Yuri,
O amortecedor é a última opção.
Muito antes disso, o seu mecanico deve ter feito o diagnóstico, mas eu pessoalmente duvido que tenha feito, ou como deve.
Por exemplo:
1- ele levantou as rodas no cavalete, tirou o pneu, soltou a barra de direção e mediu a pré-carga do rolamento do munhão lado direito e esquerdo com a balança ?
2- inspecionou o arqueamento das molas para ver se não há exageros de um lado em relação ao outro ?
3- inspecionou e ajustou a folga do braço de ligação de direção ?
4- inspecionou a condição de balanceamento dos pneus ?
Eu teimo nisso porque na maioria das vêzes, por preguiça ou ignorância, vc fala para o mecanico do shimmy e ele vem direto na solução popular de amortecedor, sendo que as vêzes, um simples ajuste da carga nos rolamentos corrige. Isso é equivalente ao seguinte: o paciente tem dor de cabeça por causa de derrame, o medico dá um analgésico e manda para casa.
Atente para o fato que simplesmente colocar amortecedor funciona, mas em último caso, desde que vc tenha em mente que: fazendo isso sem critério, vc mascara um problema que pode ser grave ou vir a ser grave.
1º, o diagnóstico completo, depois a solução.