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  • #1
    Usuário Avatar de Pedro Brito
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    Câmbio automático Grand Vitara




    Olá Pessoal,

    Em clima de "eu, eu, eu o Cruzeiro se..." venho compartilhar minha felicidade com os colegas.

    Pela enésima vez que meu Samurai quebrava o feixe de molas, eu decidi trocar de Jipe. Fazendo as contas, consegui comprar um Grand Vitara 3 portas 1.6 16v.
    (Em tempo posto algumas fotos). Estou satisfeitíssimo até agora com o "Gaspar".
    É um excelente carro para a cidade, com uma boa motorização, cabe em qualquer vaga, enfim, tem confortos que meu antigo Samurai não tinha. Ainda não tive tempo de colocar ele no mato, mas pretendo.

    Estou recorrendo ao Forum para uma dúvida que veio junto com ele: o câmbio automático. Já esqueci que tenho pé esquerdo, já descobri que para forçar a troca de marchas é só dar um toquinho no acelerador, além de outros truques.

    Minha dúvida é: a única forma de reduzir a marcha é diminuindo a velocidade? Pode parecer uma pergunta óbvia, mas se existe alguma dica para reduzir a marcha em subidas por exemplo, seria de grande ajuda. Sinto muita falta de ter o controle de poder reduzir de acordo com a necessidade. Isso é possível?

    Grande abraço a todos do Forum.
    Pedro Brito
    Grand Vitara "Gaspar" 99 1.6 16v
    "And in the end, the love you take, is equal to the love you make."

  • #2
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Pedro, parabéns pela aquisição, o GV é um belo carro. Adoro carros automáticos.

    Com o tempo, você se acostuma a tirar o máximo dele, aprende a trocar as marchas quase como se fosse manual.

    Existe um cabo que se chama kickdown, que força a redução de marcha quando você pisa fundo no acelerador. Veja se o seu está bom. Fora isso, se pisar mais e o carro "sentir" necessidade, ele deve reduzir. Outra opção é ligar o power, ele troca mais tarde a marcha, comparando com a mesma pisada e a tecla power desligada.

    Em estradas, eu gosto muito de usar o botão do overdrive. Ele fica na alavanca de propósito, para facilitar o uso. Com o overdrive off, ele muda para a terceira marcha (desliga a quarta ou overdrive). Numa subidinha, para ultrapassar ou até mesmo para entrar mais forte numa curva, experimente apertar o botão e desligar o O/D. O torque melhora muito e não é necessário pisar tanto no acelerador. Depois nã esquece de ligar de novo.

    Outra coisa que você pode fazer à vontade é mudar a marcha na alavanca, passar do D para 2 ou 1 (L). Você sabe que no carro automático você pode passar de D para 2 ou L a qualquer velocidade? Dá medo, hehehe. Mas se você estiver a 120 km/h e quiser fazer uma frenagem de emergência pode tacar em 2 ou até mesmo em L. Ele vai passar para a 3 no limite de giro, depois para 2 no limite de giro e depois para L no limite também.

    O câmbio auto é muito legal, aprenda a usá-lo bem e é só alegria.

    Outra coisa. Se a alavanca estiver em "2" e a tecla power ligada, o carro sai na segunda marcha, não usa a primeira. Isso serve para situações de piso sem aderência: neve, areia fofa ou lama.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
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  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Brito
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Pedro, parabéns pela aquisição, o GV é um belo carro. Adoro carros automáticos.

    Com o tempo, você se acostuma a tirar o máximo dele, aprende a trocar as marchas quase como se fosse manual.

    Existe um cabo que se chama kickdown, que força a redução de marcha quando você pisa fundo no acelerador. Veja se o seu está bom. Fora isso, se pisar mais e o carro "sentir" necessidade, ele deve reduzir. Outra opção é ligar o power, ele troca mais tarde a marcha, comparando com a mesma pisada e a tecla power desligada.

    Em estradas, eu gosto muito de usar o botão do overdrive. Ele fica na alavanca de propósito, para facilitar o uso. Com o overdrive off, ele muda para a terceira marcha (desliga a quarta ou overdrive). Numa subidinha, para ultrapassar ou até mesmo para entrar mais forte numa curva, experimente apertar o botão e desligar o O/D. O torque melhora muito e não é necessário pisar tanto no acelerador. Depois nã esquece de ligar de novo.

