Powered by vBulletin

Shimmy na direção apenas em determinada velocidade

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/03/2009, 16:49
    Mauricio Rotta
    E aí Galera. Beleza? Olha é o seguinte... Eu acompanhei esse tópico desde o começo ontem a noite, sou novo aqui no fórum mas sou antigo em mexidas em jeep, ja faz mas de 17 anos q mexo nessas tralhas... heheheheh

Bem é o seguinte, o problema de shime é difícil de ser resolvido e quase tudo que foi dito aqui tem valor, porém ninguem citou uma coisa que considero fundamental... Que são os retentores do munhão, isso mesmo, aquelas duas meia luas de feltro que aparentemente só servem para segurar a graxa dentro do munhão, elas também são responsávei por segurar as rodas e impedir o shime, agora vamos as soluções:

Retire as duas chapinhas q seguram os dois retentores na parte de tras do munhão, na lingação entre o munhão e a 'batata' da ponta do eixo; vá em uma borracharia e confeccione novos retentores com pedaços de pneus diagonais velhos de automóvel, ou se preferir faça com pedaços de correias de elevadores de maquinas industriais... corte com uma faca no mesmo tamanho dos retentores originais de feltro, monte e adeus shime!
  • 25/03/2009, 17:13
    jijoe_78
    Citação:

Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    E aí Galera. Beleza? Olha é o seguinte... Eu acompanhei esse tópico desde o começo ontem a noite, sou novo aqui no fórum mas sou antigo em mexidas em jeep, ja faz mas de 17 anos q mexo nessas tralhas... heheheheh

Bem é o seguinte, o problema de shime é difícil de ser resolvido e quase tudo que foi dito aqui tem valor, porém ninguem citou uma coisa que considero fundamental... Que são os retentores do munhão, isso mesmo, aquelas duas meia luas de feltro que aparentemente só servem para segurar a graxa dentro do munhão, elas também são responsávei por segurar as rodas e impedir o shime, agora vamos as soluções:

Retire as duas chapinhas q seguram os dois retentores na parte de tras do munhão, na lingação entre o munhão e a 'batata' da ponta do eixo; vá em uma borracharia e confeccione novos retentores com pedaços de pneus diagonais velhos de automóvel, ou se preferir faça com pedaços de correias de elevadores de maquinas industriais... corte com uma faca no mesmo tamanho dos retentores originais de feltro, monte e adeus shime!

Ôpa!
    Blz Mauricio?
    Cara, com certeza vc tem uma solução robusta para quem faz muita trilha, mas associar isso à solução do shimmy, sei não...
    No meu entender você está mascarando com esta solução o problema real do shimmy e que pode te trazer um desgaste prematuro da bolota do eixo. Provavelmente vc endureceu o movimento do munhão, certo? Chegou a colocar na ponta do braço do munhão onde vai o terminal de direção, uma daquelas balanças de mola para ver se o munhão se movimenta quando se aplica 5kg de força? Pq é esta a força que deve ser aplicada somente nos rolamentos dos pinos.

[]´s!
  • 25/03/2009, 21:44
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Teria alguma peça em especial bambeando ou coisa parecida??

Só teria sentido se o seu chassis estivesse com as travessas soltas. Ou nessas ocasiões vc percebece as barras de direção ficassem tortas.

O que pode ser é uma folga que se acomoda quando vc anda "normal", depois que vc abusa, as peças saem da posição de conforto e começa o shimmy.

Mas sem inspecionar completamente, não dá para advinhar, mas eu percebí essas coincidências no meu no passado. Não tinha shimmy, passava num buraco qualquer, e depois disso era um inferno.

Shimmy é um inferno !
  • 25/03/2009, 21:49
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    ...os retentores do munhão ...

O que vc faz ao aumentar a carga de atrito é semelhante a colocar um amortecedor de direção, em menor escala de força. Tudo que vc colocar para IMPEDIR o giro, diminui o shimmy.

Isso é mascarar a causa, embora possa resolver o problema.

Pode resolver para uns, mas lembre-se que é mascaramento.
  • 25/03/2009, 22:02
    Mauricio Rotta
    Leopoldo, longe de mim querer avançar em um terreno que é de propriedade de voces veteranos em jeeps e principalmente nesse forum que considero uma verdadeira enciclopedia em materia de jeep. Mas se tu ja revisou todo o sistema de direçao, trocou rolamentos, ajustou folgas e o shimmy persiste e de repente vc vai la e faz o que eu disse e o teu problema acaba isso não pode sim ser chamado de ''soluçao''?

Eu digo que sim, porque se tu ja reparou todo o sistema vai ser bem dificil de um terminal cair e te deixar sem volante, ou uma roda dianteira te ultrapassar e te mandar pra fora da estrada pq teu sistema direcional ta revisado, entao o sistema de retentor de munhao pode sim ser chamado de soluçao!

O que eu considero mascaramento sao os terminais todos balançando, os rolamentos desmanchando, e um monte de folga pra todo lado e o mecanico lambao vai la e solda um amortecedor no meio da barra de direcao, isso sim é mascaraçao de um problema grave.

Desculpem o post grande, é q qdo começo a escrever não paro mais...
  • 26/03/2009, 19:25
    leopoldo
    Longe de ser crítica é um comentário. É só uma filosofia de manutenção, embora o shimmy seja um comportamento comum de eixos. Para os mecatronicos (não eu), que entedem bem disso, há divergência e o eixo não tem estabilidade.

Sua experiência é bem vinda e seu comentário é pertinente e verdadeiro uma vez que muitos observam que quando um retentor novo é instalado, o jeep tende a shimar pouco ou não shimar por um bom tempo.

