Boa tarde a todos!
Vou descrever uma situação que está ocorrendo com meu Jipe Willys 1982 Ford OHC, pois estou em uma daquelas situações onde se corrige algo que estava muito errado no carro e depois vem uma cascata de outras coisas para serem resolvidas.
Esses dias fui fazer um passeio com o carro e ele começou a apresentar uma falha onde só andava com várias bombadas rápidas no acelerador. Chegando em casa ele parou de funcionar e verifiquei que a bomba de combustível não mandava gasolina para o carburador. Comprei uma bomba original Brosol, troquei e nada certo.
Retirei o tanque, e para minha surpresa havia um pano de chão esquecido lá dentro, que havia sido sugado pelo pescador impossibilitando o combustível de vir na linha. Também havia uma mangueira mais fina dentro da linha que chega no carburador (desespero do ex proprietário em reduzir consumo?)
Imaginando que a bomba nova havia sido estragada pelo vácuo formado na linha de entrada de combustível entupida pelo pano comprei uma nova bomba e instalei a mesma. Reparei que a linha de combustivel de entrada estava em contato com uma quina do chassis e também estava furada, corrigu os defeitos e troquei o filtro, a linha que vai dela até a bomba, mas não troquei a linha de retorno e a parte que vai do filtro para o tanque.
Demorou muito mas consegui fazer o carro funcionar, ele ficou muito forte como nunca havia sido antes, até assustador, porém no primeiro teste depois que o carro esquentou ele começou a falhar em acelerações mais fortes, chegando a pipocar o escapamento, principalmente em subidas.
Por estar com um giclê de alta muito grande (170) imaginei que se tratasse de excesso.
Fui dormir já chateado que hoje seria domingo e não teria como conseguir um giclê menor para o carburados (pensando em 145 pela altitude de onde vivo, 1400 metros).
Hoje cedo quando acordei resolvi tester o jipe e ele estava perfeito, mas faltava aquela potência nas acelerações mais bruscas. Estava me preparando para pegar a estrada quando ele falhou e morreu em uma subida. Fui olhar nas mangueiras de combustivel (sendo que troquei uma parte por silicone temporariamente para poder ver o fluxo) e havia bastante ar na mesma. Logo julguei ser pane seca.
Abasteci com 20 litros de combustivel e apos certo esforço ele pegou porém voltou a falhar em qualquer aceleração, algo que esperava como possível.
O que não consigo entender é que aparentemente quando acelero o carro ele está devolvendo gasolina pela entrada da bomba (pino sozinho grosso para baixo) e puxando gasolina pelo retorno (pino fino, junto de outro pino grosso que sai horizontal e que vai ligado no carburador.)
O carro funciona em lenta perfeito e redondo. Quando acelera ele assopra pelo carburador, o que é muito estranho e de fato olhei embaixo dele funcionando agora pouco e estava soprando bolhas de ar pela entrada e aparentemente sugando combustivel pelo retorno.
Estou feliz de ter descoberto que o sistema de combustível estava todo errado e agora poderei arrumar o jipe direitinho. Mas chateado com esse mistério que meus conhecimentos em mecânica não permitem resolver.
Enfim é isso, qualquer luz ou direção que possam me dar será muito bem vinda.
Abraços,
Alexandre