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  • #1
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    Grand Vitara: câmbio manual ou automático?




    Quero comprar um Grand Vitara usado. Como se trata de um veículo com pelo menos 10 anos de uso, fico na dúvida: comprar com câmbio automático é mais provável de ter dor de cabeça, ou não? Quem já fez conserto em câmbios de GV manual ou auto, o que fez e quanto gastou?

  • #2
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    Citação Postado originalmente por -Eduardo- Ver Post
    Quero comprar um Grand Vitara usado. Como se trata de um veículo com pelo menos 10 anos de uso, fico na dúvida: comprar com câmbio automático é mais provável de ter dor de cabeça, ou não? Quem já fez conserto em câmbios de GV manual ou auto, o que fez e quanto gastou?
    Uma pena não movimentarem este tópico... Tenho a mesma dúvida.
    Vedovi

  • #3
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    Citação Postado originalmente por -Eduardo- Ver Post
    Quero comprar um Grand Vitara usado. Como se trata de um veículo com pelo menos 10 anos de uso, fico na dúvida: comprar com câmbio automático é mais provável de ter dor de cabeça, ou não? Quem já fez conserto em câmbios de GV manual ou auto, o que fez e quanto gastou?
    Recomendo o GVIII na versao automatico, o GVII só dirigi o manual desta forma não posso dar opinião, mas no GVIII acho melhor o automatico até em trilha em relação ao Manual, fora que para subir ladeira o automatico não perde velocidade devido ao conversor de torque que vai transformando rotação em torque.
    Grand Vitara 2013 4x2 Auto
    Ex Sportage 2009 4x2 Auto

  • #4
    Usuário Avatar de vedovi
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    Citação Postado originalmente por arlysonmark Ver Post
    Recomendo o GVIII na versao automatico, o GVII só dirigi o manual desta forma não posso dar opinião, mas no GVIII acho melhor o automatico até em trilha em relação ao Manual, fora que para subir ladeira o automatico não perde velocidade devido ao conversor de torque que vai transformando rotação em torque.
    Boa Arlyson.
    Mas ouvi que a GVIII na automatica só tem 4 marchas, e quem dirigi questiona a possibilidade de ter 5 ou 6...
    Sendo assim, fico na dúvida, principalmente se há diferença na questão de consumo.

  • #5
    Usuário Avatar de mrlang71
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    Citação Postado originalmente por vedovi Ver Post
    Boa Arlyson.
    Mas ouvi que a GVIII na automatica só tem 4 marchas, e quem dirigi questiona a possibilidade de ter 5 ou 6...
    Sendo assim, fico na dúvida, principalmente se há diferença na questão de consumo.
    O GVIII automático tem 4 marchas, não precisa mais do que isso. O pessoal reclama que o carro não anda mas esquece que é um jeep em sua essência. Outro detalhe é que o 4X4 do GV III fica ligado direto, 30/70 e quando você aciona o 4X4 ele só redistribui isso para 50/50. Mesmo assim, o 2.0 chega a 160 de final. Iria mais se tivesse outra marcha? É possível, mas a uma velocidade destas você já está forçando o equipamento, não foi projetado para isso. Mais marchas não melhorariam muito o consumo, depende mais de como você pisa. Mais cavalos ajudariam mais do que mais marchas, tanto que o consumo do V6 não é pior do que o consumo da 2.0....
    Estou no meu segundo Grand Vitara 4X4 automático, e o consumo está diretamente relacionado como você dirige. Percursos curtos cheios de anda e para ele bebe, correr demais ele bebe, na estrada andando dentro da lei, 10/11 as vezes até 12 com o litro. Para alguns não é um patamar aceitável, mas em carros deste tamanha, difícil achar um supereconômico.
    O Câmbio automático é questão de gosto, tem gente que não se adapta, mas é um mimo que não requer muita manutenção, troca de óleo quando for recomendado e pronto. No cambio mecânico, platô, disco e rolamento em menos tempo. Tudo vai depender de quanto você roda com o carro.
    Grand Vitara 2012 - parachoque de impulsão de aço inoxidável, aerofólio da edição limitada, molduras de farol e lanterna e retrovisores cromadas

