Acompanhando !!
Versão Imprimível
Acompanhando !!
Luis, boa tarde.
Estou tentando passar a nossa "experiência" nessa viagem com o maior detalhamento possível sem ser muito cansativo, vamos ver se consigo até o final, rssss
Em relação a viagem para as Serras Gaúchas, tenho certeza de que irão gostar, a região é muito bonita e o povo agradável. Se pretendes fazer uma viagem semelhante a que fizemos e se posso dar um conselho, diria para sair bem cedo pois pode ter alguma dificuldade tanto no que diz respeito ao caminho, direções a seguir quanto na própria estrada, que foi o nosso caso no retorno que teve um acidente e ficamos parados na BR-116 um pouco mais de 1:30 hs de resto .... só alegria, rsssss
Vamos lá, respondendo a pergunta de sua esposa, a Tramontina tem loja que vende praticamente todos os produtos em Carlos Barbosa/RS e a loja de Farroupilha/RS vende somente o que é produzido nessa fábrica, ou seja peças de Inox. Quanto aos preços, eles tem vários tipos de descontos e existe uma parte das lojas que é uma espécie de "fora de linha" bem mais em conta mas o "pulo do gato" para nós foi uma loja que tem em Nova Petrópolis/RS que é uma "revenda" da Tramontina que tem praticamente de tudo e muito mais em conta, chama-se Via Inox, tem o site mas a loja física "bate" os preços do site deles.
Como disse o colega Glider no post anterior, vim com a caçamba lotada, rsssss
Espero ter ajudado, qualquer coisa estou a sua disposição.
Logo mais estarei postando "os próximos " capítulos .......
Abraços
Glider, boa tarde.
Como acabei de responder ao Luis, também retornamos com a caçamba da Frontier lotada, com caixas de vinho, produtos de tapeçaria, linguiças e salames e váaaarias caixas de produtos da Tramontina que compramos em Nova Petrópolis/RS.
Ai podemos ver isso de 2 maneiras, pelo lado bom de ter bastante espaço ou pelo lado menos bom, gastar mais, rssssss
Grande abraço
Gramado/RS e Canela/RS
Dando continuidade, optamos por visitar primeiro Canela/RS e conforme o tempo (meteorologia) e o tempo disponível visitaríamos Gramado/RS no mesmo dia ou no dia seguinte. Pois bem, conseguimos sair bem cedo de Nova Petrópolis/RS, que fica a pouco mais de 40km de distância até Canela/RS e 32km até Gramado/RS. Chegando em Canela/RS fomos direto para o Parque Estadual do Caracol, onde fizemos um passeio de Teleférico (hoje são Bondinhos totalmente fechados) e permitiu ver a cascata ou cachoeira do Caracol. Nesse caminho até o parque tem alguns lugares de venda de artesanato, vinhos, queijos, salames, etc e uma churrascaria muito boa. Um pequeno detalhe nesse ponto é que, se quiser ver somente a cascata, não precisará pagar novamente para entrar no parque, a vista eu diria até mais bonita do teleférico/bondinho.
No final desse passeio já próximo a hora do almoço debaixo de uma fria e fina garoa, decidimos voltar para Gramado/RS onde almoçamos no Restaurante “Galeto Itália” (muito bom) e aproveitamos para visitar algumas lojas/fábricas de chocolate. Na realidade, segundo informações, o chocolate mesmo vem de fora não são fabricados por lá. Infelizmente em função do almoço um pouco tarde, acabamos não tomando os famosos “chocolates quentes de Gramado” mas fizemos isso em Nova Petrópolis/RS. Lojas de chocolates estão espalhadas por toda a rodovia, uma do lado da outra que fica muito difícil escolher onde parar, se você tiver crianças pequenas, ai já existem outros atrativos em determinadas lojas que farão você parar nessa ou naquela loja. As 2 cidades tem vários pontos para serem visitados, entre eles museu de carros, motos, trem, etc...só depende do tempo que você tem e o que esta procurando para preencher seus passeios.
