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  • #13
    Usuário Avatar de AndrePhMCR
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    Vlw Newton! Anotei aqui o site e a sugestão dos lugares!


    Vlw Rubens! É, tô vendo que pra esse trajeto vai ter q ser 4x4 mesmo...
    Vlw pelas sugestões, mas é um caso de amor com as vinte, não tem jeito!


    Licença mais do que concedida, Titanium! Super post! Vlw msm!
    Eu não tenho nada contra o diesel não, nem contra a gasolina! Quero o que for mais econômico no longo prazo!

    Po, meu estilo de viagem é (ou será, melhor dizendo) mais como expedição mesmo. Seja pra perto, seja pra longe, carregar tudo o que preciso e acampar no carro. Vai acabar sendo 1 vez no ano, mais do que isso fica ruim. A menos que seja pra mais perto...

    Quanto ao tempo pra ficar com o carro, po, eu sou dos que se apegam, hahaha! A menos que o carro seja ruim, eu pretendo ficar com ele nos póximos 90 anos! E ai do meu neto se não cuidar bem dele!

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Agora... o MAIS IMPORTANTE É: independente do carro que você escolher comprar, o MAIS IMPORTANTE É VIAJAR!!!!!!!!!!!!!
    Ande muito, curta bastante, conheça novos lugares e proporcione à sua família momentos inesquecíveis ao redor do mundo!!
    Concordei em 100%!


    Vlw Glider! É, ainda mais por estes lados onde pretendo ir, autonomia é essencial!


    Vlw Troller! Super post tb! Eu concordo com tudo o que vc disse, menos na parte da Sulam A Sulam tem o banco traseiro bem melhor, mas continua não tendo janela! Eu não entendo isso! Eu odeio janela que não abre! Eu acho que vou ficando com a cabine dupla mesmo, mas vamos ver... Ainda tenho que fazer uns testes drives aí...

    (fim da sessão de respostas, haha!)


    Bom, o que eu estou pensando em fazer?

    Acho que vou comprar uma A-20 com gás, converter pra gasolina, e rodar por aqui perto (Sou do RJ). Fazer umas idas pra Minas, Búzios, Paraty e tal. Aí vejo na real qual o consumo e como ela se comporta.
    Depois coloco um bloqueio para o diferencial traseiro, que acho que já dá uma ajuda, e pego umas estradas mais lameiras, umas areias fofas e tal. Pra testar mesmo.
    Depois coloco um Maxion. (mas guardo o 6cc original! vai que...) E aí já penso em fazer uns passeios maiores.
    Depois 4x4. E pronto, pé na estrada!

    É meio "obra de igreja", aos pouquinhos... Mas acho q dá pra brincar bem mesmo antes de estar 100% pronta, né?
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  • #14
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    Amigo, o problema da janela é fácil de resolver. Se for vidro reto (plano), mande fazer janela personalizada e instale, assim como os Niveiros, Toyoteiros, etc fazem. Com 1000 conto você deixa os dois lados abrindo e fechando perfeitamente, serviço limpo. Acho que esse lance de você ir alterando a pickup, troca motor, instala tração, etc, é bem legal, mas come dinheiro, tempo e paciência demais para correr o risco de ficar bom. Talvez o melhor seja optar por um veículo já traçado. Esses dias vi no OLX um cara vendendo uma Veraneio à gasolina (modelo antigo) com tração 4x4 e preço bem convidativo. Tente achar o anúncio, acho que é mais fácil você melhorar algo que já existe a fazer do zero neste caso... Abraço
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  • #15
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    Carros a gasolina sofrem muuiito mais que carros a diesel em grandes altitudes.

    um turbo cai em media de 10 a 15% o desempenho, um aspirado entre 20 a 25%, um diesel turbo em comparacao com um aspirado gasolina vai ser muito grande a diferente, perto dos 50 a 60% em grandes altitudes, portanto, se vc vai para onde o ar rareia, pense nisso.
    Troller, estava relendo aqui e fiquei confuso.
    Ou seja:
    Diesel Turbo sofre menos que Diesel aspirado que sofre menos que Gasolina?