Perceba que eu escreví ai em cima :

Pode resolver para uns, mas lembre-se que é mascaramento ...... da causa.

Porque causa ? porque originalmente não dava shimmy ou quando dava, era pouco. Alguma alteração gera o shimmy em maior intensidade e descontroladamente e então, saimos usando amortecedortes, por exemplo.

Normalmente sabemos a causa, tal como pneus maiores e alterações diversas.

Não que essa solução sua proposta não resolva, mas deve ser usada depois de esgotadas a identificação do que causa o shimmy.

Pode ser resolvido, beleza, não pode, use mascaramento.

Se for devido a pneus maiores, duvido que alguém troque os pneus por menores, então convivemos com a necessidade de usar o amortecedor, sabendo que é um mascaramento.

A regra do jogo é saber o que ocorre, porque ocorre e o que deve ser feito para resolver.

Aumento de precarga nos rolamentos do munhão, uso de calotas esféricas em vez de rolamentos, amortecedores, ou mesmo essa solução de retentor, devem ser aplicados com critério, passo a passo, mas sabendo o que acontece.

Assim, não vai haver munhão solto e retentor calçado + amortecedor.
  • 26/03/2009, 22:37
    Lucas Nassif
    Esse FDS vou tentar fazer uma SAE (Solução Altamente Estratética - :mrgreen: :mrgreen: vulgo gambiarra:oops: :lol:) e ver se o shimmy para, ou pelo menos ameniza esse inferno. :lol:
  • 27/03/2009, 08:32
    Mauricio Rotta
    Leopoldo,

Beleza, acho q chegamos a um lugar comum (ou talvez nunca tenhamos saído desse lugar), também concordo que sejam esgotadas todas as possibilidades antes de apelar para as adaptações!

O importante, e acho q nisso todos concordaremos, é estar sempre com o sistema revisado de ponta a ponta, terminais novos, rolamentos em dia e lubrificados, folgas devidamente ajustadas, alinhamento e balancemento em dia e sempre animo (e dindin) pra manter os guerreiros em ordem!

:concordo:
  • 04/10/2009, 21:37
    MK-GOODZILA
    shimmy com pneus maiores
    No meu caso enquanto estava usando os pneus 35", na minha F75 que tem eixos ensimec com hemocinetica da band e DH opala, nunca tive com problemas com shimmy, nem em baixa velocidade ou acima de 100km.
    Agora coloquei os 39,5" ,e o shimmy acontece a 20km e tambem perto dos 60km, e é muito forte.Acima de 60km não fui louco de testar!
    Pergunta:
    Isso é normal devido aos pneus maiores?
    Tem que regular a pre-carga do munhao diferente devido o aumento do pneu? Trocar os rolamentos por calotas esfericas, resolve?
    Já tenho amortecedor de direção (da kombi), tenho que trocar por outro mais eficaz devido ao aumento do tamanho do pneu?

Mauro

Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Longe de ser crítica é um comentário. É só uma filosofia de manutenção, embora o shimmy seja um comportamento comum de eixos. Para os mecatronicos (não eu), que entedem bem disso, há divergência e o eixo não tem estabilidade.

Sua experiência é bem vinda e seu comentário é pertinente e verdadeiro uma vez que muitos observam que quando um retentor novo é instalado, o jeep tende a shimar pouco ou não shimar por um bom tempo.

Perceba que eu escreví ai em cima :

Pode resolver para uns, mas lembre-se que é mascaramento ...... da causa.

Porque causa ? porque originalmente não dava shimmy ou quando dava, era pouco. Alguma alteração gera o shimmy em maior intensidade e descontroladamente e então, saimos usando amortecedortes, por exemplo.

Normalmente sabemos a causa, tal como pneus maiores e alterações diversas.

Não que essa solução sua proposta não resolva, mas deve ser usada depois de esgotadas a identificação do que causa o shimmy.

Pode ser resolvido, beleza, não pode, use mascaramento.

Se for devido a pneus maiores, duvido que alguém troque os pneus por menores, então convivemos com a necessidade de usar o amortecedor, sabendo que é um mascaramento.

A regra do jogo é saber o que ocorre, porque ocorre e o que deve ser feito para resolver.

Aumento de precarga nos rolamentos do munhão, uso de calotas esféricas em vez de rolamentos, amortecedores, ou mesmo essa solução de retentor, devem ser aplicados com critério, passo a passo, mas sabendo o que acontece.

Assim, não vai haver munhão solto e retentor calçado + amortecedor.

• 04/10/2009, 22:09
    leopoldo
    Qto maior o pneu, mais baixa é a velocidade em que se apresenta e mais intenso é o shimmy.

Nem tente passar dessas velocidades ou muito provável é de romper as longarinas,

Para isso, vc tem que radicalizar.

Barra estabilizadora com terminais em rótula, varios amortecedores de direção, e ajuste preciso do munhão e rolamentos de roda.

Pode ser que também tenha de usar terminais rotulares no lugar dos de direção.

Não há receita pronta, além dessas.

É ir fazendo e monitorando.
  • 04/10/2009, 22:39
    MK-GOODZILA
    Obrigado pela dica!
    Vou tentar radicalizar o maximo, pra ter o minimo de segurança nos deslocamentos!
    Valeu Leopoldo....
  • 12/11/2014, 12:37
    erv483219
    Estou vendo que o nosso maior problema é o Shimmi das rodas do nosso CJ5, o meu ja fis de tudo, quando atinjo uma velocidade de 70 km, um asfalto ondulada ou buracos as rodas começão a balançar pra dos dois lados, quem poderia me dar umas dicas pra resolver esse problema que vem um bom tempo acontecendo com meu jeep Willys CJ5.

Eduardo de Barueri SP Capital
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:17.