Na rodovia, entre Nova Petrópolis/RS e Gramado/RS existe um empreendimento turístico chamado "Snowland" que é um centro de laser coberto “voltado” a neve e gelo (procure na internet) alias na internet existem vários sites que mostram as cidade e seus atrativos mas se puder ajudar em algo estou a disposição.
Abraços
Nova Petrópolis/RS até Blumenau/SC, via Serra do Rio do Rastro/SC
Senhores,
Como diria um dos meus filhos, esse foi um dia “punk”!!!
Saímos cedo de Nova Petrópolis/RS e seguimos pela RS-235 (a mesma av. 15 de novembro onde estava nossa pousada) com destino a Blumenau/SC e nessa etapa tínhamos o desejo de conhecer, de passagem, a Serra do Rio do Rastro/SC. Para isso teríamos que atravessar novamente Gramado/RS e Canela/RS o que iria tomar um certo tempo em função do movimento dos turistas no final de semana nessas 2 cidades. Nosso planejamento “rodoviário” foi feito em função de subir a Serra e portanto teríamos que dar uma enorme volta levando-se em consideração nossa localização.
Depois que passamos as 2 cidades, fomos em direção a BR-101, passando por São Francisco de Paula/RS, pegando novamente a RS-453 (Rota do Sol) só que no sentido da praia. Há uma enorme confusão nos códigos das rodovias nessa região, em alguns lugares elas “remontam” 3 rodovias no mesmo leito. Nessas estradas, em especial próximo as cidades tem que se tomar muito cuidado com a velocidade pois alguns policiais rodoviários ficavam “escondidos” atrás de pequenos morros ou arvores com radares de velocidade e o incrível é que no meio do nada existem retas onde a velocidade máxima era de 60 km/h, isso eu só posso entender que seja feito de propósito para “pegar” os motoristas não consigo ver outra explicação para isso, infelizmente mas o bom é que ainda existem motoristas que nos avisam com sinais de farol, são poucos mas existem e essa baixa velocidade fez com que ficássemos mais atrasados ainda.
Chegando a BR-116, seguimos em direção até Criciuma/SC, saindo da BR-116 e pegando a Rod. Jorge Lacerda, em seguida a SC-108, passando pela cidade sempre em direção a Lauro Muller/SC que fica no “pé” da Serra do Rio do Rastro/SC, na SC-390. Esse trajeto meio louco e confuso tomou um certo tempo de nossa viagem, se fosse realiza-lo novamente talvez teria optado por outro, quem sabe pela BR-116 somente até o observatório da serra ou teria planejado um pernoite em São Joaquim/SC ou Urubici/SC, precisaria estudar bem esses caminhos pois as estradas em algumas regiões são bem sinuosas o que faz com que se tenha que redobrar a atenção e diminuir muito nossa velocidade de cruzeiro.
O fato é que chegando no pé da Serra do Rio do Rastro/SC já começamos a sentir um enorme prazer ao ver as paisagens, os riachos, a própria serra, todo esse conjunto faz com que tudo que passamos para estar ali ficasse no “esquecimento”, o cansaço deixou de nos perturbar. E, chegando ao topo da Serra então, sem palavras, é realmente maravilhoso, um local impar como poucos e olha que conheço vários lugares que são "intitulados" como obras primas ao redor do nosso planeta. Quando se esta no mirante no topo da Serra não dá vontade de ir embora mas a tarde vem caindo, o frio junto e temos ainda um bom caminho até Blumenau/SC, então vamos nos mexer por mais que quiséssemos ficar ali observando o cair da noite.
Saindo dali, seguimos a SC-390 em direção a Urubici/SC, depois pegamos a SC-110 e a 282 no sentido de Alfredo Wagner/SC. Já começando o final de tarde, onde todos gatos são pardos, passamos por Alfredo Wagner/SC pegando a SC-350 em direção a Rio do Sul/SC onde chegamos já de noitinha. Agora já estávamos “meio” em casa, era só pegar a SC-470 até Blumenau/SC e pronto.
