x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
    Usuário Avatar de AndrePhMCR
    Entrada
    15/04/2009
    Local
    Teresópolis/RJ
    Agradecimentos: 0

Lightbulb Apresentação / 4x4 para viagens. Até que ponto vale a pena?

Olá a todos!
    Sou novo (mas já leio há tempos como visitante!) aqui no fórum, espero estar postando no lugar certo.

A minha grande vontade é pegar a estrada por um bom tempo, como "Challenging Your Dreams", "Viajo Logo Existo" e tantos outros.
    Mas vamos começar com calma, só por aqui na América do Sul mesmo!

Bom, eu ainda não tenho um carro para isto, e também não tenho bolsos tão fundos pra comprar um Defender pra isto.
    Até onde pensei, compraria um Chevrolet da família A/C/D-20, porque são imensas, comprovadamente duráveis e comparativamente baratas.

Eu sei que não são, originalmente, 4x4. Mas estava justamente pensando: Até que ponto é vantagem um 4x4 para este tipo de viagem? Pretendo ir a Ushuaia e Atacama. Mas muita gente faz o mesmo com carros de passeio, e, fora o Atacama propriamente dito, eu estaria dirigindo basicamente em estradas (ainda que ruins).

A segunda dúvida é mais técnica: Considerando que eu estou mais interessado em economizar em abastecimento do que em ter torque de sobra, o que vale mais a pena: Álcool, Diesel ou Gasolina?
    Pelo que sei não é tão fácil de se achar álcool nos postos dos outros países, certo?

Bom, estas são as dúvidas principais.
    Só mais uma duvidazinha besta: Já vi algumas A/C/D-10 no documento, mas que são quadradas como as 20. É erro de documentação ou elas realmente começaram como 10?

Obrigado a todos desde já!

Obs: Por favor, se quiser sugerir outro veículo para a viagem, considere que eu preciso de espaço para amigos e bagagem (o que elimina o Niva, Troller, Tracker e afins) e de preço acessível (então nada Pajero, L200, Defenders). E eu realmente gosto da "tijolicidade" dos 20 =D
    The Road goes ever on and on / Down from the door where it began.
    Now far ahead the Road has gone, / And I must follow, if I can

Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
    Entrada
    18/11/2008
    Local
    Serra/ES
    Pela sua exposição ,,,e já escolha,,, vá de D20 cabine dupla, procurando bem consegue achar umas boas ,faz uma revisão geral ,pode ser 4x2 ,desde que fique nas estradas principais como diversos viajantes já falaram aqui .Álcool esquece ,nem no brasil tá valendo a pena ,a não ser ao lado das usinas ,lá fora acho que só vai achar nos bares e botecos rsrsrsrs ,gasolina vai ficar uma viagem cara ,um 6 cil antigo com esse peso todo ,vai beber pqct. Vc já resolveu o caro ,se faltava o combustível ,bom eu ia de diesel.Abç.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

Entrada
    15/04/2009
    Local
    Teresópolis/RJ
    Opa! Vlw, Willian!

É, o álcool realmente tá meio ruim até aqui, né... Mas como nunca dirigi nada diesel, não sabia comparar rendimento e tal.
    Pelo que andei vendo, acho que sai mais barato comprar uma A-20 decente e colocar um Maxion do que comprar uma D-20 decente...

A-20 decente: menos de 18
    Maxion S4T plus: 14 a 15
    D-20 decente: A partir de 40.

É, eu até aceito sugestões de outros carros, mas eu realmente queria uma vintona, preferencialmente 88 (meu ano).

Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 43
    A veraneio (D-20) também é uma boa pedida.
    Dá pra dormir até.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

Entrada
    15/04/2009
    Local
    Teresópolis/RJ
    Eu adoraria uma Veraneio! Mas uma boa Veroka é ainda mais difícil de encontrar (e cara) do que uma D-20... Eu acho que uma capota (alta) de fibra na caçamba resolvem bem o problema... E aí colocaria barraca de teto, por cima da cabine dupla tem espaço suficiente...

