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Hybrid View

  • #1



    Pensei em comprar o coletor de admissão do vitara 16V....ou seria melhor ir direto numa loja preparadora e fazer um na medida?
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  • #2
    Usuário Avatar de Fabil
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    Nava.. estou aqui acompanhando para ver se realmente alguem vai conseguir tirar um bom desempenho do G13 a u custo baixo... e torcendo para que consigam, pois seria muito bom p/ nós que ainda usamos o motor original no samurai.

    na minha opniao, ou sobre-alimenta ( turbo / charger) ou parte logo p/ um VW AP ou GM .

    importar comando, pistao, etc... p/ o G13 fica caro e mesmo assim de 69cv originais, vai saltar p/ quanto? vai ganhar na melhor das hipotese uns 10~15% de potencia e menos ainda em torque?

    colocar uma injeçao MI no G13 original vai ganhar quanto? 10% e olhe lá? veja que o Jimny com o G13BB (16v) é multiponto de fabrica e nao chega a 80cv

    o Swift GTI original com seu G13BB todo envenenado de fabrica ficou nos 100cv, excelente marca p/ um motorzinho 1.3 aspirado, mas eles arrancaram tudo que podiam do motorizinho, praticamente tiraram leite de pedra... hehehe cabeçote 16v com comando variavel, injeçao MI, tx de compressao alta, pistao especial, bielas, vira etc.. tudo diferente do G13 comum... de G13 acho que ficou só o bloco mesmo.. imagina qual o custo desse motor em relaçao ao G13 comum?

    nao tem magica...arrancar uma cavalaria significativa do G13B original com baixo custo e poucas modificaçoes, sem chance... o que pode trazer os resultados mais significativos com menor custo é turbo/charger... isso vale p/ qualquer motor..

    um kitizinho turbo basico soprando 0,6kg arranca facil 40~50% de potencia
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    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #3
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    Fabil,
    Concordo contigo... Não tem como tirar mais leite de pedra do que os japas fizeram no GTi.

    Uma modificação de EFi para MPFi muda alguns 10~15% de rendimento, concordo!
    Para pequenas modificações no samuca, pneus até 31 ou uns 235R16, e um XCrawler 5.00 para TCase de corrente (ou talvez um 6.15 Calmini) já traria um bom conjunto para trilhas e deslocamentos!

    O ganho não é apenas na trilha, pois nessa parte o samuca é leve e uma boa redução já ajuda bem!
    O ganho seria em trechos de deslocamentos, principalmente em retomadas!
    Pelo menos eu vejo assim... Estou tentando achar um meio termo, que agrade em varios locais de uso do samuca!

    Em se tratando de ganhar bastante força para o motor, nada que um turbo ou um SP (Supercharger) não ajude com ganhso reais mais que comprovados! Se fosse para eu colocar no samuca iria sem sombra de duvida num SP.

    Mas vamos juntar ao fatos, um turbo convencional (roletado ou macais) entra na faixa "agradável" de ganho somente em alta rotação, que seja acima de 2500rpm qdo bem montado (na media é acima disso). Um turbo de geometria variável é inviável a maior parte dos projetos pelo custo, mas seria o ideal para nosso uso, pois trabalha como o SP, entrando desde a baixa rotação! Logo, o resultado em trilha é aceitável sim, mas força a demais o motor e precisa pisar muito nas trilhas para surtir um bom efeito!

    Já os SP, como entram desde a baixa rotação, devido ao funcionamento por polia ligado ao vira, é o mais aconselhado ao uso. Visto grande aplicação que estamos tendo em alguns jipes aqui do forum. O grande problema é acertar o conjunto e achar um SP a preço aceitável (o M24 de fiesta não serve muito seria quebra galho, o melhor seria um M45 de mercedes). Mas é um item mais aceitável ao uso que o turbo!

    Em ambos os casos o dificil é acertar o funcionamento do conjunto, vi pouco turbos funcionando de acordo no motor original do samuca! SP ainda não vi nenhum em motor de samuca, somente de vitara! mas parece ser mais amigavel de se trabalhar!

    Mudar de motor ainda fico com meus receios por causa do Detran... Acho que tanta grana qto mexer no motorzinho....

    Agora, se a ideia é partir para um projeto audacioso como vc fez no SpeedPorco, melhor msm é mudar o motor ao inves de ficar alimentando poucos "cv"....