Ufffaaaa chegamos ao Hotel SESC Blumenau local tranquilo, limpo e confortável que já conhecíamos de outros vários anos que viajamos para o sul ficando nesse hotel e por isso mesmo reservamos logo no início de nosso planejamento dessa viagem. Esse deve ser o 5º. ano seguido que utilizamos as instalações do SESC, dessa vez somente o restaurante, apto para o pernoite e banhos. Como é bom um belo banho de ducha após um dia cansativo como esse, sem contar que no restaurante tinha uma variedade de sopas e caldo maravilhosos, além das sobremesas e o melhor, tudo incluso na diária assim como o café da manhã do dia seguinte, quase um café colonial.
Logo mais estarei postando a última etapa Blumenau/SC até o litoral norte de SP.
Abraços a todos,
Grande BigZan!!
Muito feliz em ver que seu passeio deu tudo certo...muito obrigado pelo seu relato minucioso!
Eu não vejo a hora de fazer o meu...Pena que só nas férias do ano que vem!
Chegou a pegar muito frio?
Blumenau/SC até Litoral Norte de SP
Senhores o fechamento da Viagem, " A Chegada",
Primeiro, gostaria de me desculpar pelo volume de informação que aqui coloquei e o tanto que escrevi e também de agradecer aos que leram e que irão se beneficiar das informações e aos que interagiram comigo, muito obrigado!
E para não perder a prática, vamos escrever mais um pouquinho só, rssss a finalização dessa nossa viagem.
Bem como esse trajeto é um velho conhecido, não precisávamos sair muito de madrugada e nem tomar aquele delicioso banho as pressas, assim como também não tivemos que acelerar no maravilhoso café da manhã mas quase no final da viagem tivemos uma pequena surpresa.
Saindo de Blumenau/SC pela SC-108, passamos por Massaranduba/SC onde em um desses supermercados locais paramos para comprar as famosas “linguiças de Blumenau” e chegamos em Guaramirim/SC, próximo a Jaraguá do Sul/SC onde pegamos a rodovia 280 até a BR-101. Poderíamos ter continuado pela SC-108 até Joinville/SC mas preferi seguir pela 280, como era domingo a quantidade de carros nessa rodovia era enorme, talvez se tivesse continuado pela SC-108, teria feito um melhor “negócio”.
Já na BR-101, só tem que tomar cuidado próximo aos postos da PRF pois eles estão com aqueles radares modelo LTI 20/20 TruCam, difíceis de serem detectados por boa parte dos anti-radares, fora isso transito normal, dessa vez passando por fora de Curitiba/PR. Para o almoço paramos no Restaurante Alpino que fica na BR-116 no topo da serra, junto ao Posto Ipiranga no bairro Jaguatirica/PR (coord. -25.107961, -48.819711 ).
No meio da tarde, próximo a Barra do Turvo/SP e Cajati/SP, ficamos totalmente parados na rodovia por mais de 01:30 hs em função de uma acidente com um caminhão que bloqueou a rodovia totalmente no sentido Paraná – São Paulo. Depois desse tempo parado, voltamos a andar mas com o excesso de caminhões, a velocidade média ficou bem baixa e chegando próximo a Itapecerica da Serra/SP, voltamos a pegar um transito muito carregado e também demoramos muito para acessar o Rodoanel Mario Covas (SP-021). Após Embu/SP, conseguimos acessar o rodoanel Mario Covas e em menos de 50 minutos depois já estávamos na Rod. Ayrton Senna em direção a nossa casa no litoral norte/SP.
Gostaria de deixar aqui abaixo alguns dados, em ordem da esquerda para a direita: Local de consumo, Qtde de litros no abastecimento, Custo por abastecimento, Km Total, Km rodada (Parcial), Consumo Km/litro, Custo por km, Custo por Litro e Tipo de Combustível.
No total foram gastos 379,03 litros de diesel ao custo de R$ 900,74 e foram rodados 3.414 Km em todo o trajeto
Abraços a todos, e ótimas viagens.
