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  • #1
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    22/05/2009
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    Cool .Bateria ! Poucos sabem !




    vai ser um pouco extenso :
    Semana passada tive uma desagradável surpresa $$$$sobre bateria da minha toy . Vamos lá .todos sabem que está sendo difícil encontrar bateria de 1ª linha para toy até 92 ,aquela grandalhona de 130 A que vai embaixo do banco.Em três meses troquei duas da marca Cral.Coloquei duas Moura de 80 A .Aguentou dois anos,partida excelente,mas de dois meses para cá,se toy ficava parada ,virava partida ruim ,ou tinha que fazer chupeta ou carregava bateria numa engenhoca que fiz,um motor elétrico acionando um alternador de Chevete.
    Depois de funcionar ficava dando partida QUASE normal !Decidi mandar analisar baterias e ai a surpresa,uma completamente seca,sem água,e no adesivo colocado falava que não requer água e nem manutenção !!!!!
    Bateria com prata ,caixa alta ,SEM REPOSIÇAO DE ÁGUA e ai está o engodo!Lógico que não tinha cheiro tipíco das baterias que não são lacradas,nao sei se este é o termo ,mas sossego ,sem zinabre etc....
    Mas hoje adquiri outra de 80 A pois uma foi pro espaço ,R$ 486,00 na troca !Aí pergunto:Porque vendedor não fala que todo veículo que é dado partida constante,ou usam muito o guincho elétrico que não é meu caso,TEM que verificar água de três em três meses !!!!Não é blindada ????
    Vocês sabiam disso ?Eu não !
    Bateria que era original custa preço duma de 80 A mas só encontra 2ª linha !!!!
    Algum dos amigos toyoteiros passou por isso ? Me revolto pela falta de explicação pois ficar empenhado num estacionamento de hotel pela manha num dia frio e nenhum dono de carro plástico quere fazer uma chupeta é dose !!!Quem me ajudou foi dono de hilux que enxertou bateria.
    Desculpem o longo texto mas é somente um alerta,se tiverem este tipo de bateria,olhem a água ,pode ter um adesivo encima das tampas.Nao usem ácido ,somente água destilada.
    Esta doeu,ia tomar muita ceja e churrasco mas partida num motor é fundamental.
    Que venham as pedradas rsrsrsr
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #2
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    Meu xara, tenho um colega de trabalho que nas horas de folga e com a ajuda de um sócio, tem uma loja de baterias e auto elétrica. Ele já fez de tudo com baterias e tinha me alertado, até as baterias de carros de plástico, de 45, 60, 65, 70 etc, que são lacradas e dizem não precisar de manutenção, a maioria pifa não pelo seu uso, mas pela evaporação da água de seu interior, pois quando elas esquentam, vai saindo vapor pelo respiro, que todas tem.
    Me afirmou ainda que, após a garantia, é para romper o lacre da bateria e ver se precisa completar a água, aí terá bateria por muito mais tempo, dependendo do uso, é claro.

