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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de Alexandre Tietsche
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    Ou até mesmo o radiador.
    Uma coisa que talvez resolvesse o problema mas não sei se seria possível devido a (falta) de MO especializada.
    Acredito que o carro por possuir uma ECU deve entrar em um "Safe mode" por "overheating". A pergunta é. Em qual temperatura esse ECU detecta esse sobreaquecimento ? 102, 105ºC?
    Se conseguisse reprogramar a ECU para um tolerância maior da temperatura, vamos dizer 112ºC pode ser que a ventoinha consiga refrigerar o sistema antes que de chegar neste novo valor e com isso não entre mais nesse safe mode. Obviamente esse valor que passei é apenas de exemplo, precisaria verificar qual a temperatura máxima tolerável de trabalho deste motor.

    Outra coisa que não sei se ajudaria, mas uma ventoinha extra ou uma hélice maior com maior capacidade de refrigeração ajudasse. Me parece meio "gambiarra" mas talvez ajude.

    Uma ferramentinha barata que você pode testar é o ELM327 bluetooth, você pluga ele na ECU do seu carro e se tiver um tablet, pode instalar um aplicativo e ir acompanhando em tempo real o funcionamento do motor. Só precisa saber se é compativel com o protocolo de sua centralina, acredito que seja. Se não tiver tablet, ele salva um log e depois você pode analisar no computador tb.


    Abs.


    Citação Postado originalmente por GBoff Ver Post

    Eu estou quase certo de que o problema realmente é um intercooler subdimensionado....acho que colocando um maior, com maior performance resolverá o problema....!!!
    Defender 110 - 2004 - Branca
    Defender 110 - 2005 Black
    C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.

  • #26
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    GBoff, agradeço sua atenção!
    Legal seu relato, de fato parecido com o meu, porém no meu o aumento de temperatura se manifesta um pouco mais tarde, entendo. Consigo trafegar acima dos 120Km/h por aproximadamente 20-30 min. Mas a queda, da mesma forma, se dá rapidamente...
    Enfim, a hipótese de acoplamento viscoso está descartada?
    Abraços.

    Citação Postado originalmente por GBoff Ver Post
    Olá a todos!

    Eu sou o "colega do Brasil" que o Clemente se referiu....

    Convivo com o problema a algum tempo (mais de ano...) uso o carro para tudo, só não faço trilha muito pesada...mas uso todos os dias, reboco bastante e exijo do mesmo bastante tb (quem mandou deixarem com 36kgfm de torque!!!) é um 90 2009, e agora virou os 100.000km, a cada 10.000 revisão na Top Car de Blumenau (concessionária que dá para confiar....).

    Estou no momento (agora que o calor chegou aqui no sul) lidando com o problema, já troquei o sensor de temperatura do cabeçote (CHT) e não resolveu (porém o desempenho da 90 melhrou muito), fiz mais um cabo terra entra neg da bateria e carroceria (parafuso prisioneiro da ECU no corta fogo) e tb não resolveu mas parece que retardou um pouco....

    A concessionária está vendo para eu poder medir aqui de alguma forma a real temperatura dele para ver se é leitura errada ou se realmente a temperatura sobe. Eles estão achando que é a ECU, pois parece que houve um caso no BR que se resolveu trocando a ECU.

    Um técnico da fábrica já "olhou" o problema e sugeriu, (após troca do sensor) troca da válvula termostática.

    Um amigo de CTBA resolveu fazendo mais terra....

    Eu estou quase certo de que o problema realmente é um intercooler subdimensionado....acho que colocando um maior, com maior performance resolverá o problema....

    Mas antes de comprar o intercooler novo (meio caro....) vou tentar andar com a entrada de ar original (tenho um snorkel Mantec instalado nele..sugestão de um pessoal da inglaterra que estou em contato)..... mas vamos vendo....

    Pelo que lembro do meu "histórico" é isso.....qualquer coisa estou à disposição!

    Mantenho-os informados das novidades!!!

