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Shimmy na direção apenas em determinada velocidade

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  • 12/11/2014, 13:08
    andre_agostinho
    Citação:

    Postado originalmente por erv483219 Ver Post
    Estou vendo que o nosso maior problema é o Shimmi das rodas do nosso CJ5, o meu ja fis de tudo, quando atinjo uma velocidade de 70 km, um asfalto ondulada ou buracos as rodas começão a balançar pra dos dois lados, quem poderia me dar umas dicas pra resolver esse problema que vem um bom tempo acontecendo com meu jeep Willys CJ5.

    Eduardo de Barueri SP Capital

    ola ...tente ver pressão nos pneus.. abaixe um pouco.... o meu faz shimmi em qqer velocidade (geralmente menor) quando passo em asfalto ondulado e buracos com os pneus muito cheios... deixe eu torno de 18 psi que é pra isso diminuir bastante
    dificilmente dá pra zerar essa desgraça.. um bom amortecedor de direção ajuda a diminuir porque ele absorve um pouco do impacto...
    tem alguns colegas que depois de colocar hidraulica some...
  • 12/11/2014, 23:11
    tuna
    Citação:

    Postado originalmente por andre_agostinho Ver Post
    ola ...tente ver pressão nos pneus.. abaixe um pouco.... o meu faz shimmi em qqer velocidade (geralmente menor) quando passo em asfalto ondulado e buracos com os pneus muito cheios... deixe eu torno de 18 psi que é pra isso diminuir bastante
    dificilmente dá pra zerar essa desgraça.. um bom amortecedor de direção ajuda a diminuir porque ele absorve um pouco do impacto...
    tem alguns colegas que depois de colocar hidraulica some...

    :discordo: André, meu jeep roda com guerra 3k 35'', sem amortecedor de direção, caixa de maverick e não tem nada de shimmy nem de folga...
    Se tem shimmy, tem coisa errada, o amortecedor de direção, vai somente mascarar o que está errado, assim com a direção hidráulico por si só não resolve o problema...

    Deve-se verificar, rolamentos de roda, e de shimmy (munhões) e sua pré carga, se não há mangas de eixo, molas, grampos, jumelos soltos, o estado dos terminais e barras de direção, se ffor sisteema original, o pitman e o l na travessa dianteeira do chassi (sempre tá com os rolamentos ferrados) todas as buchas das molas e jumelos, e por fim o cáster, volta e meia tem coisa errada em algum dos ítens aí... ah outra coisa que contibui bastante para o aparecimento do shimmy é a convergência das rodas dianteiras errada, eu sempre deixo um pouco fechada na frente, pouca coisa, de 5 a 10 mm, muitas vezes elimina o shimmy aí...
    Acredito que depois disso tudo checado, substituído e revisado, não terá mais shimmy. :concordo:

    []'s
  • 13/11/2014, 01:13
    andre_agostinho
    Citação:

    Postado originalmente por tuna Ver Post
    :discordo: André, meu jeep roda com guerra 3k 35'', sem amortecedor de direção, caixa de maverick e não tem nada de shimmy nem de folga...
    Se tem shimmy, tem coisa errada, o amortecedor de direção, vai somente mascarar o que está errado, assim com a direção hidráulico por si só não resolve o problema...

    Deve-se verificar, rolamentos de roda, e de shimmy (munhões) e sua pré carga, se não há mangas de eixo, molas, grampos, jumelos soltos, o estado dos terminais e barras de direção, se ffor sisteema original, o pitman e o l na travessa dianteeira do chassi (sempre tá com os rolamentos ferrados) todas as buchas das molas e jumelos, e por fim o cáster, volta e meia tem coisa errada em algum dos ítens aí... ah outra coisa que contibui bastante para o aparecimento do shimmy é a convergência das rodas dianteiras errada, eu sempre deixo um pouco fechada na frente, pouca coisa, de 5 a 10 mm, muitas vezes elimina o shimmy aí...
    Acredito que depois disso tudo checado, substituído e revisado, não terá mais shimmy. :concordo:

