Postado originalmente por
Maeda
Yuki,
Comparando com meu aparelho GPS, a TR4 tem o velocímetro bem confiável, muito próximo do real. O meu Jimny tem a marcação quase que a mesma do GPS. Cerca de 2 a 3% de diferença. O Uno que tive não chegava nem perto do GPS e a Strada fica com uma diferença de quase 10% (do GPS), dependendo da velocidade. A distância percorrida também marca em torno de 7% a mais que o GPS. Por tudo isso é que eu disse que talvez os demais carros da marca possam ter não um defeito mas sim uma peculiaridade, seja para prevenir excessos de velocidade, seja por escolha do fabricante do equipamento... não sei. Em síntese, podemos dizer que o Jimny tem um hodômetro bastante confiável.
Agora, usando pneus 215, é quase certo que o carro estará marcando uma distância percorrida menor e apontando um consumo maior do que realmente faça. Por isso eu perguntei sobre o consumo pro Márcio Rahal.
Hoje eu fiz um percurso (no meu trabalho) de bastante morro e ladeiras com e sem pavimentação e alguns trechos de terra acidentado e com um pouco de lama. Pensei que a média fosse ser muito mais baixa. No final, marcou 11,4km/l. Considerando seu desempenho, achei o resultado ótimo.
Abraços.