    Abraços!!!
    | Gilberto P. Filho | gipefi@uol.com.br |
    | Defender 110 | São Paulo - SP |

  • #27
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    Fato é,a ECU mede a temperatura através do fluído de arrefecimento. Diante do tipo de uso que constuma-se da ao Defender, acho pouco provável que exista uma deficiência na refrigeração como radiador muito pequeno ou ventilador sub-dimensionado. Difícil, ainda que no Puma o radiador seja de alumínio e plástico, enquanto nos TDI ainda é latão como acontece nos caminhões...

    Eu faria o seguinte; analisaria a verdadeira temperatura do fluído para verificar se se trata de um problema de leitura ou se realmente o motor está esquentando.

    Caso seja um problema de leitura, aí sim investira no aterramento, sensor, ECU ou eventual remap da ECU.

    Agora se o motor estiver esquentando para valer, pensaria primeiro num radiador maior e depois no intercooler. Sim o intercooler pode reduzir bastante a temperatura de queima, mas indiferente disso, a reserva de projeto do radiador deveria contemplar esta diferença. Também não explica a progressão do problema... Enquanto limpo, o intercooler não sofre desgaste...

    Outra questão importante e bastante contraditória: evitem a todo custo a 6a marcha para velocidades altas e ladeiras.

    A 6a marcha dos Pumas é um "overdrive", relação concebida para manter velocidades de cruzeiro no plano. Nunca jamais utilizem a 6a para encarar ladeiras e velocidades altas, regimes onde o motor precisa de maior rotação para fazer fluir o óleo, fluído de arrefecimento e também o ar através do radiador.

    Por conta do torque elevado dos motores Diesel, é bastante comum forçarmos o motor em baixas rotações.

    Se quer extrair o máximo de potência do motor, é importante fazer isso em rotações mais próximas ao limite de rotação do motor, num Diesel de alta rotação isso acontece entre 3.000 e 4.000 RPM, parece muito, mas é o certo.

    Boa sorte e mantenham-nos informados.

    abs

    Clemente
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #28
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    Amigos, bom dia!

    Após a utilização (que me foi recomendada como primeiro passo em busca do diagnóstico) do TUNAP 983 Micro Flex, venho submetendo o carro às mesmas condições que outrora ocorria o problema. E para minha surpresa, estabilizou! Não se repetiu!
    Agradeço as colaborações, acho que vale o registro e anseio por contribuições/conclusões dos mais experientes.

    Abraços!


    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Fato é,a ECU mede a temperatura através do fluído de arrefecimento. Diante do tipo de uso que constuma-se da ao Defender, acho pouco provável que exista uma deficiência na refrigeração como radiador muito pequeno ou ventilador sub-dimensionado. Difícil, ainda que no Puma o radiador seja de alumínio e plástico, enquanto nos TDI ainda é latão como acontece nos caminhões...

    Eu faria o seguinte; analisaria a verdadeira temperatura do fluído para verificar se se trata de um problema de leitura ou se realmente o motor está esquentando.

    Caso seja um problema de leitura, aí sim investira no aterramento, sensor, ECU ou eventual remap da ECU.

    Agora se o motor estiver esquentando para valer, pensaria primeiro num radiador maior e depois no intercooler. Sim o intercooler pode reduzir bastante a temperatura de queima, mas indiferente disso, a reserva de projeto do radiador deveria contemplar esta diferença. Também não explica a progressão do problema... Enquanto limpo, o intercooler não sofre desgaste...

    Outra questão importante e bastante contraditória: evitem a todo custo a 6a marcha para velocidades altas e ladeiras.

    A 6a marcha dos Pumas é um "overdrive", relação concebida para manter velocidades de cruzeiro no plano. Nunca jamais utilizem a 6a para encarar ladeiras e velocidades altas, regimes onde o motor precisa de maior rotação para fazer fluir o óleo, fluído de arrefecimento e também o ar através do radiador.

    Por conta do torque elevado dos motores Diesel, é bastante comum forçarmos o motor em baixas rotações.

