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  • #1
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    Vamos lá.

    Marcos W,

    "Então, o meu Samurai tá original, to com o distribuidor mesmo. Não mexi na minha bobina, mas fiz um teste com o modulo da FuelTech e eu to desconfiado do meu sensor de rotação. Dei a partida do motor e ele não registrou rotação, sem rotação o módulo não aciona a ignição. To com o sensor de rotação efeito Hall, vou tentar dar uma revisada no conjunto ou trocar o sensor.
    Gerei o gráfico da partida do meu motor, dá para ver que o RPM se mantém zero o tempo todo e não tem ignição. A única variação é do sensor MAP.
    "

    [Marvin] Marcos, vc deu partida no motor e ele pegou ou não, correto?! Pelo que vi, no final do gráfico, a partida funcionou pois a tensão da bateria caiu, a pressão da bomba subiu, o bico injetor foi aberto pois oscilou a tensão nele. O q ta confuso é q pressão da ignição e a MAP estão com a msm cor no gráfico, e o que seria o sinal no bloco 2 com a cor amarela.
    Mas, aparentemente, vc não teve rpm pois não parece ter ocorrido a centelha na câmara de combustão.
    Veja, o motor de partida dá o primeiro impulso para a compressão do combustível no cilindro, veja q ocorreu a injeção como indicado no gráfico pela oscilação da tensão no bico e a variação da pressão da bomba, porém se não tem centelha da bobina não ocorre a explosão e com isso o motor não pega e não entra em rotação, não gerando os pulsos de rpm.
    Ainda acho que o problema pode ser na bobina!
    Mas é fácil de ver... Vc tem um multimetro (ou testador de tensão, ou medidor de voltagem)?! Se tiver no sensor hall existem 3 fios, normalmente um preto, um vermelho e um colorido. O colorido é sinal do sensor. Meça os 3 fios, sendo q deverá ler: 0V no negativo, +12V no positivo e algum sinal oscilando no ultimo fio (peça alguém para dar a partida para ti enquanto mede o ultimo fio). Se oscilou na partida, seu sensor hall esta funcionando.
    Na bobina, meça os 3 fios q chega nela (positivo +12V, negativo 0V e sinal algo entre 5V e 12V, não lembro certinho). Se tiver essas leituras a fueltech tb esta enviando o sinal para a bobina.
    O teste da bobina é mais hard... Um teste simples é soltar o cabo de uma das velas e encostar perto de algum parafuso da carcaça do samuca ou do próprio bloco. Lembre de segurar pela parte plástica do cabo longe de onde encostar no parafuso senão vai tomar choque. Se sair a centelha durante a partida então a bobina esta boa. Caso contrário ela já foi pro saco...

    Faça isso e depois a gente conversa mais...



    Nava,
    "Marvin, não entendo nada de modulos de injeção.
    Pq escolheu a Aspro RF4 e não a Aspro.
    Qula ful tech seria a similar a esta Aspro?

    Por que vc vai ficar com EFI e modulo novo? Não entendi.

    Os sensores que temos em nosso sistema serão usados nessa central sem problemas? Temp, TPS, MAP, etc?
    "

    [Marvin] A diferença basica é porque a Aspro é somente para motores que vão trabalhar com o distribuidor. A Aspro RF4 vai trabalhar com o sistema de roda fonica, inutilizando o distribuidor e trabalhando com o sistema de centelha perdida (o msm do DD ou do DIS), ou seja, bobina com 2 sinais de entrada, gerenciando 2 bicos por vez num sistema semi sequencial de injeção. Em ambos os casos o sistema pode trabalhar como EFi ou MPFI.

