo continua, em 3ª marcha e no final da escala.
Já havia experimentado o blend com a Podium e realmente o grilo some. Tive vontade até de trocar o bomba de gasolina, mas quando vi o preço (2.200,00 Reais) a vontade passou.....
Olhando pelo bocal da tampa de óleo, parece tudo muito limpo e sem borras. A vtr tá com 111.000 km (2012 único dono), e sempre troquei óleo aos 5.000 km, no máximo aos 10.000.
Cheguei à conclusão que só pode ser a porcaria da gasolina que somos obrigados a consumir, pela bagatela de USD 1.00 / L.
Joguei a toalha e vou incorporar que pra cada tanque, vai ter que beber 1/4 de Podium goela abaixo, porque assim previne a batida de pinos, que poderá provocar danos sérios por toda a parte de força do motor.
Em tempo! Mesmo no Posto Escola, já abasteci gasolina de má qualidade.... depende do dia e da sorte.
O povo que viaja pelo Mercosul, basta atravessar pra Argentina, Chile e Uruguai, que as viaturas melhoram o desempenho e o consumo de 10 a 15%.
Muraro:
Você conseguiu resolver o grilo de alguma forma?
Abraços