Comprei uma Mohave a Diesel e nao me arrependi. O SUV é espetacular. Nem se compara com a HILUX. Motor 6 cilindros, 250 cavalos, torque 50kgf, aceleraçao de 0 a 100km/h rápida para um caro daquele tamanho/peso e, acima de tudo, muito conforto. A economia do consumo é inacrediável. Só para ter ideia do consumo:
cidade média = 10km/l
estrada a 80km/h = 16,5km/l
estrada a 100km/l = 14km/l
estrada a 120km/l = 12km/l
O carro é silencioso. resistente.espaçoso. tem mais opcionais que os demais (xenon, teto solar, bancos elétricos, )
se está em dúvida em comprar, estas sao minhas dicas.
Finalmente após avaliar diversas SUVs adquiri Mohave/Kia, tendo já rodado mil quilômetros.
Antes de opinar registro que anteriormente tive quatro Toyotas Hilux a última vendida agora uma SW4 (2007).
A Mohave em termos de conveniências e potência de motor é superior a qualquer concorrente da categoria.
Evidentemente há pequenos senões como os pneus que não estão a altura da SUV, e outras pequenas e insignificantes particularidades.
Mas em resumo o carro é fantástico. Fica um registro ou pedido àqueles que desejarem opinar. Antes de fazê-lo andem efetivamente no carro e não emitam opinião com base em teste drive, notícias Blogs ouinformações de terceiros curiosos que sequer conduziram boa quilometragem.
A opinião váida, penso, é de quem conduziu o testou suficientemente a SUV
Cláudio Leão
Finalmente após avaliar diversas SUVs adquiri Mohave/Kia, tendo já rodado mil quilômetros. Antes de opinar registro que anteriormente tive quatro Toyotas Hilux a última vendida agora uma SW4 (2007). A Mohave em termos de conveniências e potência de motor é superior a qualquer concorrente da categoria. Evidentemente há pequenos senões como os pneus que não estão a altura da SUV, e outras pequenas e insignificantes particularidades. Mas em resumo o carro é fantástico. Fica um registro ou pedido àqueles que desejarem opinar. Antes de fazê-lo andem efetivamente no carro e não emitam opinião com base em teste drive, notícias Blogs ouinformações de terceiros curiosos que sequer conduziram boa quilometragem. A opinião váida, penso, é de quem conduziu o testou suficientemente a SUV Cláudio Leão
Tchê Leão, tiveste algum problema com o diesel até o momento nessa Mohave?
Olá Guasca, prazer em falar com você novamente.
Não tive até o presente momento nenhum problema com o diesel no Mohave. Naturalmente uso somente o aditivado. Tenho visto alguma discussão sobre este assunto. Questionei outro proprietário conhecido de Mohave e um amigo de minha cidade que tem uma Disco 3, e ambos não notaram qualquer alteração ou sintoma negativo. abraços. Leão
Troquei minha Pajero Full 2004 diesel por uma Mohave gasolina V6 3.8 (o preço da versão diesel extrapolou meu orçamento). Eu me animei depois de visitar a Coréia e verificar que aquele país está num nível de desenvolvimento tecnológico de cair o queixo. Por enquanto, só rodei cerca de 2.000 km, mas já tenho algumas observações.
- A Mohave é mto superior à Full 2004 em: acabamento, equipamentos, conveniências, conforto em geral e no desempenho fantástico, propiciando ultrapassagens super seguras em viagens (o motor 275 HP é o mesmo da Hyundai Veracruz);
- Acho que equivale à Full na boa suspensão dianteira e multilink traseira (ao contrário dos eixos rígidos das Toyota), boa estabilidade tanto no asfalto quanto na terra, em costelas;
- Tenho saudade da Full principalmente no consumo (claro, era diesel). O câmbio automático tiptronic 5 marchas da Mohave V6 tb é bom e macio, mas o da Pajero me parece mais rápido (não diriji a Mohave diesel, mas o câmbio desta é de 6 marchas, alemâo, o mesmo do BMW X5, deve ser excelente!).
O consumo cuidadosamente anotado não é alto para um carro deste porte:
- Cidade: 7,5 km/l
- Estrada asfalto (100-130 km/h): 8,5 km/l
- Condições ideais, plano, sem vento, velocidade constante de 90 Km/h: 11 km/l
Enfim, acho que a Mohave cumpre muito bem o que promete. Estou satisfeito, apesar da marca não ter o charme e tradição das americanas ou européias nem, por enquanto, a boa reputação das japonesas (mas a evolução de qualidade e design da Kia nos últimos 10 anos é inacreditável). Paguei preço, comparativamente, bom (125 k), várias dezenas de k abaixo da Full nova.
Franelin, quanto a Toyota creio que é bem o que você disse. Alias esse face lift estate anunciado para 2011, pelo menos foi o que medisseram ano passado antes de eu trocar minha sw4 pela Mohave. Entao tem toda logica tua observaçāo. Fica a dúvida se a Toyota nāo via fazed uma migração direta em 2012, entendo que só face lift é pouco.nota que lea ficarà defazada em potência, conveniências, automatica de 4velocidades ?, etc. Se Mudar tudo isso nāo é mais lift. Neste caso volto para a Toyota se igualar Mohave nestes itens.