    Se quer extrair o máximo de potência do motor, é importante fazer isso em rotações mais próximas ao limite de rotação do motor, num Diesel de alta rotação isso acontece entre 3.000 e 4.000 RPM, parece muito, mas é o certo.

    Boa sorte e mantenham-nos informados.

    abs

    Clemente
    | Gilberto P. Filho | gipefi@uol.com.br |
    | Defender 110 | São Paulo - SP |

  • #29
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    Citação Postado originalmente por Gilberto Pessoa Filho Ver Post
    A
    Após a utilização (que me foi recomendada como primeiro passo em busca do diagnóstico) do TUNAP 983 Micro Flex, venho submetendo o carro às mesmas condições que outrora ocorria o problema. E para minha surpresa, estabilizou! Não se repetiu!
    Uma mistura pobre pode superaquecer a queima subindo a temperatura de todo o conjunto ... mas pra ter certeza só se você tivesse um sensor de temperatura dos gases de escape (EGT) pra comparar as leituras antes de depois do uso do Tunap.

    Se for mesmo esse caso, +1 ponto pro Tunap. Será que os bicos já estavam começando a entupir? Um intercooler redimensionado cairia bem, não

  • #30
    Valeu Gilberto por compartilhar, vou salvar para futuras consultas. Abraço e boa sorte.
    Land Rover Defender 110 - 2005 - 300Tdi

  • #31
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Batiati,

    isso só vale para os motores ciclo Otto. No Diesel é o inverso; quanto mais Diesel, mais calor, mais força.

    Não vejo conexão entre Tunap e temperatura.

    Injetores mais limpos? Difícil, pois a quantidade a ser injetada é dosada pela eletrônica.

    Vazamento nos injetores aumentando o débito a ponto de aquecer o motor? Pouquíssimo provável...

    Sei lá, tomara que continue assim.

    Abraços

    Clemente


    Citação Postado originalmente por batiati Ver Post
    Uma mistura pobre pode superaquecer a queima subindo a temperatura de todo o conjunto ... mas pra ter certeza só se você tivesse um sensor de temperatura dos gases de escape (EGT) pra comparar as leituras antes de depois do uso do Tunap.

    Se for mesmo esse caso, +1 ponto pro Tunap. Será que os bicos já estavam começando a entupir? Um intercooler redimensionado cairia bem, não
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #32
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    Desculpem a ignorancia mas o que é esse tal de Tunap ?
    Por conta do calor aqui no Sul passei a ter os mesmos sintomas de superaquecimento repentino. Temperatura chega a 112graus(scangauge) o ponteiro começa a subir e entra em modo de segurança. Quando volta a estar abaixo dos 112graus tudo volta o normal. 120kM/h em uma leve subida com temp externa de 37 graus já dispara essa situação.
    Vou limpar o radiador para ver se melhora mas fiquei curioso com essa melhora após o uso do Tunap.
    Abs
    Rafael Cerqueira
    Defender 110 2010

  • #33
    Usuário Avatar de Vinicimaes
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    Ferramenteiro

    O Tunap 983 é um aditivo de combustível (diesel) para auxiliar na limpeza de bicos e demais partes do sistema de injeção. Este aditivo inclusive é recomendado e comercializado pelas concessionarias LAND-ROVER, mas a preço bem acima do mercado. Comprei em São Paulo uma embalagem de 500 ml e paguei 108 reais. Na concessionária uma embalagem de 200 ml estava por 130 reais.

    Citação Postado originalmente por ferramenteiro Ver Post
    Desculpem a ignorancia mas o que é esse tal de Tunap ?
    Por conta do calor aqui no Sul passei a ter os mesmos sintomas de superaquecimento repentino. Temperatura chega a 112graus(scangauge) o ponteiro começa a subir e entra em modo de segurança. Quando volta a estar abaixo dos 112graus tudo volta o normal. 120kM/h em uma leve subida com temp externa de 37 graus já dispara essa situação.
    Vou limpar o radiador para ver se melhora mas fiquei curioso com essa melhora após o uso do Tunap.
    Abs
    Vinícius Maestrelli
    Def. 110 Verde 2011 (Verdínia) Def. 110 Branca 2010 (Bianca) Def 110 Verde 2005 (Veridiana) Def. 90 Azul 2002 (Azuleica)

  • #34
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    Boa Noite Pessoal!

