Estou precisando trocar o óleo do cambio do meu (GV 1.6 16V 99), vulgo Chapolin.
Comprei esse carro não faz muito tempo, e embora o carro tenha um bom histórico de manutenção, não encontrei nos relatórios informações de que o óleo do cambio tenha sido trocado. Meu mecânico viu o óleo que está no carro, pela vareta, e comentou que pode não ser o óleo correto, tendo em vista que o óleo encontrado é marrom claro, e o óleo de câmbio automático tipicamente é vermelho. Ou seja, é recomendável trocar o óleo pra ter certeza do óleo que estou usando, e evitar dor de cabeça mais pra frente.
O óleo especificado é o Dexron III, e existem varias opções no mercado.
Liguei para uma oficina especializada, me passaram um orçamento para a troca com a máquina. Ocorre que o cara me indicou um óleo sintético da Total, cujo preço é de R$ 50,00 o litro. São 7 litros mais 1 litro para fazer a limpeza do sistema, portanto são 400 reais só de óleo. Ele comentou que tem um outro mineral, também Dexron III, que pode ser usado "mas não recomenda".
Como uso pouco o carro, estou pensando em colocar o óleo mais simples possível, que atenda às especificações do manual. Se for o caso, prefiro lá na frente trocar o óleo com quilometragem menor, do que colocar um óleo mais caro agora, mas que poderá vencer pelo tempo.
Alguém tem experiência com isso, a ponto de recomendar uma marca de óleo ATF que atenda às minhas necessidades?