    Outra coisa que você pode fazer à vontade é mudar a marcha na alavanca, passar do D para 2 ou 1 (L). Você sabe que no carro automático você pode passar de D para 2 ou L a qualquer velocidade? Dá medo, hehehe. Mas se você estiver a 120 km/h e quiser fazer uma frenagem de emergência pode tacar em 2 ou até mesmo em L. Ele vai passar para a 3 no limite de giro, depois para 2 no limite de giro e depois para L no limite também.

    O câmbio auto é muito legal, aprenda a usá-lo bem e é só alegria.

    Outra coisa. Se a alavanca estiver em "2" e a tecla power ligada, o carro sai na segunda marcha, não usa a primeira. Isso serve para situações de piso sem aderência: neve, areia fofa ou lama.

    Abraços
    Caro Newton;

    Por acaso hoje vindo para o trabalho tive de subir uma ladeirinha mais pesada e acelerei mais fundo. Para minha surpresa e para confirmar sua dica, ele reduziu sim !!! Agora, depois de 2 semanas guiando no automático, acho que estou começando a pegar a manha mesmo. Na verdade é muito simples, né....basta esquecer do pé esquerdo.

    Quero pegar estrada com ele e ver seu comportamento. Consumo é o que mais me deixa curioso, mas agora não dá pra se arrepender....hehehehe.

    Enfim. Muito obrigado pelas dicas. Realmente é um grande carro.

    Abraços.
    Pedro Brito
    Grand Vitara "Gaspar" 99 1.6 16v
    "And in the end, the love you take, is equal to the love you make."

  • #4
    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Pedro, parabéns pela aquisição, o GV é um belo carro. Adoro carros automáticos.

    Com o tempo, você se acostuma a tirar o máximo dele, aprende a trocar as marchas quase como se fosse manual.

    Existe um cabo que se chama kickdown, que força a redução de marcha quando você pisa fundo no acelerador. Veja se o seu está bom. Fora isso, se pisar mais e o carro "sentir" necessidade, ele deve reduzir. Outra opção é ligar o power, ele troca mais tarde a marcha, comparando com a mesma pisada e a tecla power desligada.

    Em estradas, eu gosto muito de usar o botão do overdrive. Ele fica na alavanca de propósito, para facilitar o uso. Com o overdrive off, ele muda para a terceira marcha (desliga a quarta ou overdrive). Numa subidinha, para ultrapassar ou até mesmo para entrar mais forte numa curva, experimente apertar o botão e desligar o O/D. O torque melhora muito e não é necessário pisar tanto no acelerador. Depois nã esquece de ligar de novo.

    Outra coisa que você pode fazer à vontade é mudar a marcha na alavanca, passar do D para 2 ou 1 (L). Você sabe que no carro automático você pode passar de D para 2 ou L a qualquer velocidade? Dá medo, hehehe. Mas se você estiver a 120 km/h e quiser fazer uma frenagem de emergência pode tacar em 2 ou até mesmo em L. Ele vai passar para a 3 no limite de giro, depois para 2 no limite de giro e depois para L no limite também.

    O câmbio auto é muito legal, aprenda a usá-lo bem e é só alegria.

    Outra coisa. Se a alavanca estiver em "2" e a tecla power ligada, o carro sai na segunda marcha, não usa a primeira. Isso serve para situações de piso sem aderência: neve, areia fofa ou lama.

    Abraços
    Newton, finalmente alguem que me explicasse direito todas as marchas!
    Ja sabia de muita coisa que tem ai, mas não assim tão didaticamente entendido!

    Obrigado! Isso vale para todos os carroS automaticos? L200, pajero tudo?
    GV - 2.0 16v Lift 2 rc4x4, Cofap D - Cofap Turbo gas T, molas orig D, molas opala 6c T.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Newton, finalmente alguem que me explicasse direito todas as marchas!
    Ja sabia de muita coisa que tem ai, mas não assim tão didaticamente entendido!

    Obrigado! Isso vale para todos os carroS automaticos? L200, pajero tudo?
    Giovanni, vale sim. Hoje em dia existem caixas mais modernas e com muitas outras funções, como as Tiptronic. Mas as "normais" têm o mesmo funcionamento. Algumas podem não ter a tecla power ou sport.

