E só pra provar que é possível e necessário girar as bolotas de munhão e alinhar o pião dos diferenciais quando se eleva a suspensão, ou se faz spOa por exemplo
No fórum CJ's hoje em dia isso é uma coisa comum, antigamente todo mundo achava q era algo impossível...
E só pra provar que é possível e necessário girar as bolotas de munhão e alinhar o pião dos diferenciais quando se eleva a suspensão, ou se faz spOa por exemplo
No fórum CJ's hoje em dia isso é uma coisa comum, antigamente todo mundo achava q era algo impossível...
Ola Elmer estive acompanhando o topico muito interessante e polemico com varias opinioes e sugestoes mas gostaria se possivel vc sugeri-se alguns tópicos mais atualizados pois esse links não estão abrindo, eu e acredito que tem bastante gente interessado no assunto desde ja agradeço sua atenção abraçosss
Postado originalmente por Elmer_Jeep
Elmer meu Brother, Nasci dentro da oficina que éra do meu avô, que agora é do meu Pai, e trabalho lá até hoje, parace que temos isso em comum, já vimos todos os tipos de serviços e gambiarras, concordo com vc que a adaptação é a saida para nós que gostamos destes carros velhos amamos mecanica e não abrimos mão do melhor desempenho possível, vamos continuar mudando tudo, algumas vezes dá certo e outras dá errado aí desmontamos tudo e começamos tudo de novo.
agora o que é muito show é a oportunidade que temos de atravez deste forum trocarmos essas ideias e aprendermos com os erros e acertos da galera.
Viva o forum e suas discussões e as opiniões dos amigos que enrriquecem o nosso conhecimento.
Caramba tô parecendo politico
[],s e bom final de semana pra galera
Vamos continuar adaptando, errando, acertando, inventando, inovando e o principal, COMPARTILHANDO EXPERIENCIAS E AJUDANDO
Além de acabar com certos mitos, tabus e crenças que cercam esse segmento.
Amigos, é importante conseguirmos perceber que ADAPTAÇÂO E GAMBIARRA são duas palavras bem diferentes , eu, pelo menos sempre que menciono a palavra ADAPTAR ou ADAPTAÇÂO, estou me referindo a mudanças "geralmente para melhor " que fazemos na viatura de forma segura e com o minimo de conhecimento técnico e que só indicamos para os amigos tentando ajudar e normalmente temos segurança ao faze-lo pois se não a fizemos já nós mesmos em nossas viaturas, somos testemunhas de amigos que se deram muito bem ADAPTANDO, e o resto é GAMBIARRA
[],s
Bem, tá aí, colocações feitas, respeito a opinião de todos, porísso é um fórum, se não me engano a pergunta do fórum era substituir ou não a suspensão original pela do Toyota Band...todo mundo deu uma sugestão, inclusive eu dei a minha...por alguma razão (não sei qual) o nosso amigo aí resolveu que melhor do que dar a sua opinião pessoal, sería melhor afirmar que a minha está errada, mas daí já colocando uma outra questão que não foi perguntada (SPOA)...depois esse papo de que sou velho...bla, bla, bla...
Amigo, se o que eu falei está errado procure me mostrar onde...mas com argumentos...
Ví o seu Jeep com SPOA e jamais faria igual (critério pessoal) pode ser bonito, aumentou a distância livre do solo, aumentou o curso da suspensão, quanto a isso não discuto, se foi isso que o sr buscou, conseguiu, só tenho algumas dúvidas:
-Como foi corrigido o nível do óleo do diferencial ? o bujão está no lugar original...
-Como se dá a lubrificação do pinhão e dos rolamentos do pinhão ?
-Como fez pra eliminar o contra golpe do cardã ? (Lí os links que o senhor indicou, entre eles uma explicação do Bill usando junta CV que é bastante coerente)
Por favor, essa "conversa" está interessante, gostaria de continuá-la...mas sem esse papo de "- Ah, você está velho, porísso não aceita conceitos novos"...ou "faça do meu jeito que fica decente"...isso pode me levar a pensar que és destemperado...
abs
Bem, tá aí, colocações feitas, respeito a opinião de todos, porísso é um fórum, se não me engano a pergunta do fórum era substituir ou não a suspensão original pela do Toyota Band...todo mundo deu uma sugestão, inclusive eu dei a minha...por alguma razão (não sei qual) o nosso amigo aí resolveu que melhor do que dar a sua opinião pessoal, sería melhor afirmar que a minha está errada,
Bom dia, não sei porque o sr se ofendeu, voltei a ler a página anterior e em momento nenhum afirmei que sua opinião estava errada, considero como ultrapassada, apenas usei seu comentário "do contra" pra mostrar que existem muitos "prós".
Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
mas daí já colocando uma outra questão que não foi perguntada (SPOA)...
