Postado originalmente por
leopoldo
Longe de ser crítica é um comentário. É só uma filosofia de manutenção, embora o shimmy seja um comportamento comum de eixos. Para os mecatronicos (não eu), que entedem bem disso, há divergência e o eixo não tem estabilidade.
Sua experiência é bem vinda e seu comentário é pertinente e verdadeiro uma vez que muitos observam que quando um retentor novo é instalado, o jeep tende a shimar pouco ou não shimar por um bom tempo.
Perceba que eu escreví ai em cima :
Pode resolver para uns, mas lembre-se que é mascaramento ...... da causa.
Porque causa ? porque originalmente não dava shimmy ou quando dava, era pouco. Alguma alteração gera o shimmy em maior intensidade e descontroladamente e então, saimos usando amortecedortes, por exemplo.
Normalmente sabemos a causa, tal como pneus maiores e alterações diversas.
Não que essa solução sua proposta não resolva, mas deve ser usada depois de esgotadas a identificação do que causa o shimmy.
Pode ser resolvido, beleza, não pode, use mascaramento.
Se for devido a pneus maiores, duvido que alguém troque os pneus por menores, então convivemos com a necessidade de usar o amortecedor, sabendo que é um mascaramento.
A regra do jogo é saber o que ocorre, porque ocorre e o que deve ser feito para resolver.
Aumento de precarga nos rolamentos do munhão, uso de calotas esféricas em vez de rolamentos, amortecedores, ou mesmo essa solução de retentor, devem ser aplicados com critério, passo a passo, mas sabendo o que acontece.
Assim, não vai haver munhão solto e retentor calçado + amortecedor.