Postado originalmente por
titanium
Opa!
Pedindo licença para dar minha opinião..
Vou na linha de raciocínio do Rubens, apesar de não discordar do amigo Rapha!!
Diesel vs Gasolina é uma disputa antiga!
E o que ajuda a responder essa pergunta é: Qual o seu gosto/preferência? Vai ficar com o carro por quanto tempo?
Se a resposta for: pretende ficar com o carro por muitos anos (uns 7 ou 10 anos) e tem costume com carro diesel, então a resposta está Dada!!! Vá de diesel!
Agora, se não gosta do torque em baixa rotação, não gosta do barulho do motor diesel, não tem costume (e nem vontade de acostumar) com manutenção de carro diesel E não pretende ficar com o mesmo veículo muito tempo... então VÁ de Gasolina!
Outra coisa que Parece um detalhe bobo... mas valor gasto no tanque conta MUITO quando se prepara uma expedição.
Imagine que você está planejando uma expedição e chega a uma estimativa de rodar 15 mil km.
Partindo para os cálculos, verás que
Gasolina custa 3,2 reais o litro
Uma caminhonete à Gasolina que tenha força semelhante a um carro diesel tem motor V6 e tem autonomia de (com Peso) uns 6 km/l.
Ou seja, para rodar 15 mil km, você gastará aproximadamente 2.500 litros de gasolina.. o que custará R$ 8.000 reais de combustível.
Diesel custa 2,6 reais o litro
Vou falar da minha caminhonete, pois não conheço as outras opções que vc deu.... mas A minha toyota bandeirante cabine dupla (já preparada para expedições) COM PESO faz 11 km/L na estrada.
Ou seja, para rodar 15 mil km com ela, gastaria aproximadamente 1.400 litros de diesel. o que custaria R$ 3.550,00 reais de combustível.
Ou seja a cada 15 mil kms rodados em estrada, a diferença seria de
Pelo Menos 3.500 reais. eu disse Pelo MENOS!!
Não sei qual será seu perfil de viagens...
mas eu por exemplo faço umas 1 ou 2 viagens pequenas por ano. cada uma de uns 4 mil km. Isso por que não tenho muito tempo disponível...
Em breve, pretendo fazer 2 pequenas viagens de 4 mil km + 1 viagem maior de uns 12 mil km por ano.
E como minha toyota é Também para uso diário, acabo rodando muito com ela!
Mas comecei esse raciocínio querendo lhe mostrar que apesar de economizar na compra, NA HORA "H" quando você estiver planejando a viagem vai olhar para o valor final e vai pensar: PQP, se eu tivesse um carro à diesel estaria gastando uns 3.5 mil reais a menos por viagem!! (calculando por baixo)
Fico pensando.... SERÁ que se você comprar um carro à gasolina, você vai MESMO guardar o que economizou para pagar o combustível das viagens? Uma hora essa "poupança" vai acabar... e aí? vai parar de viajar?
hehehe..
Sei que cada caso é um caso, por isso disse: analise
bem o seu estilo / frequência de viagens.. sua preferência de motor e quanto tempo ficarás com o carro..
No meu caso como o "viajar de carro" além do prazer é por questão de economia $$, gastar menos combustível por viagem faz muita diferença!!!
Agora... o MAIS IMPORTANTE É: independente do carro que você escolher comprar, o MAIS IMPORTANTE É VIAJAR!!!!!!!!!!!!!
Ande muito, curta bastante, conheça novos lugares e proporcione à sua família momentos inesquecíveis ao redor do mundo!!
Abração