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Hybrid View

  • #1
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    05/01/2004
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    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Ok Elmer, não fiquei ofendido não...tá tudo certo...
    Vc me convidou a dar uma olhada nas fotos do seu Jeep, e ví ele lá...está muito bonito, um trabalho de 1ª bem caprichado, vê-se que tiveste um cuidado especial nos detalhes de acabamento, realmente muito bom, estás de parabens.
    Blzinha, obrigado pelos comentários e observações acho q agora entramos no espírito da coisa


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Permita-me fazer alguns comentários, não no sentido de crítica, eu mesmo é que sempre tive essas dúvidas e gostaria de aprender como fazer certo, e nada melhor do que perguntar a quem já fez.
    -O high steer que vc instalou não dá problema de arrasto de pneus nas curvas ? Uma vez que não foi possível (por falta de espaço) abrir mais o braço de direção afim de ficar dentro do princípio de Jeantaud ?
    Certamente dá arrasto sim e como vc notou não tinha espaço mesmo pra fixar os terminais um pouco mais pra fora, tanto por causa do próprio high steer que deixa os terminais acima da linha de centro da roda, também pelas dimensões dos terminais(bem maiores que os originais) e ainda por causa das rodas 15x10 são largas pros dois lados da face de montagem. Resumindo, nesse caso não está perfeito, mas me satisfaz plenamente


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Será que virando-se os braços de direção para trás, fechando mais os ângulos e encurtando a barra de direção, não resolveria esse problema ? (a barra de direção passaria por trás do eixo e por cima do pião, ao invez de passar pela frente) aí seria necessário inverter a caixa.
    Pois é, também analisei essa possibilidade até pelo fato de que a barra de direção ficaria mais protegida, mas pra não ter que mexer na caixa e em várias outras coisas resolvi montar da forma que está. Até porque se fosse fazer com todo capricho que procuro ter aliado ao pouco tempo disponível para tantas modificações acredito que ainda não estaria pronto, ah e ainda tem o meu velho que embaça pra caramba, mas no final aceita as novidades e sempre me ajuda


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Você não deve ter notado, mas deve vibrar sim os cardãs...
    O cardâ anterior(que enrolou) vibrava desde o primeiro dia, com esse já cheguei à 120 normalmente e fiquei esperando pelo barulinho que o outro fazia e até agora nada, certamente trabalhando nessa posição as cruzetas não tem a mesma durabilidade, quando der sinal de vibração creio que será o desgaste prematuro das cruzetas.


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Ainda acho que falta lubrificação nos rolamentos do pinhão, principalmente no último, talvez aumentar o nível do óleo resolva issso, não sei...
    Eu também não


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Os pneus apesar de bonitos, deve causar muita força de alavanca, visto que estão pra fora da linha dos pinos mestres, e podem quebrar os parafusos do braço de direção (os 4 do pino mestre superior) se a roda bater com força num buraco (perigoso)
    Pensando nisso foi que construí meus eixos híbridos, carcaças de F75 com bolotas de munhão da toyota, estas são maiores que as originais do Jeep/F75, assim como rolamentos, pinos mestres, carcaças de munhão, mangas de eixo, cubos de roda, etc...
    Ah, e sobre os parafusos de fixação dos pinos mestres, na toyota são 4 prisioneiros 14mm, bem mais resistentes que os 3/8 da linha Jeep

    E mais, to louco pra colocar pneus maiores, 37" ou 38"
    Aguenta
    Não sei, vou saber na prática

    Cara, vc tem que conhecer uma galera q roda de pneu 36 e até maior com eixos originais...

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Assim que der, coloco fotos das minhas viaturas pra vc ver
    um grande abraço
    ok, faz um tópico na na FROTA 4X4 BRASIL pra gente ver tuas viaturas.

    1 abraço.

  • #2
    Se instalar pneu maior fica até melhor, pois atenua o braço de alavanca
    Obs: maior no diâmetro, não mais largo

  • #3
    Loras, rafaelsouza, Arnaldo Tomazetti, Jipeiro_RR,
    Bem pessoal, por falta de informação não é que vou deixar de fazer um bom trabalho na suspensão.
    Não pretendo fazer alterações muito complexas e também pretendo manter ao máximo a originalidade.
    O carro não vai pegar trilha pesada; o máximo é rodar numas estradas de terra de péssima qualidade no interior de São Paulo e um pouco na cidade.
    - Vou colocar os feixes originais da F-75; talvez indo mais ou menos na linha de raciocínio do amigo Arnaldo que é manter a originalidade.(MolasFF também indicadas pelo amigo Loras, e também o melhor preço)
    - Vou colocar jumelos de 11 cm na dianteira e 13 na traseira; medidas utilizadas pelo amigo Rafael.
    - Vou pesquisar um pouco mais na questão das cunhas que corrigem o ângulo do cáster, pois fiz esta pergunta para o fornecedor e ele, apesar de ter as cunhas para vender não me respondeu se realemnte preciso colocar. Disse que o certo é trocar os feixes, depois rodar pra ver se realmente vai haver a necessidade de se colocar as cunhas.
    - Ahh! A roda libre também já comprei; contando com as dicas dos amigos. R$ 285,00 na mod.401 cromada.
    Abraço e obrigado a todos