    Em resumo, não discordo de vc não, mas acho que vai mesmo da aplicação do cabloco....
    ___
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  • #4
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    entao Marvin.. a uns anos atras até estava com a ideia de montar um supercharger M24 com polia magnetica ( original dos Mercedes, que desliga o supercharger para economia), mas depois que fiz as contas, desisti da ideia:

    um M24 + conversao p/ MI ( coletor, bicos, TBI, etc..) + injeçao programavel ( fueltech, pandoo etc..)+ mao de obra, etc... para no final ganhar no maximo uns 50% de potencia ( sem precisar mexer no miolo do motor, tipo pistaos e bielas forjadas, retrabalho em cabçote etc.., minha ideia era manter o miolo todo original) fica muito mais caro que colocar um VW AP.. e ainda por cima com riscos de problemas/erros de acerto e prejuizos no motor...

    ganhando 50% a mais de potencia daria algo torno dos 105cv... coisa que um AP 1.8 MI original dá e sem riscos de quebras e outras dores de cabeça..


    o lance da polia magnetica minha ideia era montar p/ eu desligar o supercharger durante as trilhas ( onde o 1.3 com reduçao nao falta força) e no transito urbano p/ economina e poupar motor.. em viagens/subidas de serra e quando bem entendesse/precisasse dai eu ligaria o SC com um simples toque de botao..
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #5
    Opa, assim que chegarem as semi eixos vou atualizar o topico la Marvin.
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  • #6
    Marvin, pesquisando sobre tbi...vi a do gol gti antigo, com duas borboletas, uma pequena e outra grande, será que seria uma boa pedida? Achei interessante e ela é bem simples pois tem acionamento mecanico e é barato. Todas as outras são caras acima de 300 conto e vem cheio de eletronica....
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  • #7
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    E ai Nava, blz?!

    Kra, a Tbi entrada dupla foi muito usada nos Gol, sendo a primeira geração nos GTs/GTi.

    No GTs era considerado 2 estágios, pois que me lembre de ter lido em algum canto da net, onde essa caracterização era em função das aberturas das borboletas serem diferentes.....

    Essa é uma boa TBi, porém terá que fazer uma flange de acoplamento pois o coletor do samurai tem a entrada menor que a saida da TBi. Ela é usada para projetos de injeção dos GM151, então deve apresentar boa vazão....

    Neste topico - http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...ronica-28.html (Opala 4cc com injeção eletronica) - foi discutido uma pouco sobre o uso dela!

    Não investi em TBi pq meu projeto era outro, fazer uma MPFi... Mas é uma boa coisa sim.....


    Aproveitando, estive observando que meu motor começou a fumar um pouco ... Coisa pouco, nem percebe-se o nivel do oleo abaixar! Mas para quem ta com mais de 150k rodado, tava na hora de começar a apresentar alguma coisa!
    Vc que fez algumas pesquisas, sabe se além dos kit padrões de pistão (medidas como 0.25, 0.5, etc.) existe alguma receita mais picante para o motor do samurai?!
    Em caso do meninão bater as botas, penso em fazer um ups na retifica... Coisa futura, claro!


    Abs
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  • #8
    Vou trocar toda a admissão para mpfi mais tbi nova.
    Olhe, o motor do suzuki é bem "enxuto" nada que possa ser feito que realmente valha a pena em relação a cilindrada, etc.
    Cabeçote tb...talves comando mais nervoso como o da low range.
    Mas eu to botando fé na injeção...meu jipe é leve e se eu tiver uns 80/90cv a relação peso/potencia ficará ótima e a confiabilidade suzuki de sempre.
    Apareceu um motor de vitara pra comprar...mas to hesitando em partir para 1.6.
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  • #9
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    Entendi....
    Bom, vamos ver o que faço qdo o bixão abrir o bico!!!
    Capaz de mudar um pouco a medida do pistão, usar o .25 ao inves de standard! Vejamos!!!

    E qual admissão vc vai usar?!
    Vai montar um coletor MPFI novo e usar tbi dulpa de gol?!
    ___
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  • #10
    Farei o coletor personalisado.
    .25 nao resolve nada em cilindrada.
    Nao tem espaço para mexer muito. Uma camisa tá 3 mm uma da outra.
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  • #11
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    Eh q os kits que vendem de samuca são Standard, .25, .50 e .75....

    Ou usar a indicação de pistão de fiesta endura 1.3, mas ai não sei qtos mm vai a medida!

    Mexi pouca coisa na potência, mas realmente é mais pra beber q ganhar pangares! kkkk
    ___
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  • #12
    Marvin, pistao do endura é mesmo diametro mas o do samurai tem as entradas das cabeças de valvulas sobre o pistão. Acho que não é compativel.

    Pra aumentar a cilindrada tem que mexer 5 mm no diametro pelo menos...
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