Vamos lá.
Marcos W,
"Então, o meu Samurai tá original, to com o distribuidor mesmo. Não mexi na minha bobina, mas fiz um teste com o modulo da FuelTech e eu to desconfiado do meu sensor de rotação. Dei a partida do motor e ele não registrou rotação, sem rotação o módulo não aciona a ignição. To com o sensor de rotação efeito Hall, vou tentar dar uma revisada no conjunto ou trocar o sensor.
Gerei o gráfico da partida do meu motor, dá para ver que o RPM se mantém zero o tempo todo e não tem ignição. A única variação é do sensor MAP."
[Marvin] Marcos, vc deu partida no motor e ele pegou ou não, correto?! Pelo que vi, no final do gráfico, a partida funcionou pois a tensão da bateria caiu, a pressão da bomba subiu, o bico injetor foi aberto pois oscilou a tensão nele. O q ta confuso é q pressão da ignição e a MAP estão com a msm cor no gráfico, e o que seria o sinal no bloco 2 com a cor amarela.
Mas, aparentemente, vc não teve rpm pois não parece ter ocorrido a centelha na câmara de combustão.
Veja, o motor de partida dá o primeiro impulso para a compressão do combustível no cilindro, veja q ocorreu a injeção como indicado no gráfico pela oscilação da tensão no bico e a variação da pressão da bomba, porém se não tem centelha da bobina não ocorre a explosão e com isso o motor não pega e não entra em rotação, não gerando os pulsos de rpm.
Ainda acho que o problema pode ser na bobina!
Mas é fácil de ver... Vc tem um multimetro (ou testador de tensão, ou medidor de voltagem)?! Se tiver no sensor hall existem 3 fios, normalmente um preto, um vermelho e um colorido. O colorido é sinal do sensor. Meça os 3 fios, sendo q deverá ler: 0V no negativo, +12V no positivo e algum sinal oscilando no ultimo fio (peça alguém para dar a partida para ti enquanto mede o ultimo fio). Se oscilou na partida, seu sensor hall esta funcionando.
Na bobina, meça os 3 fios q chega nela (positivo +12V, negativo 0V e sinal algo entre 5V e 12V, não lembro certinho). Se tiver essas leituras a fueltech tb esta enviando o sinal para a bobina.
O teste da bobina é mais hard... Um teste simples é soltar o cabo de uma das velas e encostar perto de algum parafuso da carcaça do samuca ou do próprio bloco. Lembre de segurar pela parte plástica do cabo longe de onde encostar no parafuso senão vai tomar choque. Se sair a centelha durante a partida então a bobina esta boa. Caso contrário ela já foi pro saco...
Faça isso e depois a gente conversa mais...
Nava,
"Marvin, não entendo nada de modulos de injeção.
Pq escolheu a Aspro RF4 e não a Aspro.
Qula ful tech seria a similar a esta Aspro?
Por que vc vai ficar com EFI e modulo novo? Não entendi.
Os sensores que temos em nosso sistema serão usados nessa central sem problemas? Temp, TPS, MAP, etc?"
[Marvin] A diferença basica é porque a Aspro é somente para motores que vão trabalhar com o distribuidor. A Aspro RF4 vai trabalhar com o sistema de roda fonica, inutilizando o distribuidor e trabalhando com o sistema de centelha perdida (o msm do DD ou do DIS), ou seja, bobina com 2 sinais de entrada, gerenciando 2 bicos por vez num sistema semi sequencial de injeção. Em ambos os casos o sistema pode trabalhar como EFi ou MPFI.
Das fueltech qq uma é similar, sendo a mais básica a FT250. Assim como as fueltech, a Aspro tem vários módulos para carros turbos, aspirados, e de competição, e por ai vai... A diferença que na Aspro ele separa carro turbo/competição de carro de rua, tendo para essa aplicação menos funções na central e barateando o preço, e na fueltech vc usa um modelo em qq aplicação. A vantagem é que a Fueltech vem com display de calibração incorporado no modulo e a Aspro não, o display é a parte. Mas a calibração em ambas pode ser feita por software via notebook.
No final o que manda em tudo é preço. Comparei muito Aspro RF4, Fueltech, Mega Squirt (ou MSRacing) e até as Pandoo da vida.... Preços vão de meros R$900 reais a factíveis R$3.000.
Voltando a Aspro com Fueltech, a Aspro RF4 peguei em promo por R$860 em 6x (sendo o preço de fabrica R$945) e se quisesse o display teria q desembolsar mais R$540, somando um total de R$1485 com preço de fabrica, fora o cabo de soft por mais R$200 - ao todo final, R$1685 com display e R$1145 sem display. A fueltech mais em conta, FT250 sai por R$1490,00 mais R$200,00 de cabo - o todo final, R$1690 com display e cabo e R$1490 so no display.
O comparativo teria que ser, versão de fabrica, pé de boi:
Aspro com cabo e sem display x Fueltech com display e sem cabo - R$1145 x R$1490
E versão tope com todos acessórios:
Aspro com cabo e display x Fueltech com cabo e display - R$1685 x R$1690
Como vou fazer com um meca amigo, pagarei apenas R$860,00 do modulo pois ele tem o soft e cabo de comunicação. Display não preciso pois tenho outros relógios que medem a função do display. Se precisar, so compro mais o cabo por R$200 e mexo o resto em casa msm...
No final a conta básica é de papel de pão - escolhi pelo custo x beneficio, apenas!
Sobre instalar a Aspro e ficar em EFI é a fase do projeto. A ideia inicial era fazer um coletor MPFI por isso o uso da Aspro, porém como a grana ta curta escolhi mudar, numa primeira fase, o sistema de gerenciamento para a Aspro e instalar o sistema de DIS. Com isso elinimo todos os sensores do carro (MAP, MAF, IAC, etc.). A MAP e MAF a Aspro faz controle interno (todas essa centrais tem um emulador de MAP de até 7bar, na maioria 3bar é suficiente pro nosso caso).
Em resumo, é no máximo usar um sistema de gerenciamento de marcha lenta mecanico, fora isso tudo pela central.... Unica coisa que vai ficar original por hora é a TPS, q na segunda fase do projeto vai ser uma TPS de Corsa 1.6 antigo, mecanico e a cabo, pelo uso da TBi deste. O sensor de temperatura, vou ficar com o do painel original, a central usa o da linha fiat, um de bujão azul - codigo 4053 MTE.