:concordo:
Estive com o Leo, mas acho que dessa vez não vou poder ir, de qualquer maneira valeu pelo convite :concordo:.
[]'s
Marcelo
Versão Imprimível
:concordo::concordo: Encontrar esse tópico foi decisivo para o sucesso da nossa viagem. Não canso de repetir o agradecimento pelas dicas: OBRIGADO!
Aproveitando, em retribuição lhes ofereço mais algumas fotos:
F-061: O espetáculo oferecido pela Mãe Natureza;
F-062: O acesso, um pouco enlameado [chovia naquela manhã fria], margeado pelo verde;
F-063: A nova sinalização recente alertando os visitantes;
F-064: Na entrada da fazenda, uma pausa para avaliar a trilha e "deixar a picape se acostumar fora do asfalto";
F-065: A alegria sinalizada num simples gesto.
[]s
Depois de Cambará do Sul-RS, saindo de SJAusentes-RS rumo Bom Jardim da Serra, S. Joaquim e Urubici, em Santa Catarina, antes do Pico/Cânion do Montenegro, passamos aqui:
F-066: Rios "correndo" para formar a cachoeira;
F-067: Fazenda_Pousada das Araucárias [muito legal o "Seo" Tunico];
F-068: O "resultado" da correnteza dos rios [Cachoeirão dos Rodrigues];
F-069: Mais uma beleza;
F-070: Refletindo e agradecendo a Deus o presente recebido.
EDIT: A Fazenda Potreirinhos [desnível dos rios] fica próxima e também é muito bonita. Cometi um lapso e fico devendo as imagens.
[]s
Mais algumas de um dos locais mais bonitos que achamos. Depois do pernoite aconchegante, batemos um longo papo com o "Seo" Domingos Ferreira [proprietário da Fazenda-Pousada que leva o mesmo no do Pico e Cânion] e rumamos para conhecer o "ponto mais alto do Rio Grande" [1.403 metros].
F-071: Cânion do Montenegro... tão fascinante quanto "seus irmãos" Itaimbezinho, Malacara e Fortaleza;
F-072: Cavalgada; outra opção muito legal para quem não quer ir andando ou de carro;
F-073: O amigo que vos escreve... uma pausa nas fotos para "respirar";
F-074: Outra "tomada" do Cânion... um espetáculo da natureza;
F-075: Visitantes se deliciando na cavalgada.
[]s
Realmente o lugar é lindo!!!!
[]'s
Marcelo
Conhecer essa aconchegante, tranqüila e hospitaleira cidade, encravada e quase escondida na região próxima a S. Joaquim e Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina, foi um dos pontos mais "altos" da nossa aventura.
Além da excelente pousada [atendimento, organização e asseio] que encontramos [Café no Bule], ficamos maravilhados com a beleza das contruções típicas da região [simples, porém muito bonitas]. A temperatura estava muito agradável nos dias que passamos por lá [domingo, 21 e segunda-feira, 22/out]... cerca de 9 graus C.
F-076: Vista quase "aérea" da cidade de Urubici;
F-077: Construção urbana, típica da região, onde a madeira é essencial... um primor de casa;
F-078: Serração vista da sacada da Pousada Café no Bule;
F-079: Mais beleza, no acesso ao Morro da Igreja [...que acabamos não visitando devido o acesso da área militar_CINDACTA-II/aeronáutica estar fechado naquela segunda-feira, 22/out];
F-080: A Cascata Véu-de-Noiva... sem comentários!
Saímos de lá maravilhados. Mais à frente, topamos [muito] mais emoção e adrenalina. Quem nos aguardava? A estonteante Serra do Corvo Branco!
[]s
Em 2004 estava viajando pelo Sertão quando começou a chover, meus amigos, voc6es não tem idéia do que eu passei, frequentando aquela região nos últimos anos e vendo toda aquela falta que fazia uma chuva quando começou a chover no dia 15 de Janeiro de 2004 e choveu assim por mais de 30 dias, choveu em uma semana o que ~chove em um ano, então lugares onde nunca imaginei ter água tinham cachoeiras, foi impressionante, nesses dias de chuva fiquei extremamente emocionado, foi algo inesquecivel...
Sérjão
Citando:
O nosso merecido destaque vai para o nosso principal ponto de apoio em Nova Petrópolis-RS [Pousada Vila Rica] e também para a Pousada Café no Bule, localizada na serra catarinense, cidadezinha bucólica e fria de Urubici [fica perto da campeã do frio, S. Joaquim]. Outra muito legal [tem fotos dela páginas atrás], na verdade uma Fazenda [Baio Ruano] com parte transformada em pousada, foi o nosso QG em Cambará do Sul-RS. Estou me referindo à [B]Pousada Fazenda Corucacas.
================================================== =====================
Em 1998, visitamos Cambará do Sul e ficamos na Pousada Corucacas, à época recém "inaugurada" como pousada (continuava sendo também a Fazenda Baio Ruano). A simpatia e a hospitalidade da família foi fantástica, fomos inclusive convidados para a festa que haveria na cidade, em comemoração à Semana Farroupilha. Lá, pudemos apreciar o legítimo estilo campeiro, ainda não "turistizado", todo mundo (exceto nós, é claro!) pilchado, comida simples e gostosa, música regional, foi ótimo! O tempo, chuvoso e frio, apesar da época (Setembro) ajudou a criar o clima de festa na serra.
Infelizmente, em nossa visita seguinte, em 2001, não havia vaga na Corucacas, ficamos na Gralha Azul, também muito simpática, porém sem o estilo rústico de fazenda.