    Das fueltech qq uma é similar, sendo a mais básica a FT250. Assim como as fueltech, a Aspro tem vários módulos para carros turbos, aspirados, e de competição, e por ai vai... A diferença que na Aspro ele separa carro turbo/competição de carro de rua, tendo para essa aplicação menos funções na central e barateando o preço, e na fueltech vc usa um modelo em qq aplicação. A vantagem é que a Fueltech vem com display de calibração incorporado no modulo e a Aspro não, o display é a parte. Mas a calibração em ambas pode ser feita por software via notebook.
    No final o que manda em tudo é preço. Comparei muito Aspro RF4, Fueltech, Mega Squirt (ou MSRacing) e até as Pandoo da vida.... Preços vão de meros R$900 reais a factíveis R$3.000.
    Voltando a Aspro com Fueltech, a Aspro RF4 peguei em promo por R$860 em 6x (sendo o preço de fabrica R$945) e se quisesse o display teria q desembolsar mais R$540, somando um total de R$1485 com preço de fabrica, fora o cabo de soft por mais R$200 - ao todo final, R$1685 com display e R$1145 sem display. A fueltech mais em conta, FT250 sai por R$1490,00 mais R$200,00 de cabo - o todo final, R$1690 com display e cabo e R$1490 so no display.

    O comparativo teria que ser, versão de fabrica, pé de boi:
    Aspro com cabo e sem display x Fueltech com display e sem cabo - R$1145 x R$1490
    E versão tope com todos acessórios:
    Aspro com cabo e display x Fueltech com cabo e display - R$1685 x R$1690

    Como vou fazer com um meca amigo, pagarei apenas R$860,00 do modulo pois ele tem o soft e cabo de comunicação. Display não preciso pois tenho outros relógios que medem a função do display. Se precisar, so compro mais o cabo por R$200 e mexo o resto em casa msm...
    No final a conta básica é de papel de pão - escolhi pelo custo x beneficio, apenas!

    Sobre instalar a Aspro e ficar em EFI é a fase do projeto. A ideia inicial era fazer um coletor MPFI por isso o uso da Aspro, porém como a grana ta curta escolhi mudar, numa primeira fase, o sistema de gerenciamento para a Aspro e instalar o sistema de DIS. Com isso elinimo todos os sensores do carro (MAP, MAF, IAC, etc.). A MAP e MAF a Aspro faz controle interno (todas essa centrais tem um emulador de MAP de até 7bar, na maioria 3bar é suficiente pro nosso caso).
    Em resumo, é no máximo usar um sistema de gerenciamento de marcha lenta mecanico, fora isso tudo pela central.... Unica coisa que vai ficar original por hora é a TPS, q na segunda fase do projeto vai ser uma TPS de Corsa 1.6 antigo, mecanico e a cabo, pelo uso da TBi deste. O sensor de temperatura, vou ficar com o do painel original, a central usa o da linha fiat, um de bujão azul - codigo 4053 MTE.
    4X4 Brasil
    ___
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  • #2
    Entendi.

    Marvin, estava estudando aqui o coletor para receber 4 bicos. Poderíamos fazer uma flange entre o coletor original e o motor, tipo uns 30 mm de espessura para colocar os bicos bem em frente do cilindro?
    Como dimensionar o angulo de injeção?
    Vazão de bico o modulo faz tudo sozinho?
    Roda fônica para trilha e lama é confiável? Veja que temos nosso distribuidor a km de altura e nunca tive problemas.
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  • #3
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    Nava,

    Marvin, estava estudando aqui o coletor para receber 4 bicos. Poderíamos fazer uma flange entre o coletor original e o motor, tipo uns 30 mm de espessura para colocar os bicos bem em frente do cilindro?
    Eh uma possibilidade, usar uma flange! Mas não sei qual seria a angulação do bico e se 30mm seriam suficientes para fazer o ângulo de injeção do bico no cilindro. Mas acredito que dê sim... Até onde eu vi, usa-se o coletor por ter espaço nos dutos de admissão do ar e acertar o ângulo do bico. Tome cuidado para que a flange não fique grande e faça com que o coletor fique próximo da lataria ou qq outra peça na lateral do carro.

    Como dimensionar o angulo de injeção?
    Essa é uma pergunta que não sei te responder. Quando eu for fazer, vou levar num preparador de carros e pedir pra ele fazer. Espero que ele calcule certo tb... rs.s!


    Vazão de bico o modulo faz tudo sozinho?
    A vazão do bico é controlado por tempo de abertura (ou seja, quanto tempo o modulo energiza o bico). Existe no site da fueltech uma calculadora de vazão para o tipo de aplicação do bico. Lá dá pra ter uma ideia do tempo de abertura que vc terá que usar frente à sua aplicação. Uma vez descoberto o tempo e programado o modulo é so alegria!
    Avanço do motor, controle de rotação para quente ou frio, MAP, ajuste da RPM para acionar o AC, tudo a ECM controla.


