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  • #1
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    27/08/2012
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    Subida e Descida Repentina de Temperatura - Defender PUMA




    Amigos, boa tarde!
    Permitam-me relatar: Ao trafegar por rodovia tive dois picos repentinos de subida de temperatura que ao tirar o pé tudo voltava ao normal em segundos. Verifiquei que isso ocorria ao manter, por um tempo (20 min direto), uma velocidade acima de 120km/h. Não passei dos 100km/h e voltei normalmente! Algum palpite?
    Opiniões que chegaram: bomba d'água, unidade viscosa, bico e até ponto.
    Suponho que bomba d'água o problema ocorreria em baixa também, certo?

    OBS; Radiador limpo e varetado recentemente.

    Muito Obrigado!
    GPF
    | Gilberto P. Filho | gipefi@uol.com.br |
    | Defender 110 | São Paulo - SP |

  • #2
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    Um cara me escreveu com o mesmo problema. No caso das Pumas, ponto, bico, bomba d'água e unidade viscosa não são os culpados...

    Pelo que andei lendo na rede, na Inglaterra e Africa do sul, a LR andou trocando os motores para solucionar este problema, sem qualquer diagnóstico sobre a raiz do sintoma.

    Abs

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
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    27/08/2012
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    Obrigado Clemente! Acrescentaria algo mais como primeiro passo? Pega leve, pois já imagino o que faria, rsss.
    Abraços.
    | Gilberto P. Filho | gipefi@uol.com.br |
    | Defender 110 | São Paulo - SP |

  • #4
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    Bom dia Clemente.

    Me diz uma coisa amigo, o motor PUMA é o mesmo da trafic da Ford? Os filtros cabem? Tô pra fazer as trocas e na minha cidade não tem recurso, porém tem um autorizada Ford. Tem tambem um pequeno fazamento na junta que no caso também queria fazer lá na Ford, segundo o chefe da mecânica é o mesmo motor.

    Abraço

    Eduardo Meira.

    Willys 54 Cara de cavalo


  • #5
    Gilberto, vou ver se descubro algo.
    Eduado é o mesmo sim (não trafic e sim transit), mas os filtros não cabem. Se não me engano o filtro de ar até cabe, mas não coloque, pois ele é menor que o original LR e deixa passar muitas partículas. Abraço
    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

  • #6
    Gilberto
    Que ano e quilometragem tem a tua viatura? foi feito remapeamento? Tem quebra mato e faróis na frente? Alguns motores Pumas podem apresentar problemas precoces na junta do cabeçote e em alguns casos em dias quentes e com o motor sendo exigido um pouco a mais, a temperatura sobe já entrando em modo de segurança, o que dá uma ajuda a mais na proteção do motor. Li o relato de um Sul-africano que rebocava uma carreta por causa do trabalho e tinha esse problema de aquecimento quando exigia do motor, revirou todo o motor não achando nada e simplesmente resolveu colocando um intercooler maior.
    Quem sabe dar uma procurada no defender2.net que tem bastante material sobre o Defender Puma, mas vai tranquilo. Eu sou um que a cada dia que passa gosto mais e mais do Puma, quem sabe até começar a me incomodar rsrsrs, mas por enquanto é o Defender que menos me deu manutenção, nada até agora.
    Espero que encontre a solução logo,
    abraço,
    Walter

  • #7
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    Citação Postado originalmente por walter77 Ver Post
    Gilberto
    Que ano e quilometragem tem a tua viatura? foi feito remapeamento? Tem quebra mato e faróis na frente? Alguns motores Pumas podem apresentar problemas precoces na junta do cabeçote e em alguns casos em dias quentes e com o motor sendo exigido um pouco a mais, a temperatura sobe já entrando em modo de segurança, o que dá uma ajuda a mais na proteção do motor. Li o relato de um Sul-africano que rebocava uma carreta por causa do trabalho e tinha esse problema de aquecimento quando exigia do motor, revirou todo o motor não achando nada e simplesmente resolveu colocando um intercooler maior.
    Quem sabe dar uma procurada no defender2.net que tem bastante material sobre o Defender Puma, mas vai tranquilo. Eu sou um que a cada dia que passa gosto mais e mais do Puma, quem sabe até começar a me incomodar rsrsrs, mas por enquanto é o Defender que menos me deu manutenção, nada até agora.
    Espero que encontre a solução logo,
    abraço,
    Walter
    Walter, só uma curiosidade...pq vc perguntou se tem quebra mato e faróis na frente!?

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

  • #8
    Usuário Avatar de scadufax
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    Citação Postado originalmente por Waldmartins Ver Post
    Walter, só uma curiosidade...pq vc perguntou se tem quebra mato e faróis na frente!?

    Abs

    Wald
    Deve ser diminuição da área de refrigeração do radiador.
    Scadufax
    Land Rover Defender 110 1999 ==> You can go fast .... But I can go anywhere !!
    Land Rover Discovery 3 HSE 2006 TDV6 2.7 ==> anywhere ?!?!?!

  • #9
    Gilberto, quando tiver a confirmação do verdadeiro problema, avisa a gente para consultas futuras. Abraço.
    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

  • #10
    Nao pode ser aterramento? Esses dias a minha puma ficou com os relogios estranhos e era aterramento. Sugiro colocar um relogio de mercurio para verificar se realmente está subindo a temperatura.

    O sukys está em fase de término de um watch dog com mostrador digital de temperatura independente. Quero colocar em minhasviaturas.

    Abraços
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
    Defender 110 2000 - Capitão Nascimento
    Defender 130 1987 - Irmã Doroty - under construction

  • #11
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
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    Amigo, traçando um paralelo com um Golzinho que eu tinha e mandei turbinar há uns anos.
    Qdo eu mantinha a turbina pressurizada acima de determinada pressão e por longos períodos a temperatura subia, quando aliviava o pé a temperatura baixava. Se andasse 400km, 500km com baixa pressão era tranquilo, quando eu pegava 10km de serra com 1 bar de pressão tinha que aliviar o pé e ir com calma porque esquentava.

    O problema do meu carro na época era que eu mantive o radiador original e com isso ele não dava conta. Para solucionar o correto seria colocar um radiador maior e de preferência um intercooler. Na época acabei nem mexendo, desmontei o turbo e na configuração normal não dava problema.

    Será que a Land Rover não errou no tamanho desse radiador no projeto fazendo com que o motor quando exigido apresente essa oscilação de temperatura?
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #12
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por scadufax Ver Post
    Deve ser diminuição da área de refrigeração do radiador.
    Então eu tô "fufu"!? Porque tenho quebra mato, faróis e guincho...tudo isso na frente do radiador... Pra mim não tem muito sentido isso não...

    Abs

    Wald
    DEFENDER 90 CSW/2001 "AMORZÃO"

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