Xexelo, primeiramente quero lhe dizer que você é um herói!!! Verdade - mais um dos tantos heróis nacionais - os professores, que mesmo diante da nojeira deste país e salários de fome lutam e não desistem de seus sonhos...você já realizou um e vai realizar todos os seus, tenha certeza, pois toda minha família também é de professores e e esta categoria realmente luta pelo que anseia.
Depois de ler todo o seu relato (gostei das "Gretas"), bem como os extraordinários do Ramalho e do Hugo Rangel, alimentei mais as baterias da alma e pretendo, com mais alguns corajosos, fazer esta trip em nov/14. Tenho a vantagem de estar mais pertinho, saindo pelo Chuí (melhor ponto para sair do país rumo a Ushuaia). Mesmo escrevendo depois de meses, com o tópico parado, saiba que tem muita gente lendo sua saga ok.
Saliento que o caso do cardã foi elucidado pelo Roberto Cardoso já lá em 06/01...não ratifiquei na hora pois terminei de ler todo o seu tópico hoje. O amigo Jones Walker em 07/01 errou feio ao descartar a hipótese, pois cardã desbalanceado trinca caixa sim. Não sei se está com a Ranger ainda, mas creio que vale pena ficar com a mesma depois do investimento...com manutenção em dia vai te levar longe, bem longe...não se endivide, compre doláres para a Carretera...o melhor carro é sempre o nosso. Caso troque, o melhor custo benefício são, na ordem: Pajero e Xterra disparado. Vou lhe dizer por quê: preço, resistência e conforto. A Toyota é excepcional na manutenção e resistência também, porém é muito cara pelo que oferece e menos confortável que as outras duas...não puxando a brasa para o meu assado, andar de Pajero é como andar no seu sofá da sua sala. Além disto, com manutenção em dia não quebra nunca e peças hoje tem aos montes no paralelo...não é a toa que ganhou 12X seguida o Paris Dakar ok, marca que jamais será alcançada por qualquer carro, rodando em todo mundo, assim como as Lands...também são mais resistente em suspensão sem dúvida alguma, tanto é que é raro Hilux na trilha...se tivesse grana comprava uma claro. Land são duas alegrias, quando se compra e quando se vende. É um trator amigo, até não quebrar, pois não se arruma na oficina da esquina..é como Harley, tem que ser apaixonado, pois é como andar num 608..trepida, é barulhenta e não oferece conforto (se for alto demais esqueça), além de não andar muito no asfalto. Outra boa opção é a Pathfinder, luxo puro e também resistente..todas as opções se acha a menos de 25 milhas (gasolina) e de garagem, procurando bem. Cherokee complica na manutenção, além de não ser tão resistente como as demais.
Estou planejando a da nossa turma aqui do sul e deve ser de 30 dias também, voltando por Mendonza depois de fazer o o V lá embaixo.
Forte abraço.