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Limpeza corpo da borboleta tracker

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  • 20/04/2016, 09:25
    guilcm
    Citação:

    Postado originalmente por ereneu alves de oliveira Ver Post
    tenho um grand vitara 2001 motor j20a e observei que parece que ele tem um sistema de requeima de gases, isso procede?

    Sim. Esse sistema chama-se EGR = Exaust Gas Recirculation. Sua função não é exatamente fazer a requeima dos gases, mas injetar um pouco de gases queimados na Câmara de combustão, a fim de controlar a temperatura da queima, evitando superaquecimento do motor. Essa válvula pose entupir com óleo e fuligem que saem pelo escapamento, prejudicando o bom funcionamento do motor.
  • 15/08/2016, 15:00
    NelsonB
    LéoBa,

    comecei a notar um grilo intermitente no jimny (atualmente, as vezes quando liga, as vezes quando para) imediatamente após passar por um curso d'água mais altinho. Nunca tinha associado a nada relacionado a bater pino.....alguma sugestão?
    braços

    Nelson


    Citação:

    Postado originalmente por Leo BA Ver Post
    Para concluir a informação:

    Havia sujeira de névoa de óleo K&N no sensor MAF, que provavelmente estava informando pouco ar para a ECU, que por sua vez emagrecia a mistura e provocava batida de pino.
    Difícil de identificar....fácil de resolver!

  • 18/08/2016, 22:39
    Leo BA
    Fala Nelson;

    Aparentemente no seu caso, não deve ser batida de pino (pré-ignição).
    Ela ocorre em situações de alto giro ou quando o motor se vê esforçado numa subida de ladeira com a marcha inadequada, por exemplo.
    Não me ocorre nada como sugestão.
    Depois fala a evolução do quadro..
    Abs
  • 19/08/2016, 01:43
    NelsonB
    Leo BA,

    to achando que é a correia.....
  • 19/08/2016, 10:38
    Leo BA
    Faz todo sentido Nelson, mas o ruido de correia chiando, mais parece gato trepando no telhado.....hehehehe.....
    Soluções:
    Passar parafina (vela serve) nas correias. Cuidado com os dedinhos!
    Ajustar e verificar estado das correias. Trocar se necessario.
    Verificar tambem o estado do tensor da correia do ar / direção.
    Depois posta o resultado.
    Abs
  • 20/08/2016, 22:00
    Mauricio Rossetto
    Camaradas, observo que de seis meses para cá os carros passaram a beber mais. Devem ter alterado ainda mais a gasolina, e como esses carros não são flex, eles não se comportam bem com esse xixi da Dilma, agora do Temer.. hehehe. O Tracker fazia 10 Km/l e o Grand Vitara 99 fazia 8 Km/l. Agora fazem 100Km a menos que faziam por tanque, ou seja, o Tracker fazia 600 Km por tanque (é claro que eu não deixava entrar pela reserva) agora faz 500 e o GV 99 agora faz aprox. 400 Km por tanque. Um desastre. Daqui a pouco volto a rodar com o Niva hehehe. Muita coincidência os dois ao mesmo tempo passarem a se comportar da mesma forma, os grilos conforme relatados pelos colegas e perda de potência. O 99 têm taxa de compressão 9,3 e sente bastante a inclusão do álcool e outros bichos, o Tracker mais climatizado, com a taxa nos 10,5 mastiga melhor esse coquetel, por isso um consumo e potência percebida um pouco melhor.
    Por tudo que li aqui no fórum e Youtube levanto a seguinte situação: Não adianta mexer no que está bom, o problema é externo e posterior aos carros... : o combustível. Então não será a hora de adequar os carros a essa nova realidade (e sem volta) do combustível? Avaliar a possibilidade de compatibilização de taxa de compressão, reprogramação da injeção, até mesmo uma conversão ao flex? O que acham?
  • 26/08/2016, 21:33
    NelsonB
    Porra Marcelo,

    realmente é muito estranho, meu carro que já fez 14 e tal por l começou a fazer 11-10km/l......será que mudaram o combustível? Mais alguém?

    braços
  • 27/08/2016, 15:27
    Arildo MT
    Mauricio, pelo que consta no manual a tracker gasolina 2.0 16v a compressão é 9,3, Nelson, a algum tempo esta sendo vendida a mijolina formulada, são restos (pra não dizer lixo) das pétroquimicas, centenas de ''rejeitos'', sobras, misturados e formulados quimicamente para se chegar na composição de um hidrocarboneto similar a gasolina de refino, porem com menor rendimento e possivelmente mais danosa aos motores, diesel, etanol, também podem ser obtidos assim, sua comercialização é liberada, o posto não precisa informar se é ou não formulada, junte isso as outras gororobas misturadas + ANP pra gringo ver.
  • 28/08/2016, 01:33
    NelsonB
    Arildo, explic amelhor que parada é essa. Realmente, aqui na grande POA, o preço varia uns 40 centavos a comum, mas pelo visto há comuns e comuns.....que papo é esse de formulada?

    braços
  • 28/08/2016, 10:29
    Arildo MT
    Citação:

    Postado originalmente por NelsonB Ver Post
    Arildo, explic amelhor que parada é essa. Realmente, aqui na grande POA, o preço varia uns 40 centavos a comum, mas pelo visto há comuns e comuns.....que papo é esse de formulada?

    braços


    Essa parada já vem de tempos, outra coisa sinistra é que a unica gasolina que a anp ''fiscaliza'' é a comum, o resto só por denuncia geralmente, pra não desvirtuar mais o tópico com off topic, pesquisa na net por (gasolina formulada) vai ver muitas matérias a respeito.
  • 25/09/2016, 17:07
    Old Cezar
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...quote_icon.png Postado originalmente por NelsonB http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...post-right.png
    Arildo, explic amelhor que parada é essa. Realmente, aqui na grande POA, o preço varia uns 40 centavos a comum, mas pelo visto há comuns e comuns.....que papo é esse de formulada?

    braços


    Citação:

    Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Essa parada já vem de tempos, outra coisa sinistra é que a unica gasolina que a anp ''fiscaliza'' é a comum, o resto só por denuncia geralmente, pra não desvirtuar mais o tópico com off topic, pesquisa na net por (gasolina formulada) vai ver muitas matérias a respeito.


    Cara esse assunto merece um tópico na primeira página. Nada mais é que combustível adulterado com permissão da ANP.
    Sempre desconfiei dos postos com gasolina a 0,30 ou 0,40 centavos mais barata.
  • 26/09/2016, 01:20
    NelsonB
    Léo BA, barulho resolvido!
    Era a correia do alternador que não tinha sido apertada o suficiente! Nem foi preciso parafina, etc. O macete é arrumar uma chave de fenda bem comprida para alavancar o alternador e conseguir apertar na posição devida.

    bração!

    Citação:

    Postado originalmente por Leo BA Ver Post
    Faz todo sentido Nelson, mas o ruido de correia chiando, mais parece gato trepando no telhado.....hehehehe.....
    Soluções:
    Passar parafina (vela serve) nas correias. Cuidado com os dedinhos!
    Ajustar e verificar estado das correias. Trocar se necessario.
    Verificar tambem o estado do tensor da correia do ar / direção.
    Depois posta o resultado.
    Abs

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