    Sobre a Bonanza, eu acho que ela seria excelente se eu não planejasse levar ninguém atras. Tiraria o banco traseiro e teria o tamanho ideal, por dentro e por fora! xD

    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Amigo, o problema da janela é fácil de resolver. Se for vidro reto (plano), mande fazer janela personalizada e instale, assim como os Niveiros, Toyoteiros, etc fazem. Com 1000 conto você deixa os dois lados abrindo e fechando perfeitamente, serviço limpo.
    Não tenho tanta certeza se o vidro é exatamente plano, se for é uma boa idéia mesmo! Mas imagino que não seja, pq nunca vi nenhuma Bonanza com essa adaptação...
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Acho que esse lance de você ir alterando a pickup, troca motor, instala tração, etc, é bem legal, mas come dinheiro, tempo e paciência demais para correr o risco de ficar bom. Talvez o melhor seja optar por um veículo já traçado. Esses dias vi no OLX um cara vendendo uma Veraneio à gasolina (modelo antigo) com tração 4x4 e preço bem convidativo. Tente achar o anúncio, acho que é mais fácil você melhorar algo que já existe a fazer do zero neste caso... Abraço
    É, sei q vai comer um dinheiro aí, mas eu sou dos que gostam da parte do monta-e-desmonta também xD
    E, no geral, eu prefiro fazer do zero do que ficar arrumando gambiarra que outros já fizeram. A menos que encontrasse uma realmente boa...

    Eu estou com estas duas aqui na "mira":
    Gm - Chevrolet Bonanza - Carros - Taquara, Rio de Janeiro | bomnegócio.com
    e
    Gm - Chevrolet A-10 - Carros no Rio de Janeiro | bomnegócio.com

    A propósito, esta segunda é uma A-10 quadrada. Tem muita diferença pra A-20? xD
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  • #16
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    André já tive uma C-20 cabine simples e tinha o motor 4.1 6 canecos, um monstro de forte, deixou saudades..... Vai fundo atrás do seu sonho, cogite a possibilidade de olhar em outros estados, pois vale à pena ir longe pra achar uma pérola, um forte abraço.

  • #17
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    vamos por partes neh?

    Essa bonanza do link, posso estar enganado mas em 90 já era a frente modernizada, essa frente é ate 89, mesma coisa da d20 CD, essa frente é a modernizada, em 88 era frente antiga , provavel que foi batido em ambas as picapes.... Achei ambas bem detonadinhas...

    Quanto ao vidro funcional das blazer atrás, olha, eu tive a sulam zero km de 88 até 96, quando compramos um omega. Te digo que NUNCA tivemos problema com isso, olha que eramos 3 filhos (sendo eu um capeta), e viajamos para o brasil inteiro. Nao me preocupa isso, hoje eu tenho carro 4 portas e nunca abri o vidro traseiro (tai um bom argumento de vendas,... hahahah, vidro 100% original, nunca abriu! hehehe).

    Algumas sulams tinham o vidro traseira repartido, procure no google sulam topeka, que vc vai encontrar facilmente, se vc tem claustrofobia, vai se sentir melhor. A grande sacada desse vidro inteirico era que na epoca, nao tinhamos insulfilm, e as picapes ganhavam cortininhas (chiikk nu urtimo, eu memso tive), e elas corriam por toda extensao dos vidros, assim ng incomodava e nem ficava olhando as bagagens (muito importante qdo viajavamos lotados para praia). Quando tem o vidro basculante a cortina nao tem como correr devido aos reforcos de metal etc, alem de visualmente ficar prejudicado. Bem prejudicado. Se fosse um 4 portas mudava de figura.

    As mudancas entre uma bonanza e uma sulam sao da agua pro vinho, o acabamento da gm era espartano, parecida com a d20, curvim proa td q eh lado e chao de curvim tb. Ja as sulam nao, tinham revestimento em veludo de cima ate embaixo, bancos recaro na frente, uma poltrona imensa atras, só tem um carro no brasil com o mesmo acabamento da sulam: range rover. (ainda nao vi os bentley e rolls, mas devem ser melhores claro..). O resto é espartano perto do que tinha na epoca, poe no saco ai mercedes, audi, bmw, evoke etc... Só a land chega perto, mas nao bate nao!