    Roda fônica para trilha e lama é confiável? Veja que temos nosso distribuidor a km de altura e nunca tive problemas.
    Pensei a msm coisa q vc... Porém a roda fônica trabalha por sensor magnético, ou seja, é uma roda dentada com um sensor magnético próximo a ela. Então toda vez a o dente da roda de ferro passa no sensor o campo magnético oscila criando um pulso. Logo, msm se tiver barro ou agua na roda fônica, o sensor vai oscilar pela variação do campo magnético. Pesquisei bastante sobre isso tb, e conversando com o mecânico que vai mexer no meu samuca, ele falou q usa esse sistema numa gaiola... E se na gaiola não dá pau....

    Abs
    ___
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  • #4
    Gaiola anda com o motor na traseira....mas ok.
    Vamos em frente.
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  • #5
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    Isso é verdade, anda com motor na traseira.
    Mas esta mais exposto a batidas e sujeiras da trilha.... E olha que o bixo manda ver nas poças!!!
    ___
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  • #6
    Marvin, quando dou partida meu samuca com motor quente dá uma acelerada até uns 2k rpm e depois volta na lenta, como regulo isso? O outro não fazia.
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  • #7
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    Nava,
    Até onde sei esse é o funcionamento normal dos motores de samurai.

    Quando esta frio o motor sobre o giro até uns 2k rpm e mantém até aquecer, depois vai diminuindo com o tempo (quanto mais quente o motor, mais baixa a rotação) até a rotação em lente na faixa de 900rpm...

    Quando esta quente, ele sobe até o limite da rotação de 2k, e como o motor esta quente, baixa direto para a lenta de 900rpm.

    Se estiver fora desse funcionamento que vc teria que regular....
    ___
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  • #8
    Outra dúvida: se eu retirar a mangueira de entrada do ar da tbi e por a mao fechando o ar o que deveria acontecer?
    O meu não alterar nada...diminui um pouco a rotação....não deveria desligar?
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  • #9
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Outra dúvida: se eu retirar a mangueira de entrada do ar da tbi e por a mao fechando o ar o que deveria acontecer?
    O meu não alterar nada...diminui um pouco a rotação....não deveria desligar?
    Não.
    Ele baixa e fica no treme treme.

    Outra coisa: ao ligar, você disse que a rotação vai lá pra 2Krpm e depois normaliza.
    Apesar do amigo afirmar que é normal (com motor frio), tenho minhas dúvidas.
    Acabei de passar por isso com o Vitara (a rotação ia direto pra 2K / 2,5K e ia caindo ou de 2K despencava para 1krpm, nas paradas). Era o atuador (e regulagem) de marcha lenta.

    No meu Samurai também passei por isso e era o mesmo sintoma. Após a regulagem de ponto, ficou tudo 'normal'. Girando a chave, frio ou quente, a rotação não passava de 1,3Krpm e depois sim, baixava, estabilizando.

    Acho que vale uma limpeza no contato e no atuador (MAP).

  • #10
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    A mangueria do throttle vc diz?! - http://suzukioffroad.com.br/tecnica/ThrottleOpener.pdf

    Se for essa quando em aberta a rotação deve subir, e ao fechar abaixa a rotação novamente! Mas não chega a morrer não!

    Qual seu motor, 97?!
    ___
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  • #11
    Me refiro a boca de entrada principal do ar 50mm....fecha ali e ele nao pára...

    O meu outro motor ele fazia isso, subia até uns 1300rpm...esse vai até 2000...tem que ter algo rpa regular isso.
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  • #12
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    Mas.Marco,
    Segundo link q passei a rotação nos samurai deve subir até 2k rpm sim... e dai cair....
    Se tiver abaixo disso, como no seu caso em 1,3, o regulador esta fora dos padrões de fabrica da suzuki....

    Desregular a tbi e seus sensores, nos samurais, não é coisa difícil de acontecer... Eu msm em 3 anos tiver q regular 2x minha tbi junto com regulador da lenta.... A limpeza de contato é sempre bem vinda, mas vale lembrar que nosso amigo NAVA acabou de "remontar" todo o motor dele, então deve ter limpado e verificados todos os contatos....
    ___
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