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 17
    Amigo, tenho veículo a diesel e digo uma coisa. Do jeito que está o preço do combustível (tanto aqui quanto no exterior), cada vez compensa menos veículo diesel. Ainda é mais fácil achar um veículo mais conservado sendo gasolina, porque geralmente o dono roda menos... Diesel é mais caro para comprar, manutenção mais cara, seguro mais caro e extremamente visado para furto/roubo. Inicialmente o consumo de um veículo à gasolina pode desanimá-lo, mas é um motor mais barato de fazer e que termina suportando mais deslizes que um diesel. Por exemplo, um motor à gasolina super aquecer tem chance menor de apresentar problema que o diesel. Dessa forma eu sugiro realmente o que você está procurando. Alguma coisa mais robusta e antiga! Aqui na minha cidade tem uma Bonanza à gasolina, o cara está anunciando há meses pedindo 25 mil. Aposto que se chegar com 18-19 você a leva. Veja o estado dela: Bonanza 4.1 1990 Muito Nova!!! - Taguatinga - Carros . E assim você acha outros exemplares Brasil a fora!!! Sai fora de Mitsubishi, é só marketing. Eu mesmo estou tendo que vender - contra a minha vontade - a Hilux porque a família está crescendo e precisarei de um modelo perua. Estou considerando pegar uma Veraneio (modelo antigo!!!). Um abraço!
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

Entrada
    15/04/2009
    Local
    Teresópolis/RJ
    Vlw, rfdex!

Pois é, eu falei aí em cima de colocar o S4T Plus, mas depois fiquei pensando se este não seria justamente o mais beberrão (e com mais torque, sem dúvida). Mas aí eu não preciso de tanto torque, pensei se colocar o S4 simples não seria o melhor mesmo. Mas eu imaginava que a manutenção desses motores fosse barata, estou vendo que não... (É, eu sou novato nessa área de diesel e 4x4... Mas de mecânica em geral eu entendo! xD)

Posso estar errado, mas acho que o mas barato é comprar uma a álcool e ajustar pra gasolina, (ou comprar uma a gasolina) junto com GNV... O GNV já está bem difundido por aí afora, certo? E tem a vantagem de, sendo um motor de opala, ser fácil para eu mesmo arrumar alguma coisa que aconteça pelo caminho... Um mecânico colega meu aqui já fez isto algumas vezes em opalas aqui, sempre com resultados bem bons, mas não sei se teria diferença, considerando o peso das Vintonas.

Enfim, vou dar uma pesquisada no consumo do S4 vs S4T vs S4T Plus... E dar uma olhada nos contras de adaptar um 6cc álcool pra gasolina.

Po, eu acho que a Bonanza tem um tamanho ótimo, melhor do que a Veraneio, que é meio grande demais, as vezes acho q o entre-eixos tão grande dá uma certa "fragilidade". Mas a Bonanza peca feio por não ter janelas pra galera de trás, sem falar na posição ruim do banco traseiro... E mesmo aquelas Envemo que melhoram a posição do banco, continuam sem janelas... Isso é o principal motivo pra optar por uma cabine dupla...

Quanto às Mitsubis, po, já ouvi de tudo. Elogios e xingamentos. Um colega que comprou um TR4 pra fazer trilha diz que quase não dá pra brincar. E imagino que a Pajero seja pesada demais pra pensar em fazer trilha. Mas bom, trilha é outro setor, depois penso em um Niva, ou CJ, pra trilha. A vintona é pra viagem mesmo Vi umas Pajeros usadas aí por preços até legais. Mas a complexidade da manutenção é que me desanima. Além disso, não gosto de marcas japonesas, hahaha!

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Oi André, bem-vindo ao fórum.

Vou dar um palpite quanto ao 4x4. Realmente para a maioria dos lugares não precisa da tração nas 4 rodas. Mas se você quiser sair um pouco dos caminhos mais turísticos e conhecer lugares maravilhosos no norte da Argentina, por exemplo, sem 4x4 não vai. Em 2008 eu tive a oportunidade de conhecer o "campo de Piedra Pomez" perto de El Peñon e foi um dos lugares mais bonitos que vi na minha vida. Para chegar lá se anda em areiões a quase 4000 m de altitude, sem 4x4 não tem como ir. E seguindo em frente os arenales complicam mais ainda, mas levam ao pé da cordilheira do Andes, em Fiambalá.

No ano passado fiz um passeio pela neve com uns hermanos, só possível de 4x4. São mais gastões, mas o prazer que proporcionam fora da estrada compensa e muito.

Quanto ao álcool, esquece. Não existe fora do Brasil.

Abraços

Ps.: Aqui tem algumas fotos desse lugares que falei aqui:

Viajantes 4x4
    Viajantes 4x4
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Agradecimentos: 13
    Andre,

Vou dar alguns palpites..

Se vai de 4x2 e quer espaço, uma opção que eu gosto sao as Grand Blazer . Sao enormes e a versao a gasolina sai por uns 25 a 30 mil. Acredito que é um carro que vai lhe trazer mais conforto que D20 a gasolina...