    Osilencio a bordo era de outro mundo, a propria d20 era bem mais silenciosa que a f1000, mas a sulam era um espetaculo, por causa das forracoes, (o chao o carpete tem 2 cm ou mais de altura!), tenho videos da familia viajando na SERRA de sao sebastiao, meus pais ensinando geografia, conversando com a gente, subindo serra e o som dentro do carro nem escuta. Sensacional!!!

    Qto ao desempenho:
    Ciclo otto depende de muito oxigenio para queimar e consequentemente andar. Já o diesel depende menos de o2 para explodir, em relacao ao otto. Logo, cada vez que se rareia o ar, mais o alcool/gasolina irá sofrer. E sofre muito. Uma simples serra percebe-se isso.

    Nao me lembro a proporcao exata, mas para cada 100 metros de altitude +- perde 1% da potencia no ciclo otto, logo quando vc esta por exemplo em SP (700 metros do nivel do mar) está com 7% a menos de potencia que alguem na praia. Isso nao é mágica nem falta de tecnologia, é física! Esteja vc numa ferrari ou num volkswagem.

    Já o ciclo diesel sofre muito menos com essa variação, precisando de muito mais que 100 metros para perder alguma coisa.

    Qdo se utiliza o turbo, o proprio injeta muito mais ar dentro do motor, ajudando a nao perder tanto rendimento (vai perder,mas menos, menos da metade em relação um carro aspirado).

    Por isso, quando se pensa em ir pros andes, argentina, chila, machu pichu e sei la onde, é impressindível ir de carro a diesel e turbinado. Pois com 4mil metros de altitude, ate turbo diesel vai ratear. Agora um gasolina aspirado vai pedir arrego.

    Perceba que praticamente só anda diesel por aquelas bandas, necessidade básica.

    Quanto ao motor 4.1 original das a/c-20, eram os mesmos motores da linha opala, já andou de opala? Tem metade do peso da d20, alguns cm a menos de entre eixos, um cambio muito mais urbano e estradeiro, e uma aerodinamica centenas de vezes melhor que da d20... Ultimamente tu tem visto opalas voando rodovia a dentro? Quando vc ve um opala na frente na cidade o que vc faz imediatamente?

    Pois é, opalas sao maravilhosos, mas ficaram ultrapassados, hoje um opala anda menos que um carro 1.4 em todas as formas de medir. Poe o mesmo motor numa picape com cambio reduzido e tu vai ter que beleza que fica... Com todo respeito do amigo de cima, mas nao da pra engolir.

    Mesmo as grand blazer (silverado) que tinham o 4.1 moderno, injetado, aliviado e com uns 30 cv a mais que o 4.1 original sofriam muito. Imagino da C20...

    googleia ai as potencias e desempenho da epoca desses carros, era muito sofrivel. Meu pai vive dizendo que eu corro d+ que isso e aquilo, que ele ia pra sp qdo moco de brasilia e nao sofria tanto...

    Agora, qdo ele ia pra la, encontrava 4 carros na viagem toda, e uns 3 FENEME... hoje eu encontro carretas com 600cv de potencia a cada 15 metros, carros que voam a 250km/h, e é impossivel passar 15 segundos sem um carro a menos de 100 metros de distancia. É muito diferente, ou vc acompanha o mundo ou o mundo se joga pra fora da pista.

  • #18
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    Por isso, quando se pensa em ir pros andes, argentina, chila, machu pichu e sei la onde, é impressindível ir de carro a diesel e turbinado. Pois com 4mil metros de altitude, ate turbo diesel vai ratear. Agora um gasolina aspirado vai pedir arrego.
    Troller-a-vista, andei muitos dias perto dos 4.000 m e, em certas regiões, perto dos 5000 m com um Grand Vitara 2.0 à gasolina e automático. O carro estava bem carregado e foi na boa, não pensou em ratear nem um minuto. Lógico que perde potência, mas ficou muito longe de ser sofrível. Sinceramente não tive nenhum problema de desempenho devido à perda de potência, inclusive nos areões a 4000 m. Na subida ao Paso Jama, saindo de San Pedro do Atacama, que é famosa por fazer os carro sofrerem, subiu na boa. Lógico que às vezes pedia segunda marcha, mas com a paisagem ao redor ir devagar é um grande prazer. Nem pensou em esquentar, subi direto e com muita tranquilidade.