  • #6
    Usuário Avatar de vedovi
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    Citação Postado originalmente por mrlang71 Ver Post
    O GVIII automático tem 4 marchas, não precisa mais do que isso. O pessoal reclama que o carro não anda mas esquece que é um jeep em sua essência. Outro detalhe é que o 4X4 do GV III fica ligado direto, 30/70 e quando você aciona o 4X4 ele só redistribui isso para 50/50. Mesmo assim, o 2.0 chega a 160 de final. Iria mais se tivesse outra marcha? É possível, mas a uma velocidade destas você já está forçando o equipamento, não foi projetado para isso. Mais marchas não melhorariam muito o consumo, depende mais de como você pisa. Mais cavalos ajudariam mais do que mais marchas, tanto que o consumo do V6 não é pior do que o consumo da 2.0....
    Estou no meu segundo Grand Vitara 4X4 automático, e o consumo está diretamente relacionado como você dirige. Percursos curtos cheios de anda e para ele bebe, correr demais ele bebe, na estrada andando dentro da lei, 10/11 as vezes até 12 com o litro. Para alguns não é um patamar aceitável, mas em carros deste tamanha, difícil achar um supereconômico.
    O Câmbio automático é questão de gosto, tem gente que não se adapta, mas é um mimo que não requer muita manutenção, troca de óleo quando for recomendado e pronto. No cambio mecânico, platô, disco e rolamento em menos tempo. Tudo vai depender de quanto você roda com o carro.
    Grato pela resposta MrLang71!
    Senti que sua resposta foi muito bem técnica e acertada, de quem realmente conhece a viatura e "gosta dela" rss..
    Estava inclinado a comprar manual, achando ser mais economico, pois não pretendo passar dos 160km hehe..
    Mas depois do seu relato, acho q vou encarar um Automático.

  • #7
    Usuário Avatar de CID DOS SANTOS SCALA
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    Citação Postado originalmente por mrlang71 Ver Post
    O GVIII automático tem 4 marchas, não precisa mais do que isso. O pessoal reclama que o carro não anda mas esquece que é um jeep em sua essência. Outro detalhe é que o 4X4 do GV III fica ligado direto, 30/70 e quando você aciona o 4X4 ele só redistribui isso para 50/50. Mesmo assim, o 2.0 chega a 160 de final. Iria mais se tivesse outra marcha? É possível, mas a uma velocidade destas você já está forçando o equipamento, não foi projetado para isso. Mais marchas não melhorariam muito o consumo, depende mais de como você pisa. Mais cavalos ajudariam mais do que mais marchas, tanto que o consumo do V6 não é pior do que o consumo da 2.0....
    Estou no meu segundo Grand Vitara 4X4 automático, e o consumo está diretamente relacionado como você dirige. Percursos curtos cheios de anda e para ele bebe, correr demais ele bebe, na estrada andando dentro da lei, 10/11 as vezes até 12 com o litro. Para alguns não é um patamar aceitável, mas em carros deste tamanha, difícil achar um supereconômico.
    O Câmbio automático é questão de gosto, tem gente que não se adapta, mas é um mimo que não requer muita manutenção, troca de óleo quando for recomendado e pronto. No cambio mecânico, platô, disco e rolamento em menos tempo. Tudo vai depender de quanto você roda com o carro.
    Achei muito boa a sua resposta, e de fato, falar em economia em um jipe 4x4 integral e permanente, com cerca de 1500kg, é um grande contra-senso, quem compra este veiculo ja tem que saber que está levando muita robustez e capacidade off road comprovada Suzuki.

    Tenho um modelo mecanico de 5 marchas pois avaliei melhor a questão de aplicação em off road e tambem o fator economia/desempenho, mas depois dessa sua resposta e o uso a maior parte do tempo no ambiente urbano, creio que o automatico vai muito bem. Para mim nao interessa se tem apenas 4 marchas, afinal o projeto é para ter, MESMO, estas 4 marchas e me levar onde NENHUM outro SUV de madame desses que estão aí no mercado podem me levar.
    Quem compra Suzuki sabe exatamente o que quer.
    Jeep Compass 4x4
    Ex- SUZUKI S-CROSS GLS 15/16

    Ex- GV III 4X4 2011 MT/Tracker 2008

  • #8
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    Citação Postado originalmente por CID DOS SANTOS SCALA Ver Post
    Achei muito boa a sua resposta, e de fato, falar em economia em um jipe 4x4 integral e permanente, com cerca de 1500kg, é um grande contra-senso, quem compra este veiculo ja tem que saber que está levando muita robustez e capacidade off road comprovada Suzuki.