E da Mit Full estás sabendo alguma coisa?
Leao 77
Pessoal eu fiz uma pequena conta aqui, analisando o consumo de combustível dos carros a gasolina e a diesel. Bom, peguei o exemplo de um carro que roda 15000 km por ano. Estimei a permanência do carro por 5 anos com o mesmo proprietário (exagerando). Logo, em 5 anos, teria rodado: (5)*(15000)=75000 km.
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Vamos analisar agora qual o gasto com os combustíveis (Diesel/Gasolina). A autonomia de cada um, respectivamente, foi estimada em: (10km/l para o carro a diesel) e (5km/l para o carro a gasolina). O preço do litro de cada um combustível em Brasília está por: R$ 2,09 e R$ 2,94..
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Consumo total em litros de ambos os carros, com uma quilometragem total de 75000 km: Consumo de Diesel = (1/10)*75000 = 7500 litros
Consumo de Gasolina = (1/5)*75000 = 15000 litros.
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Considerando o preço do diesel (R$ 2,09) e da gasolina (R$ 2,94), ter-se-ia os seguintes gastos: Gasto com Diesel: (7500)*(2,09) = 15.675,00 reais
Gasto com Gasolina: (15000)*(2,94) = 44.100,00 reais.
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Então a diferença de preços dos consumos em 5 anos, tendo o carro rodado 75000 km, seria de: R$ = 44.100,00 – 15.675,00 = 28.425,00 reais.
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Preços das Mohaves em reais: R$ 169.900,00 (Diesel)
R$ 139.900,00 (Gasolina).
. Então a diferença de preços dos carros (0 km) é de:
R$ = 169.900,00 – 139.900,00 = 30.000,00 reais.
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Conclusão, em termos de combustível, nesse exemplo não há vantagem na diesel. Tudo bem que com o carro a gasolina se gasta mais dinheiro com combustível (R$ 28.425,00). Porém, a diferença de preços dos veículos zeros é de R$ 30.000,00. Logo, nesse caso, ainda há uma pequena vantagem para o veiculo a gasolina, que seria de aproximadamente (30.000 – 28452) = 1.575,00 reais. Claro, pode haver vantagem em outras características, mas em termos de combustível acho que não. Pessoal, não estou defendendo nada. Foi só um post para mostrar essa curiosidade minha. Tendo em vista que gosto da gasolina pelo silêncio do motor, questão de gosto apenas. Caso tenha alguma observação, por favor, fique a vontade para tecer os comentários, as opiniões são sempre válidas, desde que compostas com educação.
Grato
Gdansk,
Não discordo substancialmente de você, mas gostaria de dar o meu pitaco. Acho que vc exagerou na estimativa da diferença de consumo entre Diesel e gasolina. PARA UM MESMO MOTORISTA e nas mesmas condições, acho que seria mais realista estimar 10 km/L para o Diesel e 6,5 a 7 km/L para a gasolina. É claro que vai ter gente dizendo que faz muito diferente do que eu estimei e do que você estimou. Mas acho que o Diesel render exatamente o dobro da gasolina, como você supôs, é muito otimismo. De novo, é só o que eu acho, baseado na minha experiência com Blazer V6 (gasolina) e Blazer 2.8 Diesel.
Ou seja, a diferença de gasto com combustível em 5 anos deve ser ainda menor do que você estimou, reforçando o seu argumento.
No entanto, você deve considerar que normalmente os carros à gasolina têm maior depreciação do que os seus equivalentes à Diesel. Ao fim dos 5 anos isso pode equilibrar as contas ou até dar vantagem ao Diesel, se a pessoa rodar muito por ano.
Em suma, concordo que, no posto de combustível, O Diesel só traz vantagem a quem roda absurdamente muito por ano. A questão é que há outras variáveis a serem consideradas.
Eu, por exemplo, estou no seu time (dos que acabam optando pela gasolina).
Gostei do seu post!
Gdansk,
No entanto, você deve considerar que normalmente os carros à gasolina têm maior depreciação do que os seus equivalentes à Diesel. Ao fim dos 5 anos isso pode equilibrar as contas ou até dar vantagem ao Diesel, se a pessoa rodar muito por ano.
Era isso que eu iria escrever. Também tenho a impressão de que a diferença entre o valor de compra e o valor de revenda de uma Mohave diesel é proporcionalmente menor que o de suas congêneres a gasolina.
Há que se considerar também a liquidez do veículo a diesel, que é bem maior que o da gasolina. É só olhar no Webmotors. Mohave a diesel anunciada é bem rara, e se vendida próximo de seu valor Fipe, vende rapidinho, rapidinho.
Considerando esses dois aspectos, mais o prazer proporcionado por um torque muito maior que o da gasolina, o que deixa o veículo mais esperto na cidade, acho que o diesel é uma opção boa mesmo para quem roda pouco por ano, especialmente com um veículo de revenda mais difícil, como a Mohave.