    Os diesel aspirados fumaceiam pacas e os turbinados não sofrem muito.

    O pessoal que vai com carros carburados sofre mais. Alguns hermanos trocam os giclês e tem que regular toda hora a entrada de ar. Já os injetados fazem tudo isso sozinhos, uma moleza.

    Já o motorista...passei mal pacas nos gaisers de El Tatio .

    Foto 1 nos gaisers de El Tatio a 4320 m e foto 2 no Paso San Francisco a 4726 m

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -altitude-4320-m.jpg   -altitude-4726-m.jpg  
    Newton
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  • #19
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    bom eu nunca fui, e se um dia eu for, vai demorar bastante pra acontecer ehhehe

    seu relato é interessante, andei pesquisando MUITO rapidamente e li que alguns carros se dao melhor outros piores, normalmente os importados ou que sao feitos no mercosul se dao melhor pois a eletronica ajusta melhor os parametros, ja os 100% nacionais ou que nao tem uma eletronica apropriada para o ar rarefeito padecem muito mais.

    Aqui vao alguns links (nao lido tudo mas parece tem boas informacoes):

    Altitude pode influenciar no desempenho do veículo - VRUM

    Carros: Problemas com Altitude : Viagem de Carro: Carros, peças e equipamentos

    Turbina x Altitude - Aventura & Offroad

    Autonews - NOTÍCIAS - O motor rende melhor ao nível do mar?

    o Vitara com certeza se adapta melhor por ser um veículo pronto para isso. Mas em muitos casos nao temos essa ajuda.

    Os diesel aspirados ficam com fumaca preta pq o diesel nao explode igual, a mistura fica pobre rapidamente gerando uma fumaca forte, inclusive detonando os motores muito mais rapido, já vi pistao furado por mistura rica ou pobre d+ com pouco tempo de uso.

  • #20
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    Vlw pelo apoio Herick! To vendo pelo Brasil todo sim! Mas fica ruim pra ir ver e voltar, acaba saindo caro

    Po, Troller, achou a A-10 detonadinha? Eu achei ela lisíssima! (por dentro da caçamba que não está tão legal, mas mesmo assim não tem amassados...)

    Quanto a ser espartano, eu tô sabendo, e isso pra mim não é um problema. Por mim eu viajaria até de CJ, mas aí vou acabar viajando sozinho, ninguém toparia uma maluquice dessas xD
    Eu respeito seu gosto pelas Sulams, sei q são mt confortáveis e tal, mas isso pra mim TIRA um pouco da graça de viajar num carro desses. Assim como não gosto de cambio automático. Sei lá, não tem o mesmo "gostinho de aventura" você estar numa suv toda automática, toda de couro, assistindo a um dvd, enquanto cruza os Andes. Pra mim isto tem que ser feito com as janelas abertas, motor roncando, cabeça pra fora pra ver se não tem uma pedra mal colocada no caminho, aquela "torcida" pra que dê certo.
    E CORTININHAS, CLARO! Seja qual for o modelo que acabar comprando, vou colocar cortininhas!

    E to vendo que a briga diesel vs gasolina é mesmo complicada, hein?
    Por isso que acho q vou começar com uma gasolina e ver na real...

    Newton, tem idéia de quanto pese o Grand Vitara?
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  • #21
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    O Grand Vitara antigo pesa 1400 kg.
    Newton
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  • #22
    Se for diesel, prefira os TGV que funcionam bem melhor em grandes altitudes.

  • #23
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    1400kg? A vintonas são (bem) mais pesadas, espero que não se torne um problema por isso

    TGV é a turbina dos Trollers, né? Sugestão anotada!
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  • #24
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    André fico na torcida para que encontre a tão sonhada VTR! Depois poste umas fotos da belezura! Um forte abraço.

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