Gm - Chevrolet Blazer - Carros - Parque Dos Pirineus, Anápolis | bomnegócio.com

E sobre 4x2 ou 4x4.. eu iria de 4x4. Da pra ir de 4x2, dá? Mas nao vai ter tanta independência. Qualquer laminha, ou grama molhada para atrapalhar sua viagem em um 4x2 pesado..

Perdendo um pouco de espaço em relacao a grand Blazer mas ganhando em 4x4.. procura uma sw4 a gasolina, tem o modelo 2.7 4cc e o V6. O preço esta na casa do 30 e uns quebrados.. e é um carro otimo.

Toyota Hilux SW4 V6 Conservadíssima / Maravilhosa - Carros - Recreio Dos Bandeirantes, Rio de Janeiro | bomnegócio.com

abraços e boa sorte.

Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Agradecimentos: 66
    Opa!
    Pedindo licença para dar minha opinião..

Vou na linha de raciocínio do Rubens, apesar de não discordar do amigo Rapha!!

Diesel vs Gasolina é uma disputa antiga!
    E o que ajuda a responder essa pergunta é: Qual o seu gosto/preferência? Vai ficar com o carro por quanto tempo?

Se a resposta for: pretende ficar com o carro por muitos anos (uns 7 ou 10 anos) e tem costume com carro diesel, então a resposta está Dada!!! Vá de diesel!

Agora, se não gosta do torque em baixa rotação, não gosta do barulho do motor diesel, não tem costume (e nem vontade de acostumar) com manutenção de carro diesel E não pretende ficar com o mesmo veículo muito tempo... então VÁ de Gasolina!

Outra coisa que Parece um detalhe bobo... mas valor gasto no tanque conta MUITO quando se prepara uma expedição.
    Imagine que você está planejando uma expedição e chega a uma estimativa de rodar 15 mil km.
    Partindo para os cálculos, verás que

Gasolina custa 3,2 reais o litro
    Uma caminhonete à Gasolina que tenha força semelhante a um carro diesel tem motor V6 e tem autonomia de (com Peso) uns 6 km/l.
    Ou seja, para rodar 15 mil km, você gastará aproximadamente 2.500 litros de gasolina.. o que custará R$ 8.000 reais de combustível.

Diesel custa 2,6 reais o litro
    Vou falar da minha caminhonete, pois não conheço as outras opções que vc deu.... mas A minha toyota bandeirante cabine dupla (já preparada para expedições) COM PESO faz 11 km/L na estrada.
    Ou seja, para rodar 15 mil km com ela, gastaria aproximadamente 1.400 litros de diesel. o que custaria R$ 3.550,00 reais de combustível.

Ou seja a cada 15 mil kms rodados em estrada, a diferença seria de Pelo Menos 3.500 reais. eu disse Pelo MENOS!!

Não sei qual será seu perfil de viagens...

mas eu por exemplo faço umas 1 ou 2 viagens pequenas por ano. cada uma de uns 4 mil km. Isso por que não tenho muito tempo disponível...
    Em breve, pretendo fazer 2 pequenas viagens de 4 mil km + 1 viagem maior de uns 12 mil km por ano.

E como minha toyota é Também para uso diário, acabo rodando muito com ela!

Mas comecei esse raciocínio querendo lhe mostrar que apesar de economizar na compra, NA HORA "H" quando você estiver planejando a viagem vai olhar para o valor final e vai pensar: PQP, se eu tivesse um carro à diesel estaria gastando uns 3.5 mil reais a menos por viagem!! (calculando por baixo)

Fico pensando.... SERÁ que se você comprar um carro à gasolina, você vai MESMO guardar o que economizou para pagar o combustível das viagens? Uma hora essa "poupança" vai acabar... e aí? vai parar de viajar?
    hehehe..

Sei que cada caso é um caso, por isso disse: analise bem o seu estilo / frequência de viagens.. sua preferência de motor e quanto tempo ficarás com o carro..

No meu caso como o "viajar de carro" além do prazer é por questão de economia $$, gastar menos combustível por viagem faz muita diferença!!!

Agora... o MAIS IMPORTANTE É: independente do carro que você escolher comprar, o MAIS IMPORTANTE É VIAJAR!!!!!!!!!!!!!
    Ande muito, curta bastante, conheça novos lugares e proporcione à sua família momentos inesquecíveis ao redor do mundo!!

Abração
    4X4 Brasil
    --
    Viajar é bom e necessário!