  • #3
    Usuário Avatar de rfdex
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    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Meu xara, tenho um colega de trabalho que nas horas de folga e com a ajuda de um sócio, tem uma loja de baterias e auto elétrica. Ele já fez de tudo com baterias e tinha me alertado, até as baterias de carros de plástico, de 45, 60, 65, 70 etc, que são lacradas e dizem não precisar de manutenção, a maioria pifa não pelo seu uso, mas pela evaporação da água de seu interior, pois quando elas esquentam, vai saindo vapor pelo respiro, que todas tem.
    Me afirmou ainda que, após a garantia, é para romper o lacre da bateria e ver se precisa completar a água, aí terá bateria por muito mais tempo, dependendo do uso, é claro.
    Exatamente assim como o colega Sérgio falou. Hoje eu não perco mais um centavo comprando bateria dita de primeira linha. Ainda dou preferência para baterias que não são blindadas. Mas caso não encontre, com 2-3 meses eu rompo o lacre de adiciono o fluído - que todas realmente tem! Então isso de bateria blindada é balela. Tenho uma bateria em um fiat uno que comprei usado e já veio nele. Assim que comprei estava sem bastante fluído. Adicionei. Fico uma semana sem ligar o carro e ela lá. Só que comprei o carrinho vai fazer dois anos. Dentro do porta-luvas veio o certificado dela, tinha sido instalada aproximadamente um ano antes de eu comprar o carro. Ou seja, já tem quase três anos! Na ex-Hilux a bateria durou mais de dois anos. Vendi a camionete ano passado e acredito que o comprador ainda não precisou mexer. Nas S10s que tive também a mesma coisa. Uma delas inclusive a bateria durou mais de 4 anos. A minha irmã troca bateria de seus carros a cada ano. No início pensei que fosse o veículo dela específico, que poderia estar com alguma fuga. De lá para cá já trocou 3x de carro e a mesma coisa. Um abraço
    Raphael - PU2BIG
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  • #4
    Usuário Avatar de Rubão63
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Exatamente assim como o colega Sérgio falou. Hoje eu não perco mais um centavo comprando bateria dita de primeira linha. Ainda dou preferência para baterias que não são blindadas. Mas caso não encontre, com 2-3 meses eu rompo o lacre de adiciono o fluído - que todas realmente tem! Então isso de bateria blindada é balela. Tenho uma bateria em um fiat uno que comprei usado e já veio nele. Assim que comprei estava sem bastante fluído. Adicionei. Fico uma semana sem ligar o carro e ela lá. Só que comprei o carrinho vai fazer dois anos. Dentro do porta-luvas veio o certificado dela, tinha sido instalada aproximadamente um ano antes de eu comprar o carro. Ou seja, já tem quase três anos! Na ex-Hilux a bateria durou mais de dois anos. Vendi a camionete ano passado e acredito que o comprador ainda não precisou mexer. Nas S10s que tive também a mesma coisa. Uma delas inclusive a bateria durou mais de 4 anos. A minha irmã troca bateria de seus carros a cada ano. No início pensei que fosse o veículo dela específico, que poderia estar com alguma fuga. De lá para cá já trocou 3x de carro e a mesma coisa. Um abraço
    Eu concordo plenamente com os comentários meu colega RADIOAMADOR RAPHAEL, e já abri discussões sobre baterias com lojistas, claro, eles querem vender................bateria dos meus carros nunca deixaram de funcionar menos do que 3 anos de uso,tenha sido corsa,polo,elba,..............todos entre 4 e 5 anos me atendendo muito bem. E nas motos que tive também, uma 750 que adorava baixar o nível da agua da bateria, farol consumia muito,sempre fiz a manutenção dela. Depois que inventaram essa M de bateria ser lacrada, que não precisa de agua ou manutenção é que virou este COMÉRCIO.

    Á menos de duas semanas comprei meu primeiro diesel e 4x4, uma XTERRA da Nissan. Já estou olhando bateria para ela, não vou esperar ela me deixar na mão e mais, apoio a idéia : passados primeiros meses de garantia, vou abrir o lacre e depois é comigo, vamos ver quanto tempo vai durar deixando a agua no nível e sempre de olho no seu consumo.
    Voltaremos á conversar.
    Grato pela atenção, abs.

  • #5
    Usuário Avatar de fabiano r
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    Bom dia Sergio!

    Vivendo e aprendendo, obrigado por compartilhar!

    Vou olhar a minha lá na chapeação já está com três anos de uso, nunca tive problemas mas vou conferir ainda mais e ela ficou um tempo "deitada", ontem fui mexer na gaiola de proteção tive que colocar o jeep p traz bati arranque pegou na hora mesmo depois de dias parada.