    Clemente - no caso da puma, o sensor de temperatura nao mede a temperatura do fluido de arrefecimento, mas sim a temperatura de uma camara situada em cima do cabecote, na altura do quarto cilindro, no caso se trata de um CHT, e este e' o unico ponto de coleta de temperatura do motor, por isso que imagino que a historia do intercooler possa proceder.... no caso eu imagino que o fluxo de ar demasiado quente proporcione um aumento muito rapido da temperatura do ar de admissao, transferindo esse calor para o cabecote e por consequencia para o sensor, o qual esta medindo a temperatura do ar daquela camara, o qual aquece mais rapidamente que a agua, enviando o sinal para a ECU, a qual dispara o modo de emergencia, isto explicaria tambem o fato de a temperatura da agua (ja coloquei mao nas mangueiras apos o ocorrido...) estar "normal" e a vicosa nao estar acoplada, de fato a agua nao aqueceu ainda para transferir o calor para o ar que flui pelo radiador e este aquecer a viscosa e promover o travamento.....

    Enfim, estou me convencendo que o estilo de dirigir tem uma enorme influencia nisso, essa sua explicacao sobre a sexta marcha e' perfeita, acho que pelo absurdo torque do puma, seu baixo ruido, as vezes relaxamos na conducao e deixamos de ser proativos na selecao de marchasXestrada..... A grande "M" desse motor e' que o desgracado nao "pede" marcha!!!!, ele continua subindo e despejando torque em sexta e nao pede marcha..... Sinto que as vezes o motor se comporta "normalmente" ou seja, vem perdendo velocidade e me forca a baixar marcha, nesses casos o "sobreaquecimento" nao ocorre e tudo parece mais "bomba injetora", outras vezes sinto ele pedir marcha pelo fato de a viscosa estar acoplada, mas a maioria das vezes ele segue despejando torque sem limite, nao aumenta o giro, mas nao morre..... quando esses sintomas aparecem, me fazem pensar em poder ser ECU......enfim....o bom de tudo e' que a Tdi esta na ativa.....

    Continuemos trocando ideias e experiencias que logo surgem os porques.......

    Vou estudar a instalacao do Scan Gauge....

    ps. me desculpem pela falta de acentos, e' pq nao consegui configurar o teclado desse pc.....

    abracos!

  • #35
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    Citação Postado originalmente por rodrigoboscardin Ver Post
    Gboff, eu instalei um ScangaugeII (ScanGaugeII : Linear Logic - Home of the ScanGauge) e esse aparelho dá muitos dados, inclusive a temperatura do motor... depois deste topico fiquei reparando e vi que em aproximadamente 70ºC o ponteiro já está meio... e a minha vai até 95ºC na estrada e não mexe. Nunca tive esse problema para ver a quanto estaria a temperatura... mas deve subir bem pouco mais do que o normal, já que volta rapido.

    Abraços

    Rodrigo
    Rodrigo!

    Compraste o ScanGaugeII ou outro modelo 2.

    A instalacao e' simplesmente pluga-lo na tomada da ECU embaixo do painel, junto a caixa de fusiveis 2.

    Comprou pelo site mesmo 2.

    obs - 2. significa ponto de interrogacao..... hehe

    obrigado!

  • #36
    Gboff!

    Conprei o scangaugeII.
    Isso mesmo! Só pluga-lo ali.. Tem que fazer uma configuracao no scangauge para funcionar corretamente.
    Eu comprei em uma autozone dos EUA..

    Vale muito a pena!

    Abçs

    Rodrigo
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
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    Defender 130 1987 - Irmã Doroty - under construction

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