    Tenho um modelo mecanico de 5 marchas pois avaliei melhor a questão de aplicação em off road e tambem o fator economia/desempenho, mas depois dessa sua resposta e o uso a maior parte do tempo no ambiente urbano, creio que o automatico vai muito bem. Para mim nao interessa se tem apenas 4 marchas, afinal o projeto é para ter, MESMO, estas 4 marchas e me levar onde NENHUM outro SUV de madame desses que estão aí no mercado podem me levar.
    Quem compra Suzuki sabe exatamente o que quer.

    CID... Quero fazer justamente isso que você fez. Tenho um Tracker e vou passar para um GVIII Auto. Me diz as melhorias e o que você mais sente falta!!

    Se se puder ajudar, agradeço
    Ford Ranger 3.0 2012 LIMITED 265/70 R16

  • #9
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    eu sugiro manual - muito mais emoção e controle do carro - menor consumo - mais agilidade - em qualquer subida mais íngreme o cambio automatico reduz de marcha sem necessidade. Mas caso vc não goste muito de dirigir e queira comodidade, va no automatico
    Tiguan TSI e pronto!
    Ex Grand Vitara III 2010, 4X4, Mecanica + Filtro K&N + Protetor de Carter + Protetor de Transmissao

  • #10
    Câmbio automático é igual a beijo na boca: você só descobre como é bom depois que experimenta.
    Pajero Full 2p, 3.8-V6 2015 (ex GV-V6 2010)

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Marco Antonio Helio Ver Post
    Câmbio automático é igual a beijo na boca: você só descobre como é bom depois que experimenta.
    kkkk tudo muito bom mas esse foi jóia! kkk Tenho uma tracker manual e depois de muito tempo comprei uma fielder auto pra minha digníssima. O carro tem SO 4 marchas e eu não entendo pra que querer mais que isso. Mesmo sendo 1.8 o carro anda muito mais que a Tracker e de longe bebe muito menos. A tracker faz em média de 10 na cidade e estrada, mesmo com os 25% de álcool, pisando ou andando como monge tibetano não muda muito (carro muito bem cuidado mecanicamente). Já a fielder faz a média de 13 e se pisar faz quase 9, tb só gasolina. Depois de ter dirigido uma GV2 2000 v6 auto e a fielder eu me pergunto até hoje: pq brasileiro ainda gosta de carro manual? acho que é so uma questão de costume, pq quem experimente não volta nunca mais. Carro automático é tudo de bom! muito mais comodo, se vc souber dirigir usando o over drive o carro não bebe, não deslancha e para certo quando vc precisa. é mais fácil de dirigir, te estressa menos no transito, vc tem mais tempo no seu cérebro pra prestar atenção em outras coisas no transito do que ficar trocando de marcha (mesmo sendo mentalmente automático, vc só percebe isso depois de um tempo). em trilha leve o carro gv2 auto atende muito bem, tanto no 4x4 quanto na reduzida. Na subida não falta torque e na descida vc nem pisa no acelerador ou freio. O carro parece que sabe que vc está numa ladeira e tudo fica "automático", é lindo! Na tracker manual vc tem que reduzir primeira, controlar freio e embreagem, um saco na lama! Quanto a manutenção se for um carro decente (projetos japa são bem parrudo: mit, suz, Toyota) (os cambios auto gm por exemplo que trouxeram pro brasil tiveram projeto coxa, como a meriva e dai so deu m..) e for bem revisado não vejo problema. Dá problema se o proprietário não souber o que é óleo de câmbio: tem que trocar e fazer a manutenção como se fosse um motor, tirando isso, pastilha de freio é baratinho! Olha o video que eu fiz depois de me indignar com os preços do serviço bico..., galera tem medo de cambio automatico e as oficinas metem a faca:
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17

  • #12
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    Marco Antônio, você pode me passar mais informações do que foi feito em seu carro? Estou atrás de um GV III, quero trocar o GM Tracker que estou hoje, mas tenho "medo" de deixar o GV III mais off Road. Se puder, pode mandar fotos? Abraço é muito obrigado!
    Ford Ranger 3.0 2012 LIMITED 265/70 R16

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