  • #4
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    Arqueamento feixe de mola



    Serelepe;

    Comprei uma F-75 a pouco tempo e a primeira coisa que eu fiz foi o arqueamento dos feixes de mola. Pra mim resolveu e muito, pois acabei colocando pneus 265/75 R16 e rodas de F1000 R16. No arqueamento troquei todas as buchas dos jumelos e os dois feixes dianteiros por feixes usados e em ótima condição de outra F-75. O serviço junto com as peças ficou em R$ 460,00 e ela ainda continua em pé.
    Agora vou partir para a troca do embuchamento e colocar freios a disco. A carroceria é de madeira, mas já tirei, estou encurtando ela, deixando do tamanho do chassi.
    Falow.

  • #5
    Arquear feixe é um recurso que funciona, depende de quem faz o serviço e depende também do estado geral dos feixes (tem alguns que não dá). Tem que ser feito a frio, o cara arqueia os dois feixes simultaneamente (vai formando os dois feixes lado a lado) mantendo criteriosamente a mesma altura e mantendo também o mesmo raio em todas as folhas, de forma que tenham contato por igual de cabo a rabo.
    Pra que os feixes não cedam prematuramente, tem que observar se os jumelos estão na vertical, conforme desenho abaixo, isso depois de tudo montado, com o peso do carro já sobre a suspensão, se der pra dar uma volta (pra assentar) melhor ainda...é importante que os jumelos fiquem na vertical...
    Não menos importante é que o jumelo seja no formato "H" (como nos caminhões)
    O ângulo de caster recomendado na F-75 é 3° positivo, se os jumelos ficarem na vertical, provavelmente o caster estará nos necessários 3° e não precisa de cunha (provavelmente, tem que conferir)

  • #6
    Aí Arnaldo e Serelepe, fui conferir na Berijela e tá com cunhas, elas estão inteirinhas sei que tem algumas que quebram mas essas tão inteiras, só pra informação

  • #7
    Arnaldo Tomazetti, rafaelsouza,
    Eu tenho uma opinião parecida com a do amigo Arnaldo a respeito de manter a originalidade do carro.
    Se possível vou procurar manter ao máximo, mas fico com uma dúvida com relação a direção.
    A direção da F-75 parece que já nasceu ruim, e pelo que andei pesquisando fica bem caro pra se fazer uma manutenção completa.
    Será que neste caso não compensaria optar pela substituição?
    Estou pensando em começar a cotar a direção hidráulica da S10 e para isso precisaria novamente da ajuda dos amigos.
    Além da caixa de direção quais seriam os outros ítens do conjunto que eu teria que cotar?
    Abraço

  • #8
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    03/02/2006
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    modificações - efeitos colaterais

    Olá, sou novato no forum e aspirante a 4X4, ainda estou procurando uma viatura pra comprar.
    Como sou novato e não entendo nada de mecânica, gostaria que alguém me explicasse o que é "SHIMMI".
    Obrigado.

  • #9
    pra falar de uma forma bem facil, é o seguinte, vc está com seu 4x4 em velocidade média e derrepente as rodas "tem um ataque epilético" ou seja começam a trepidar de maneira muuuito brusca obrigando vc a praticamente parar o carro e parace que o jeep vai desmontar, problema causado normalmente por desgaste dos rolamentos que firmam a direção das rodas dianteiras. a causa mais comum é essa que te passei mas no contexto do tópico o shimmy é causado pela mudança no angulo de alinhamento dos rolamentos, espero que tenha entendido, tentei explicar da maneira menos tecnica que consegui, continue pesquisando q vc vai entender melhor

  • #10
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    Valeu Rafael, agora entendi o tal Shimmy. Obrigado

  • #11
    Anunciante Avatar de Giovani
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    Bento Gonçalves/RS
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    marcoamieiro, seja bem vindo ao Fórum 4x4 Brasil!

    Ponha "shimmy" na pesquisa do Fórum e boa leitura! Tem muita coisa sobre o assunto.

    De modo geral é uma trepidação ou balanço nas rodas dianteiras, como o Rafael já explicou. Mas a causa do problema é bem diversa... Podendo ser até uma soma de vários pequenos problemas.

    Pesquise, caso ainda tenha dúvidas, use um dos tópicos onde o assunto já foi discutido, assim os pariticipantes dele serão notificados e irão responder.

    []'s

  • #12
    Ahe Marco ! Tudo beleza ??? Quando cê pegar sua Rural, uma das primeiras coisas que cê vai perceber é o bendito do Shimmy...hehehe...direita, esquerda, direita esquerda...numa fração de segundo...
    Daí faça o que o Giovani e o Rafael explicaram...
    boa sorte amigo,

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