Powered by vBulletin

Projeto Patagonia - Ushuaia 2011-2012

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 97 de 109 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 4787888990919293949596979899100101102103104105106107 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 11/12/2012, 20:00
    fpandur
    Citação:

Postado originalmente por tilapia Ver Post
    Seria uma agradável surpresa encontrar com alguns foristas na estrada. Quanto ao frio estarei indo preparado, com sacos de dormir apropriados e mais alguns cobertores.

Tilapia, OK quanto ao frio, creio que não terá problemas então. É que no processo de pesquisa para a viagem a gente acaba lendo um monte de informações, daí me lembrei dos relatos de quem dormiu no carro e resolvi compartilhar contigo, não sei se você já tinha lido algo a respeito. Nem sei se pegaremos tanto frio assim, mas achei por bem fazer o comentário. Tem também o lado de que muitas vezes não dá para saber o que é verdade e o que é exagero/valorização da coisas que a gente acaba lendo na Internet. ... rs, rs, rs. Por isso que procuro antes fazer uma "peneira" e depois pergunto tudo que posso aqui no Forum, pois acredito que ninguém por aqui teria essa intenção de valorizar certa situação, relatando como é realmente as situações em uma viagem desse tipo. Peguei (e continuando pegando) valiosas informações neste Forum, e espero que depois da viagem, possa também contribuir com os colegas.

Vejam a situação: moramos no Brasil, nos "conhecemos" apenas virtualmente pelo Forum e seria muito inusitado nos encontramos pessoalmente a alguns milhares de Km de distância do Brasil ... rs, rs, rs Mas que seria legal, isso seria, nem que for para um bate-papo rápido, até para trocarmos informações sobre a viagem, pois terá alguns indo num sentido e outros no sentido contrário.
  • 11/12/2012, 20:06
    fpandur
    Citação:

Postado originalmente por Fernando Lages Ver Post
    Flavio, no meu grupo serão 4 Pathfinders, eram 6 mas o tempo já tirou 2 da expedição, uma está fazendo o motor e o outro arrepiou e vai de carona comigo

Poderíamos ter uma frequência de VHF para comunicação, será que funciona?

Fernando, o seu caso será bem mais fácil para identificar, não deve ter muitos comboios apenas de Pathfinders rodando por aí ... rs, rs, No meu caso, do Tilapia e do xexelo é um pouco mais difícil, pois estaremos sozinhos, em apenas uma viatura. Eu estarei com VHF na viatura, poderíamos combinar sim uma frequencia, mas o alcance ficará limitado de 20 a 40 Km, a depender do relevo e das antenas utilizadas. Mas acredito que seria útil quando eventualmente cruzar com alguém que achamos que é daqui, daí é fácil ter a confirmação, basta chamar no radio e qualquer coisa, é só voltar um pouquinho para nos conhecermos. Qual a frequencia que seu comboio estará, já decidiram isso ? Aqui na região costumamos utilizar 146.400 MHz
  • 11/12/2012, 20:14
    geovanih
    Citação:

Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Se puderem fugir de Bajo Caracoles, fujam. Os caras vivem de explorar turistas. Os que tem algum problema então, exploram mais ainda. Os hermanos têm reclamado muito do dono do posto e da borracharia. São muitos relatos de preços abusivos e até roubos: Patagonia 4x4 Off Road Argentina • Ver Tema - robo en bajos caracoles

Se gostarem de dirigir eu não vejo problema em seguir até Perito Moreno. Eu fui com minha esposa e dois filhos pequenos em 2007. Saímos de El Chaltén bem cedinho, passeamos pela Cueva de las Manos e seguimos viagem até Los Antiguos. E na época era quase tudo de rípio.

Abraços

Tem opção de Gobernador Gregores também
  • 11/12/2012, 21:03
    Marcelo J Manente
    Pessoal,
    Diante dos relatos lidos estou mudando parte do roteiro. Vejam o que vcs acham

15º 06/jan El Calafate a Cochrane Chile 682
    16º 07/jan Cochrane a Puerto Tranquilo a Chile chico 281
    17º 08/jan Chile Chico - descanso 0
    18º 09/jan Chile Chico a Esquel 611
    19º 10/jan Esquel a El bolson 163
    20º 11/jan El Bolson - Passeio a Bariloche - a V. Angustura 205
    21º 12/jan Villa Angustura - descanso e visitas arredores 0
    22º 13/jan Villa Angustura - Junin de Los Andes 150
    23º 14/jan Junin de los Andes a Chos Malal 393
    24º 15/jan Chos Malal a San Rafael 520
    25º 16/jan San Rafael a Mendoza - Vinicolas 234
    26º 17/jan Mendoza - descanso 0

Acho que está quase todo bem lapidado agora. Só falta desfrutar deste diamante...

UM abraço.
  • 11/12/2012, 22:34
    netuno
    Caro xexelo, não fiz a entrada no Chile por Paso Roballos para Cochrane, mas pelos relatos acho que do jeison e tb do ramalho, o tramo depois de B. Caracoles é bastante isolado e o rípio não é lá essas coisas e tens que ver tb o horário de funcionamento das aduanas. Digo isso pois sair de El Calafate até Cochrane (680 km)pode não ser a melhor opção.
    Na minha modesta opinião faria o seguinte (claro que vai te tomar mais um dia, mas...): De calafate, daria uma entrada em El Chaitén para conhecer o Cerro Fitz Roy (uma fantástica montanha de quase 4.000 m.s.n.m), se o tempo estiver limpo vale mto o visual. São 170 km pela ruta 23 de ótimo asfalto para ir e voltar até a ruta 40, e depois faria pernoite em Gob. Gregores. Aí no outro dia sim entraria no Chile via P. Robalos.