    []'s

    ola tuna. Vou tentar fechar mais na frente então...porque já troquei tudo que vc disse aí...eu tb não uso amortecedor de direção...mas to pensando em por pra diminuir as pancadas do dia a dia...afinal uso o Bóris como meu veiculo diário...
    vc recomenda o uso de amortecedor de direção?
    abs
  • 13/11/2014, 12:13
    tuna
    Citação:

    Postado originalmente por andre_agostinho Ver Post
    ola tuna. Vou tentar fechar mais na frente então...porque já troquei tudo que vc disse aí...eu tb não uso amortecedor de direção...mas to pensando em por pra diminuir as pancadas do dia a dia...afinal uso o Bóris como meu veiculo diário...
    vc recomenda o uso de amortecedor de direção?
    abs

    André, o Bóris tá com o sistema orignal de direção? Se sim, o ponto franco fica na ligação do pitman que sai da caixa até os terminais, existem muito componentes passíveis de folga nessa linha.

    Quanto ao amortecedor de direção, eu sempre penso no original, o original não tinha e andava direito e sem shimmy. Aí alguém vai falar, mas o seu não é original. Sim, não é, o que eu fiz foi eliminar a parte ruim do original então se eu melhorei o sistema ainda acho que o amortecedor de direção é desnecessário, meu jeep anda na Fernão Dias a 100/110 km/h, junto com a l200 do meu pai tranquilo...

    Tenta fechar um pouco a convergência, costuma dar ótimos resultados.

    []'s
  • 13/11/2014, 18:02
    andre_agostinho
    Citação:

    Postado originalmente por tuna Ver Post
    André, o Bóris tá com o sistema orignal de direção? Se sim, o ponto franco fica na ligação do pitman que sai da caixa até os terminais, existem muito componentes passíveis de folga nessa linha.

    Quanto ao amortecedor de direção, eu sempre penso no original, o original não tinha e andava direito e sem shimmy. Aí alguém vai falar, mas o seu não é original. Sim, não é, o que eu fiz foi eliminar a parte ruim do original então se eu melhorei o sistema ainda acho que o amortecedor de direção é desnecessário, meu jeep anda na Fernão Dias a 100/110 km/h, junto com a l200 do meu pai tranquilo...

    Tenta fechar um pouco a convergência, costuma dar ótimos resultados.

    []'s

    É tuna...o sistema e original...uma m3rd@....já pensei em colocar hidraulica nele....mas os caras pedem coisa de 3k pra isso...eu acho muito caro...então vou convivendo com essa chatisse....a mudança do cjto ta nos meus planos....mas preciso trocar os amortecedores e dar um tapa nos feixes de mola....então vou gastar agora nos amortecedores e feixe...mas valeu a dica...já que melhora mesmo...será meu próximo investimento...
    ah...valeu pelo convite no FB....SEU Tsunami é muito top. Aquele seu parabrisa é uma das minhas procuras...mas ruim de achar....quem tem não vende...kkkk
  • 14/11/2014, 10:08
    tuna
    Citação:

    Postado originalmente por andre_agostinho Ver Post
    É tuna...o sistema e original...uma m3rd@....já pensei em colocar hidraulica nele....mas os caras pedem coisa de 3k pra isso...eu acho muito caro...então vou convivendo com essa chatisse....a mudança do cjto ta nos meus planos....mas preciso trocar os amortecedores e dar um tapa nos feixes de mola....então vou gastar agora nos amortecedores e feixe...mas valeu a dica...já que melhora mesmo...será meu próximo investimento...
    ah...valeu pelo convite no FB....SEU Tsunami é muito top. Aquele seu parabrisa é uma das minhas procuras...mas ruim de achar....quem tem não vende...kkkk

    Pois é, mas não precisa ser hidráulica não, uma caixa mais desmultiplicada como a de opala , maverick, landau, dodge, dá conta do serviço tranquilamente, a minha é de maverick, e é leve como hidraúlica, o único incoveniente é a quantidade de voltas de batente a batente, mas não me incomoda mais, eu pelo menos, cosegui me acostumar :mrgreen:
    O quadro foi uma novela, eu ganhei a armação bem podrona, o resto tive que comprar tudo separado, ficou mais o menos o preço de um desses novos de três palhetas :parede: mas o tesão de andar com ele aberto não tem preço...tinha um por 500 reais nos classificados da atlantida capotas, dá uma olhada lá, mas faz tempo...
    eu vi as fotos do Bóris no fb, show de bola, pilotar meu próprio jeep na trilha é algo que não sei o que é já faz 5 anos, mas decidi que vou biuscá-lo no sítio amanhã, deixando em casa fica mais fácil pra terminar a obra, veremos...