Em 2001 estivemos também em São José dos Ausentes, mas ficamos na cidade, na simpática Pousada Vó Mariquinha. Entretanto, em nossos passeios, visitamos tanto a Pousada Montenegro, ainda modesta e pintada de azul claro, como mostra a foto anexa. Fiquei espantado com o crescimento desta pousada!
Estas mensagens me trouxeram ótimas recordações, acho que está na hora de matar saudades e voltar ao Sul Maravilha (o nome é merecido!)
Fotos tiradas em Setembro 2001:
Foto 1: Pousada Mariquinha
Foto 2: Pousada Montenegro
Foto 3: Estrada entre Cambará do Sul e S. J. dos Ausentes - Tempo "ótimo", como se vê!
Foto 4: S. José dos Ausentes: a vista para a imensidão dos campos lembra a Patagônia
Foto 5: Canyon Montenegro: ao contrário dos demais canyons, este estava deserto, nos permitindo a Paz completa. Éramos os "donos" do canyon!
[ ]s
Carlos, você está coberto de razão, infelizmente nem os estados considerados "ricos" deixam de ter entre seus habitantes pessoas miseráveis, sem teto, sem escola, sem nada... Eu também já viajei muito, pois viajar é algo que adoro. Nestas viagens, procuro não apenas curtir a Natureza e as paisagens, mas também ter algum contato com a população, e, passando por casinhas miseráveis ou, no meio do Nada, por famílias percorrendo enormes distâncias a pé, fico pensando em como sou privilegiado em possuir casa e carro, além de boa educação. Este país ainda tem muita estrada pela frente até se tornar digno, deixando de ser o eterno "País do Futuro", futuro este que parece não querer chegar jamais!
Acho importante viajarmos por este Brasil, para tomarmos consciência desta situação e podermos, na medida do possível, mostrá-la aos amigos e demais brasileiros, quando de regresso às nossas cidades, para que eles também possam se conscientizar do que é o verdadeiro Brasil.
[ ]s
Voltando ao assunto:Citação:
OFF: Gil, você me alertou antes quando te tratei pelo nickname. Agora é a minha vez... pode me chamar de Waldir e, também me considere amigo:concordo::concordo:.
1. Belas fotos essas que mostra as diferenças de época. Realmente, comparando as fotos, vemos que a mudança na Fazenda_Pousada Montenegro foi imensa! Com relação ao [2]Cânion Montenegro, embora ainda não tenha a fama dos "irmãos" [3]Itaimbezinho, da [1]Fortaleza e Malacara [este último não visitei], achei muito bonito e não fica "devendo" muita coisa... os números entre colchetes levam a minha "ordem" de beleza.
2. Belezas e mazelas no Brasil. Nisso, pensamos muito parecido. Assino embaixo da tua percepção.
3. Mais algumas fotos. Precisamos ir três vezes no Pq. da Serra Geral para "enxergar" o Cânion da Fortaleza; que consideramos o mais bonito. É impressionante: em fração de minuto, a serração "fecha" e, com sorte, "abre" em seguida. As imagens a seguir, ficaram um tanto "prejudicadas" por esse fenômeno.
[]s
Hehehe... visitei o Canyon fortaleza pela primeira vez em 1986, conseguimos ver bastante coisa, quando, de repente, baixou fortíssima neblina, fazendo com que o grupo se dividisse. Ouvíamos as vozes dos componentes do grupo que estavam separados de nós, mas não conseguíamos ir de encontro a eles. Eis que tive a idéia "salvadora": sabendo que o guia da turma, que estav no outro grupo, tinha um apito, comecei a soprar no meu apito. Ele começou a soprar no dele e, após alguns minutos de apitadas, os grupos conseguiram se encontrar e voltar à estrada. Foi um sufoco, nunca mais deixei de levar meu apito em minhas caminhadas!
Só voltei à região em 1998, e, durante o trajeto, fiquei contando para minha amiga das maravilhas que ela veria no Fortaleza (quem conhece sabe, ele é fabuloso!). Mas foi só nos aproximarmos do final da estrada, que a neblina veio e, em pouquíssimo tempo, tudo estava fechado e o canyon invisível. Não preciso dizer que minha amiga ficou extremamente frustrada. Ficamos passeando por lá por duas horas, esperando que a neblina subisse, mas isto não aconteceu, e fomos embora.
Em 2001 retornamos à região, e.... nem preciso dizer, chegamos lá com neblina, e nada pudemos ver. No dia seguinte, voltamos, bem cedo, mas a neblina novamente estragou nosso passeio. Resultado: Neblina 3 x Gil 1.
Em minha opinião, a "ordem de beleza", excluindo o Malacara, que também não conheço, seria exatamente a mesma que você deu. Entretanto, o Fortaleza, por seu maior tamanho e imponência, está em um patamar mais alto que os outros dois
Eu ainda pretendo ver o Canyon Fortaleza com tempo aberto, mas vai ter que ser em outra época do ano, Setembro não é uma boa época, como você poderá ver na foto anexa, tirada durante a mesma viagem, dias antes, quando estávamos ainda em Urubici. Subimos até o Morro da Igreja, e logo que lá chegamos, a neblina fechou tudo, deu justinho para tirar uma foto da Pedra Furada.
[ ]s
O "tempo" não estava lá essas coisas. Nessa ápoca, tem que ter sorte para visualizar legal. Dizem que bom mesmo é no inverno. Essas imagens foram obtidas depois de nossa persistência [...fomos lá três vezes, na mesma semana!]. Em nenhuma delas, conseguimos "enxergar" a Pedra do Segredo. Nos contentamos com algumas do Cânion e da Cachoeira.
Na segunda foto, é possível ver o "rio" correndo lá no fundo. Foi obtida com um pouco de sorte, já que nesse dia, a seração "abria" e "fechava" em questão de menos de um minuto!
[]s