A idéia de fazer Junin a Chos Malal é boa, fiz isso em abril e daí fui a San Rafael (bela cidade). Em Chos Malal fiquei no Hotel Picun Ruca, não recordo o preço, mas não tive outra opção, porque é região de petroleiras e sempre estão cheios.

Vá em frente e faça uma ótima viagem. Sorte!

Abraço.

Pedro
  • 11/12/2012, 22:53
    Fernando Lages
    Qual a velocidade que dá para fazer no rípio dessa região, sem correr riscos?

Li que a aduana de Paso Roballos funciona das 8 as 20 no inverno e das 8 as 22 hs no verão. Para quem vai em sentido contrário (saindo do Chile e entrando na Argentina) parece que precisa autorização em Coyhaique.
  • 11/12/2012, 23:00
    Fernando Lages
    Unidad de Pasos Fronterizos - Gobierno de Chile
  • 12/12/2012, 00:18
    fpandur
    Citação:

Postado originalmente por netuno Ver Post
    Na minha modesta opinião faria o seguinte (claro que vai te tomar mais um dia, mas...): De calafate, daria uma entrada em El Chaitén para conhecer o Cerro Fitz Roy (uma fantástica montanha de quase 4.000 m.s.n.m), se o tempo estiver limpo vale mto o visual. São 170 km pela ruta 23 de ótimo asfalto para ir e voltar até a ruta 40, e depois faria pernoite em Gob. Gregores. Aí no outro dia sim entraria no Chile via P. Robalos.

Pedro

Apenas reforçando a idéia, é exatamente isso que vou fazer no meu roteiro. Saio de Calafate, passo em Chalten e no meio da tarde saio em direção a Gregores. Somente se o tempo estiver ruim ou algo que me impeça de ir em Chalten, é que eu iria passar direto, daí a alternativa seria seguir direto para B.Caracoles, sem passar por Gregores.
  • 12/12/2012, 00:19
    fpandur
    Citação:

Postado originalmente por Fernando Lages Ver Post
    Qual a velocidade que dá para fazer no rípio dessa região, sem correr riscos?

Li que a aduana de Paso Roballos funciona das 8 as 20 no inverno e das 8 as 22 hs no verão. Para quem vai em sentido contrário (saindo do Chile e entrando na Argentina) parece que precisa autorização em Coyhaique.

Pelo que já li, dizem que 60Km/h é uma velocidade aceitável de se andar no ripio com segurança. Daqui alguns dias vamos descobrir se é por aí mesmo ou não .. rs
  • 12/12/2012, 08:43
    Newton Guerra
    Citação:

Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Pelo que já li, dizem que 60Km/h é uma velocidade aceitável de se andar no ripio com segurança. Daqui alguns dias vamos descobrir se é por aí mesmo ou não .. rs

60 km/h é uma boa velocidade. Mas depende muito de como está a estrada, costelas de vaca, etc...Confesso que em muitos trechos andei a quase 100 km/h.
    Tem que tomar muito cuidado para não fazer movimentos bruscos no volante. O rípio não dá aderência, o carro "flutua".
    Em muitos trechos, a pista é bem inclinada nas bordas para escoamento de água. Se andarmos nessa parte sem cuidado a chance de sair fora da estrada é grande. Muitos dos acidentes no rípio estão nesses trechos. Se o carro começar a sair o melhor a fazer é tirar o pé e deixar o carro seguir reto. Se sair da estrada e for só campo deixa sair. Se puxar o volante rapidamente de volta para a estrada existe a chance de capotar.

Outra coisa é baixar muito a velocidade se vier carro no sentido contrário. Pode quase parar mesmo! Assim evita-se pedradas no para-brisa.

Abraços
  • 12/12/2012, 08:50
    jeisonk
    Citação:

Postado originalmente por netuno Ver Post
    Caro xexelo, não fiz a entrada no Chile por Paso Roballos para Cochrane, mas pelos relatos acho que do jeison e tb do ramalho, o tramo depois de B. Caracoles é bastante isolado e o rípio não é lá essas coisas e tens que ver tb o horário de funcionamento das aduanas. Digo isso pois sair de El Calafate até Cochrane (680 km)pode não ser a melhor opção.

Xexelo, é o que o Pedro falou, ficará um dia bastante puxado.
    Não sei como andam as obras do asfalto pela 40, se economizar um bom tempo nela talvez fique viável.
    Agora, é um travessia muito bonita esta via Paso Robalos/Vale Chacabuco, vale ir curtindo.
    Se for o caso, pare para dormir na Estância Chacabuco, se não me engano lá tem como acampar.

Abraços
  • 12/12/2012, 08:52
    jeisonk
    Citação:

Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    ...Confesso que em muitos trechos andei a quase 100 km/h

Tu anda se identificando demais com os Hermanos :mrgreen:

Abraço
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 97 de 109 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 4787888990919293949596979899100101102103104105106107 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:32.