Tem certeza que não perguntaram sobre spOa
Postado originalmente por Serelepe
Enviada: Seg, 16 Janeiro 2006 21:21h
Em Tempo: Se alguém puder comentar um pouquinho sobre SPOA eu agradeço.
Além de botar os eixos por baixo das molas o que mais precisa ser feito? Esta alteração é simples?
depois esse papo de que sou velho...bla, bla, bla...
Amigo, se o que eu falei está errado procure me mostrar onde...mas com argumentos...
não vou me deter à nossas diferenças pessoais, já lhe pedi as devidas desculpas e gostaria de esclarecer que o termo "meu velho" é quando eu me refiro ao meu pai seja pessoalmente ou aqui no fórum como já escrevi em diversos tópicos.
Então, vamos ao que interessa:
Ví o seu Jeep com SPOA e jamais faria igual (critério pessoal) pode ser bonito, aumentou a distância livre do solo, aumentou o curso da suspensão, quanto a isso não discuto, se foi isso que o sr buscou, conseguiu, só tenho algumas dúvidas:
-Como foi corrigido o nível do óleo do diferencial ? o bujão está no lugar original...
O bujão está no lugar original, a tampa é original e o diferencial continua recebendo 1,5Lt de óleo que é o recomendado, só o que mudou foi a forma de abastecer os diferenciais pois é necessário subir numa rampa de aproximadamente 30° para nivelar os eixos dianteiro e trazeiro respectivamente.
-Como se dá a lubrificação do pinhão e dos rolamentos do pinhão ?
Como em todo sistema diferencial a lubrificação é feita por salpisco, o movimento da coroa pulveriza o óleo em direção ao duto dos rolamentos do pião Mas como o sr é alguém experiente no assunto eu não preciso explicar esse processo.
-Como fez pra eliminar o contra golpe do cardã ? (Lí os links que o senhor indicou, entre eles uma explicação do Bill usando junta CV que é bastante coerente)
Segundo o que o sr. falou na resposta anterior "tanto a saída da cx de transferência como o pinhão tem que seguir alinhamentos paralelos para evitar contra-golpe de cardã" nesse caso a explicação do bill não serve pra nada pois lá estamos falando de cardâs que funcionam inclinados e de acordo com o seu conceito "tem que seguir alinhamentos paralelos".
O cardâ trazeiro do meu Jeep trabalha bastante inclinado/angulado/"forçado" e não deu "contra-golpe" mesmo quando a suspensão abre ao máximo(o que faz o cardâ inclinar ainda mais). E se o sr. não tivesse se ofendido com minha mensagem da página anterior já teria lido essa resposta quando escrevi que não tenho problemas com estrangulamento de cruzetas, ou seja durante a extensão máxima da suspensão os garfos da cruzeta não se chocam pois escolhi modelos com cavidade acentuada e que posteriormente foram retrabalhados por mim pra garantir o máximo de aproveitamento do movimento das cruzetas.
E lembrando que:
No caso de uma F75 com suspensão mais alta tanto a angulação do pião dos diferenciais quanto a inclinação dos cardâs será menor que no meu CJ5 justamente por causa da maior distancia entreeixos, o que ameniza grande parte dos possíveis problemas que já citei e que não encaro como impecílios
Ok Elmer, não fiquei ofendido não...tá tudo certo...
Vc me convidou a dar uma olhada nas fotos do seu Jeep, e ví ele lá...está muito bonito, um trabalho de 1ª bem caprichado, vê-se que tiveste um cuidado especial nos detalhes de acabamento, realmente muito bom, estás de parabens.
Permita-me fazer alguns comentários, não no sentido de crítica, eu mesmo é que sempre tive essas dúvidas e gostaria de aprender como fazer certo, e nada melhor do que perguntar a quem já fez.
-O high steer que vc instalou não dá problema de arrasto de pneus nas curvas ? Uma vez que não foi possível (por falta de espaço) abrir mais o braço de direção afim de ficar dentro do princípio de Jeantaud ?
-Será que virando-se os braços de direção para trás, fechando mais os ângulos e encurtando a barra de direção, não resolveria esse problema ? (a barra de direção passaria por trás do eixo e por cima do pião, ao invez de passar pela frente) aí seria necessário inverter a caixa.
-Você não deve ter notado, mas deve vibrar sim os cardãs...
-Ainda acho que falta lubrificação nos rolamentos do pinhão, principalmente no último, talvez aumentar o nível do óleo resolva issso, não sei...
-Os pneus apesar de bonitos, deve causar muita força de alavanca, visto que estão pra fora da linha dos pinos mestres, e podem quebrar os parafusos do braço de direção (os 4 do pino mestre superior) se a roda bater com força num buraco (perigoso)
Assim que der, coloco fotos das minhas viaturas pra vc ver
um grande abraço