Usuário
    Entrada
    01/11/2013
    Local
    BRASILIA/DF
    Agradecimentos: 35
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Opa!
    Pedindo licença para dar minha opinião..

Vou na linha de raciocínio do Rubens, apesar de não discordar do amigo Rapha!!

Diesel vs Gasolina é uma disputa antiga!
    E o que ajuda a responder essa pergunta é: Qual o seu gosto/preferência? Vai ficar com o carro por quanto tempo?

Se a resposta for: pretende ficar com o carro por muitos anos (uns 7 ou 10 anos) e tem costume com carro diesel, então a resposta está Dada!!! Vá de diesel!

Agora, se não gosta do torque em baixa rotação, não gosta do barulho do motor diesel, não tem costume (e nem vontade de acostumar) com manutenção de carro diesel E não pretende ficar com o mesmo veículo muito tempo... então VÁ de Gasolina!

Outra coisa que Parece um detalhe bobo... mas valor gasto no tanque conta MUITO quando se prepara uma expedição.
    Imagine que você está planejando uma expedição e chega a uma estimativa de rodar 15 mil km.
    Partindo para os cálculos, verás que

Gasolina custa 3,2 reais o litro
    Uma caminhonete à Gasolina que tenha força semelhante a um carro diesel tem motor V6 e tem autonomia de (com Peso) uns 6 km/l.
    Ou seja, para rodar 15 mil km, você gastará aproximadamente 2.500 litros de gasolina.. o que custará R$ 8.000 reais de combustível.

Diesel custa 2,6 reais o litro
    Vou falar da minha caminhonete, pois não conheço as outras opções que vc deu.... mas A minha toyota bandeirante cabine dupla (já preparada para expedições) COM PESO faz 11 km/L na estrada.
    Ou seja, para rodar 15 mil km com ela, gastaria aproximadamente 1.400 litros de diesel. o que custaria R$ 3.550,00 reais de combustível.

Ou seja a cada 15 mil kms rodados em estrada, a diferença seria de Pelo Menos 3.500 reais. eu disse Pelo MENOS!!

Não sei qual será seu perfil de viagens...

mas eu por exemplo faço umas 1 ou 2 viagens pequenas por ano. cada uma de uns 4 mil km. Isso por que não tenho muito tempo disponível...
    Em breve, pretendo fazer 2 pequenas viagens de 4 mil km + 1 viagem maior de uns 12 mil km por ano.

E como minha toyota é Também para uso diário, acabo rodando muito com ela!

Mas comecei esse raciocínio querendo lhe mostrar que apesar de economizar na compra, NA HORA "H" quando você estiver planejando a viagem vai olhar para o valor final e vai pensar: PQP, se eu tivesse um carro à diesel estaria gastando uns 3.5 mil reais a menos por viagem!! (calculando por baixo)

Fico pensando.... SERÁ que se você comprar um carro à gasolina, você vai MESMO guardar o que economizou para pagar o combustível das viagens? Uma hora essa "poupança" vai acabar... e aí? vai parar de viajar?
    hehehe..

Sei que cada caso é um caso, por isso disse: analise bem o seu estilo / frequência de viagens.. sua preferência de motor e quanto tempo ficarás com o carro..

No meu caso como o "viajar de carro" além do prazer é por questão de economia $$, gastar menos combustível por viagem faz muita diferença!!!

Agora... o MAIS IMPORTANTE É: independente do carro que você escolher comprar, o MAIS IMPORTANTE É VIAJAR!!!!!!!!!!!!!
    Ande muito, curta bastante, conheça novos lugares e proporcione à sua família momentos inesquecíveis ao redor do mundo!!

Abração
    concordo integralmente com o Titanium! acrescento que o diesel proporciona muito mais autonomia... isso em qualquer deslocamento é fator de segurança, nunca se sabe onde tera um próximo ponto de abastecimento, veiculo a diesel inspira mais robustez, na minha opniniao para expedições o mundo perfeito seria no meu ver 4x4 e diesel, agora se fosse pra escolher teria que saber sobre que tipo de expedição vc planeja, se for como o NEWTON GUERRA falou seria o 4x4 sobre o diesel se for só em estradas planas podendo ser de asfalto ou terra batida que não tenha obstaculos seria um 4x2 mas diesel, no mundo perfeito seria com falei 4x4 e diesel e se possivel cambio manual...

Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Agradecimentos: 7
    acho que tu ta misturando alhos com bugalhos e gritando caralhos...

vamos la por partes...

a/c/d20 e derivados assim como f1000 etc estao bastante ultrapassados para os padroes atuais de velocidade, seguranca ,transito , outros carros, etc, especialmente quantidade de carros. Ha 30 anso eram outros tempos, os caminhoes eram todos toquinhos 1113 e as estradas vazias... carros eram del rey e corcel, muito diferente do que temos hoje.

tenha isso em mente.

Sao carros proibitivos? Nao! de maneira alguma! mas sao ultrapassados. Simples assim.

Outro detalhe é para onde vai... Carros a gasolina sofrem muuiito mais que carros a diesel em grandes altitudes.

um turbo cai em media de 10 a 15% o desempenho, um aspirado entre 20 a 25%, um diesel turbo em comparacao com um aspirado gasolina vai ser muito grande a diferente, perto dos 50 a 60% em grandes altitudes, portanto, se vc vai para onde o ar rareia, pense nisso.

Carros gasolina/flex/alcool hoje em comparacao com diesel são bem inferiores, naquela epoca, eram milhoes de vezes pior. Um perkins tinha 87 cavalos na epoca, hoje o pior motor tem 160cv no diesel...

NAquela epoca um diesel perto de um gasolina era muito diferente, bem mais que hoje, portanto, espere que os motores alcool/gasolina da epoca sejam muito ruins novos, e milhoes de vezes pior hoje. Quase todas as pecas devem ter sido trocadas ou malhadas ate o talo.

Dito isso vamos aos fatos do amor pelas d20 (que eu compartilho viu!)

D20 cabine dupla: recomendado para quem precisa de espaço, pois espaco vai ter. Nao recomendo para quem precisa de conforto, pois viajar atras é bem ruim. Na frente basta trocar os bancos que vai numa boa!

bonanza: nao recomendo para ninguem. É uma blazer mal feita, a gm reduziu custos e fez uma aberracao.

veraneio: excelente opcao para quem tem espaco na garagem, muito espaco na garagem. E paciencia., pq eh realmente mais lenta que as demais. Mas é uma nave! Preocupe-se em colocar um segundo compressor de ar para o pessoal dos fundos pois irao precisar.

Sulam Blazer: é a melhor opcao, cabe de tudo dentro, excelente qualidade, interior bem melhor que a da bonanza (em especial o banco traseiro que é totalmente diferente da bonanza, tive uma e é meu carro dos sonhos, um dia volto a ter!)

Quanto a ter 4x4, vamos ser bastante francos, a menos que vc consiga ter muita sorte, vai gastar muito e ter algo ruim, os melhores eram os engesas e mesmo assim vivem dando problema. D20 é melhor manter original. Paciencia.

Claro que é muito melhor contar com o 4x4, mas... Se vc qr realmente tranquilidade com conforto, com desempenho etc, parta para algo mais novo.

Se eu tivesse muito tempo e dinheiro o que eu faria?

Compraria uma sulam a gasolina/alcool judiada e comecaria a reconstrucao.

Motor, suspensao, eixos e bla bla bla, td pro lixo, a menos que seja um s4t plus, ai muda de figura.

Colocaria td mwm6cc da f250, ficaria brutissima e com um baita conforto.

Por dentro, arrancaria tudo, e faria uma vedacao completa do interior com 3 camadas de manta asfaltica, 1 de eva 1 de espuma 1 de feltro e cobriria com um carpete de ao menos 1.5cm de altura, como as sulans originais, isso do assoalho ao teto, refaria os bancos recaros, tudo com veludo anos 80, faria uma eletrica nova, e remontava com uma bela pintura simples e bonita. Carro para 30 anos no minimo!

Pensaria num cambio automatico, pois realmente, de[pois que se acostuma com ele, nao volta pro manual, em todas as situacoes é superior.

Tem um senhor em ribeirao que tem muuuuuuiito dinheiro, milhoes, soh anda de carro importado, tem aviao etc. Ele e a esposa adoram viajar de carro, fizeram exatamente isso com uma sulam e é um espetacula o carro... Advinha qual carro eles gostam de viajar?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Restaurar Band - Até que ponto vale a pena?
      Por tesuk no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 213
      Última resposta: 20/08/2019, 20:30
    2. Disco 97/98/99 V8 para iniciante vale a pena?
      Por josesiri no fórum Land Rover
      Respostas: 28
      Última resposta: 06/02/2014, 12:29
    3. Respostas: 11
      Última resposta: 18/10/2010, 17:45
    4. HF - Vale a pena para o nosso uso?
      Por Fábio no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 13
      Última resposta: 02/08/2006, 12:37

Permissões de Postagem