    A condução do carro auto pode não ser esportiva como um manual, mas quando você acostuma a tirar o máximo dele a condução fica muito legal. Em trilhas com muita erosão elas são show de bola. Fora que elas são seladas (só tem o respiro, normalmente acima da vareta de óleo), pode mergulhar à vontade que não tem o problema da embreagem.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Giovanni, vale sim. Hoje em dia existem caixas mais modernas e com muitas outras funções, como as Tiptronic. Mas as "normais" têm o mesmo funcionamento. Algumas podem não ter a tecla power ou sport.

    A condução do carro auto pode não ser esportiva como um manual, mas quando você acostuma a tirar o máximo dele a condução fica muito legal. Em trilhas com muita erosão elas são show de bola. Fora que elas são seladas (só tem o respiro, normalmente acima da vareta de óleo), pode mergulhar à vontade que não tem o problema da embreagem.

    Abraços
    Oi Newton beleza?!

    Também acabei de adquirir uma GV 2000 2.0 automática e estou aprendendo a utilizar este câmbio! Obrigado pelas dicas! vou testar!

    Abraço, Denis.

  • #7
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por Denis4x4 Ver Post
    Oi Newton beleza?!

    Também acabei de adquirir uma GV 2000 2.0 automática e estou aprendendo a utilizar este câmbio! Obrigado pelas dicas! vou testar!

    Abraço, Denis.
    Denis,

    É isso aeee...

    O Newton é especialista em Gv auto e varias outras coisas no carro, ele é gente boa..

    Qq duvida manda MP para ele..

    Boa sorte com a viatura nova..
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Pedro, parabéns pela aquisição, o GV é um belo carro. Adoro carros automáticos.

    Com o tempo, você se acostuma a tirar o máximo dele, aprende a trocar as marchas quase como se fosse manual.

    Existe um cabo que se chama kickdown, que força a redução de marcha quando você pisa fundo no acelerador. Veja se o seu está bom. Fora isso, se pisar mais e o carro "sentir" necessidade, ele deve reduzir. Outra opção é ligar o power, ele troca mais tarde a marcha, comparando com a mesma pisada e a tecla power desligada.

    Em estradas, eu gosto muito de usar o botão do overdrive. Ele fica na alavanca de propósito, para facilitar o uso. Com o overdrive off, ele muda para a terceira marcha (desliga a quarta ou overdrive). Numa subidinha, para ultrapassar ou até mesmo para entrar mais forte numa curva, experimente apertar o botão e desligar o O/D. O torque melhora muito e não é necessário pisar tanto no acelerador. Depois nã esquece de ligar de novo.

    Outra coisa que você pode fazer à vontade é mudar a marcha na alavanca, passar do D para 2 ou 1 (L). Você sabe que no carro automático você pode passar de D para 2 ou L a qualquer velocidade? Dá medo, hehehe. Mas se você estiver a 120 km/h e quiser fazer uma frenagem de emergência pode tacar em 2 ou até mesmo em L. Ele vai passar para a 3 no limite de giro, depois para 2 no limite de giro e depois para L no limite também.

    O câmbio auto é muito legal, aprenda a usá-lo bem e é só alegria.

    Outra coisa. Se a alavanca estiver em "2" e a tecla power ligada, o carro sai na segunda marcha, não usa a primeira. Isso serve para situações de piso sem aderência: neve, areia fofa ou lama.

    Abraços
    Muito boa a explicação! Acabamos de comprar um GV argentino 2001 2.0 16v a gasolina, e quase tive um treco. Na estrada não consigo passar dos 80km/h e não estou gostando nada do automático. Talvez seja falta de costume. Vamos tentar dirigir conforme suas dicas. Alguém que tem um desses pode dizer se é isso mesmo, bem lento na estrada? Na cidade até que vai bem, mas gasta bastante.

  • #9
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Citação Postado originalmente por marzavabo Ver Post
    Muito boa a explicação! Acabamos de comprar um GV argentino 2001 2.0 16v a gasolina, e quase tive um treco. Na estrada não consigo passar dos 80km/h e não estou gostando nada do automático. Talvez seja falta de costume. Vamos tentar dirigir conforme suas dicas. Alguém que tem um desses pode dizer se é isso mesmo, bem lento na estrada? Na cidade até que vai bem, mas gasta bastante.
    Tem algo errado com seu carro. Não é normal esse desempenho tão fraco. O carro não é um avião, mas até 120 chega na boa e sem esforço, mesmo com o carro carregado.
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #10
    Usuário Avatar de Chuva
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    Agradecimentos: 102
    O Cambio auto da GV3 melhora consideravelmente com a manutenção periodica



    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17

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