    []'s
  • 14/11/2014, 10:55
    vavarusso
    Citação:

    Postado originalmente por tuna Ver Post
    André, o Bóris tá com o sistema orignal de direção? Se sim, o ponto franco fica na ligação do pitman que sai da caixa até os terminais, existem muito componentes passíveis de folga nessa linha.

    Quanto ao amortecedor de direção, eu sempre penso no original, o original não tinha e andava direito e sem shimmy. Aí alguém vai falar, mas o seu não é original. Sim, não é, o que eu fiz foi eliminar a parte ruim do original então se eu melhorei o sistema ainda acho que o amortecedor de direção é desnecessário, meu jeep anda na Fernão Dias a 100/110 km/h, junto com a l200 do meu pai tranquilo...

    Tenta fechar um pouco a convergência, costuma dar ótimos resultados.

    []'s

    Tuna como tu corres! O meu parece que nao passa de 70km é como se o motor estivesse na máxima rotação. Será que é a relação? Uso pneus 265 70 16. Nao tenho shimmy.
  • 14/11/2014, 11:12
    tuna
    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Tuna como tu corres! O meu parece que nao passa de 70km é como se o motor estivesse na máxima rotação. Será que é a relação? Uso pneus 265 70 16. Nao tenho shimmy.

    Raimundo, é o motor :mrgreen: e os pneus maiores, andava assim com 8x43, com as 9x44 ainda não testei...

    Fico feliz que não tenha shimmy é sinal de que está tudo ok :concordo:, mas tá com amortecedor de direção né?

    []'s
  • 14/11/2014, 13:08
    Marcio Rossetto
    Prezados

    Tive willis Monstro por muito tempo e fiz tudo que é trilha com ele . Percebi que o maior causador do Shimmy são os jumelos . Esses jumelos de bucha de Pu e altos dão muito Shymmy , pois a origem dele , são folgas axiais ao sentido do eixo . Aqui resolvemos Shimmy com a inserção de uma barra Panhard . E vou alem, vc pode ter tudo certinho e ainda ter Shimmy depois de fazer alguams trilhas. Faz uma panhard e seja feliz ! SDS
  • 14/11/2014, 23:03
    Kako
    Panhard e molas semi-elípticas?????????
  • 15/11/2014, 19:43
    vavarusso
    Citação:

    Postado originalmente por tuna Ver Post
    Raimundo, é o motor :mrgreen: e os pneus maiores, andava assim com 8x43, com as 9x44 ainda não testei...

    Fico feliz que não tenha shimmy é sinal de que está tudo ok :concordo:, mas tá com amortecedor de direção né?

    []'s

    Grande Tuna, uso motor GM151 e relação 8x43. Nao uso amortecedor de direção. Jumelos originais com buchas de borracha de pneu feitas por um toneiro. Valeu meu caro
  • 17/11/2014, 12:37
    tuna
    Citação:

    Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Grande Tuna, uso motor GM151 e relação 8x43. Nao uso amortecedor de direção. Jumelos originais com buchas de borracha de pneu feitas por um toneiro. Valeu meu caro

    É isso aí então tá tudo certinho :concordo: parabéns! pelo jeito valeu a pena ficar aqui no fórum lendo e aprendendo :palmas:

    Marcio Rossetto
    Prezados

    Tive willis Monstro por muito tempo e fiz tudo que é trilha com ele . Percebi que o maior causador do Shimmy são os jumelos . Esses jumelos de bucha de Pu e altos dão muito Shymmy , pois a origem dele , são folgas axiais ao sentido do eixo . Aqui resolvemos Shimmy com a inserção de uma barra Panhard . E vou alem, vc pode ter tudo certinho e ainda ter Shimmy depois de fazer alguams trilhas. Faz uma panhard e seja feliz ! SDS


    Marcio, na minha himlde opinião, o problema aí começou com os jumelos altos :roll: já discutimos isso aqui no fórum, quase exaustivamente...

    []'s
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