    Abs. Fabiano

  • #6
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
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    Serjão,
    a minha é das antigas, chumbo/acido. No verão olho o nível a cada 20 dias +/-. Só coloco água destilada. Veio na Band quando comprei ha mais de três anos e tem aguentado. Como vc esta em BH se precisar trocar de bateria, de uma olhada em casa que vende equipamento agrícola. A minha é recomendada para trator e colhedeira e é de 110 Amp/Hr. E o preço atual, aqui no Rio fica por volta de 500 pratas.
    grd Abç.
    Band curta fechada (FUZIBAND), OM364, 4M, Freio a Disco frente, DH, (futuro ar-cond, alongar diferenciais).

  • #7
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Serjão,
    a minha é das antigas, chumbo/acido. No verão olho o nível a cada 20 dias +/-. Só coloco água destilada. Veio na Band quando comprei ha mais de três anos e tem aguentado. Como vc esta em BH se precisar trocar de bateria, de uma olhada em casa que vende equipamento agrícola. A minha é recomendada para trator e colhedeira e é de 110 Amp/Hr. E o preço atual, aqui no Rio fica por volta de 500 pratas.
    grd Abç.
    tua tá colocada embaixo do banco ? Achei a grande que vem na toy mas da marca Max e como já andava arredio com baterias de 2ª linha não quis arriscar.Está com duas Moura de 80 A cada ,a partida fica muito boa ,posso deixar o som ligado por muito tempo e são dois módulos,custa à cair a carga.Uso alternador de 90 A e sempre trago motor de partida revisado.
    Acredito que andei dando partida com uma bateria só por muito tempo pois só incomodava pela manha,depois de funcionar,sem problemas!
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #8
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    Sergio, valeu por compartilhar a informação.
    Vou dar uma checada na minha.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #9
    Usuário Avatar de gabrielqueiroz
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    achei muito boa a informação! vou dar uma olhada na minha.... qqq coisa eu tiro fotos e se alguém puder me ajudar agradeço!

    abraços!
    ---------------------------------------------------------
    Pajero TR4 4x4 AT 2012 - (RIP 2016)
    Toyota Bandeirantes "SHREK" longa 88 -
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  • #10
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Citação Postado originalmente por gabrielqueiroz Ver Post
    achei muito boa a informação! vou dar uma olhada na minha.... qqq coisa eu tiro fotos e se alguém puder me ajudar agradeço!

    abraços!
    Ás vezes as tampas da bateria estão embaixo de adesivos. Cuidado pois muitas vezes se retirar este adesivo perde a garantia se houver alguma anotação nele.Mas geralmente te entregam uma cartela com a série da mesma.Olhem mesmo,nao entrem na fria que entrei ,pelo que vi nenhum vendedor fala para verificar água !!
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  • #11
    Aproveitando o ensejo, deixo-lhes uma dica sobre bateria:

    Ao dar a partida no veículo, mantenha pressionado o pedal de embreagem (apenas durante a partida). Desta forma o motor de partida gira mais livre, economizando bateria.

    Abraços
    Dar-te-ei graças para sempre, porque assim o fizeste; na presença dos teus fiéis, esperarei no teu nome, porque é bom.
    Salmos 52.9

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por souza.net Ver Post
    Aproveitando o ensejo, deixo-lhes uma dica sobre bateria:

    Ao dar a partida no veículo, mantenha pressionado o pedal de embreagem (apenas durante a partida). Desta forma o motor de partida gira mais livre, economizando bateria.

    Abraços
    Não vale a pena pois cada vez que se aciona a embreagem ocorre uma sobrecarga nas bronzinas de encosto axial do virabrequim, quando o motor passa algumas horas parado essa região onde fica a bronzina de encosto não está devidamente lubrificada e o atrito vai ser maior ainda se a embreagem for acionada, vc "economiza" a bateria mas prejudica seu motor.
    Eu não recomendo tal procedimento, a não ser nos carrinhos de plástico que tem um dispositivo de segurança onde a partida só funciona se o pedal de embreagem estiver acionado.

    Vejam no último quadro o que acontece dentro do motor:


    E aqui um vídeo bem explicativo sobre o funcionamento da embreagem.


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