Estrada
62,32
R$ 142,03
75.950
561,0
9,00
R$ 0,2532
R$ 2,279
COM
Estrada
27,82
R$ 66,00
75.389
247,0
8,88
R$ 0,2672
R$ 2,372
COM
Estrada
40,94
R$ 100,00
75.142
376,0
9,18
R$ 0,2660
R$ 2,443
COM
Estrada
32,68
R$ 81,34
74.766
308,0
9,42
R$ 0,2641
R$ 2,489
COM
Misto
24,91
R$ 65,74
74.458
176,0
7,07
R$ 0,3735
R$ 2,639
ADTV
Misto
51,12
R$ 119,62
74.282
426,0
8,33
R$ 0,2808
R$ 2,340
COM
Estrada
37,52
R$ 90,01
73.856
358,0
9,54
R$ 0,2514
R$ 2,399
COM
Estrada
60,03
R$ 141,00
73.498
564,0
9,40
R$ 0,2500
R$ 2,349
COM
Estrada
41,69
R$ 95,00
72.934
398,0
9,55
R$ 0,2387
R$ 2,279
COM
72.536
Totais
379,03
R$ 900,74
3.414,0
Olá Sandro, boa noite.
O passeio foi muito bom, deu certo apesar de vários desencontros como relato nos "posts" acima mas no final o saldo foi super positivo. Se precisar de alguma dica para sua viagem no próximo ano, fique a vontade para perguntar, se eu puder ajudar....
Quanto ao frio, não usamos quase nada dos casacões pesados que levamos, na realidade pegamos um pouco mais de frio em Nova Petrópolis/RS junto com a garoa fina e a pouca chuva que caiu, fora isso uma leve blusa foi o suficiente. Depois que saímos das Serras Gaúchas/RS, ouvimos pela TV que a temperatura havia caído um pouco na região e quando passamos pela Serra do Rio do Rastro/SC no finalzinho da tarde o vento também trouxe uma temperatura mais baixa, só isso.
Abraços,
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
Amyr Klink
BIGZAN, tens razão. Viajar é algo fascinante. Parabéns pelos - muito úteis - relatos. Saudades de retornar ao sul. [A viagem mais "recente", fizemos em 2007; conforme relatei, a partir da página 7, post #73; aqui mesmo nesse valioso tópico].
[]s
Valdir, bom dia.
Viajar é sempre muito bom, principalmente quando vamos para lugares agradáveis e com uma boa companhia de vaigem ou um bom grupo.
Em função do trabalho de minha mulher (prof. da FGV), ainda não conseguimos viajar com alguns grupos em datas que não seja o início do ano e/ou o meio do ano mas daqui alguns poucos anos, tão logo minha mulher concretize a sua aposentadoria pretendemos participar de passeios como por exemplo " Sertões de Goyas", Jalapão, Transpantaneira entre outras, algumas organizadas pelo Alfonse aqui no 4x4 Brasil.
Grande abraços e boas viagens !
Exatamente. Sou estradeiro [dirigir - em rodovias -, para mim, é uma terapia]. Pretendemos retornar ao sul. Junto à minha esposa, já "rodamos" meio Brasil [exemplo: Estrada Real, de Diamantina a Paraty].
Em grupos, fizemos passeios [em 2007/8, eu "morei" - a trabalho - em hotel, em Niterói-RJ] na região de Itatiaia/Penedo/Visconde de Mauá-RJ. Além disso, temos um imóvel alugado na baixada santista. Motivo para viajar. Rs.Citação:
Em função do trabalho de minha mulher (prof. da FGV), ainda não conseguimos viajar com alguns grupos em datas que não seja o início do ano e/ou o meio do ano mas daqui alguns poucos anos, tão logo minha mulher concretize a sua aposentadoria pretendemos participar de passeios como por exemplo " Sertões de Goyas", Jalapão, Transpantaneira entre outras, algumas organizadas pelo Alfonse aqui no 4x4 Brasil.
Grande abraços e boas viagens !
[]s