Blz, vlw Alfonso (ou Alfonse??).
Umas perguntas então: De Goiânia até o início do Jalapão qts km são? E qts km se roda sem encontrar combustível?
Abs,
Thiago.
Versão Imprimível
Thiago,
Daqui de casa (perto do Flamboyant Shopping Center) até Novo Acordo, passando por Palmas, são 1000 km! O mesmo daqui até à Cachoeira da Velha!
Daqui até Ponte Alta, são 900 km de asfalto. Esta cidade pode ser considerada a "porta" do Jalapão, pela parte baixa (TO-255).
Abasteça em Ponte Alta, pois o próximo posto está em Mateiros, a 170 km dali, mas são 170 km de areal e estrada em más condições, com o uso constante da 3ª e 4ª marchas, se tanto!
Cuidado, ande devagar! Uma máquina passou pela estrada na véspera do nosso retorno, em julho e "detonou" a estrada. Caí num buraco que me rendeu um eixo empenado em 3 graus.
Além do mais, algumas das boas atrações da região (Cachoeira da Velha, Dunas e Serra do Espírito Santo) estão pelo caminho. Da TO-255 até à Cachoeira da Velha, ida e volta, são pelo menos 70 km.
Eu recomendo acampar (camping selvagem) na Cachoeira da Velha ou no Rio Novo. Aproveite, pois nem sempre se pode acampar na Velha!:dance:
E recomendo fortemente não acampar na tal "Fazenda Progresso", onde o proprietário foi logo me avisando, apontando para os badulaques pendurados no racho: "Eu conto quantos tem, de noite e de manhã. Se sumir alguma coisa, vou cobrar de vocês!" :odedo:
Faça camping selvagem no Rio Novo, às margens da TO-255 e divirta-se! Fuja da Fazenda Progresso!
Abraço e no aguardo de nova turma. kkkk
Poxa to doido pra ir pro Jalapão ...
Mas inicio do ano, sei não ... final de jan/11, me posiciono kkkk
Thiago, vai de Band kkkkkkkkkk mais um pra encher né? kkkkkkkk
abs
Alfonse, valew pelas dicas.
Mas sobre a distancia de Ponte Alta a Mateiros, ou vc digitou errado....ou nao vi a mesma Mateiros q vc esta falando. Pq coloquei no google maps e deu 710km. Td bem q por estradas e tal, mas vc colocou 170km.
E por vc ter falado 170 eu estava ate mais tranquilo....mas esta mais pra 700km acho ne!?!?!?! Essas perguntas podem ser todas bem banais, mas ainda nao comecei a pesquisar serio Jalapao...
Abs,
Thiago.
Thiago,
Fique à vontade para perguntar o que precisar!
Quanto à distância... é aquilo mesmo; 170 km. Mas... com várias atrações pelo caminho, o que acaba transformando aqueles 170 km em 300, facilmente, a depender de onde você acampar.
Explico: acampando no Camping do Vicente (entre São Felix do Jalapão e Mateiros) ou se hospedando em Mateiros, você irá ao povoado de Mumbuca, Cachoeira da Formiga, Fervedouro de São Félix e Fervedouro de Mateiros.
Acampando na Cachoeira da Velha ou às margens do Rio Novo (bem perto da TO-255 e das Dunas), iria às Dunas e à Serra do Espírito Santo.
Lembre-se que, se acampar neste lugar, no Rio Novo, entre Mateiros e Ponte Alta, terá que rodar pelo menos 220 km até à cachoeira da Velha e retorno ao acampamento.
O que aumenta as distâncias a serem percorridas é contar a ida e a volta dos lugares visitados!
De qualquer modo, percorrer o Jalapão simplesmente, passando por Ponte Alta, Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Mateiros e novamente Ponte Alta, totalizam, segundo o Google, 516km.
Rodei ao total 2.600 km em julho último, assim distribuídos:
a) 1.000 até Novo Acordo, em asfalto;
b) 600 pelo Jalapão, lembrando que, num dos dias, andei no Pajero do Danilo Atui;
c)1.000 da cachoeira da Velha até Goiânia - passando por Chapada da Natividade, o pior caminho, pois decidimos passar pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Só a partir da Chapada da Natividade voltei a rodar pelo asfalto.
Este último trecho poderia ter sido feito da seguinte forma: da Velha até Ponte Alta, 100 km por terra e de lá para cá, passando por Porto Nacional, 900 km de asfalto.
Enfim... pode considerar algo entre 800 km pelo Jalapão, se fizer o circuito completo (partindo de Novo Acordo) ou 600 km, se fizer apenas a parte baixa (Ponte Alta - Mateiros).
O tracklog está em:
http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=454
Rapaziada
Criado o tópico!
Vamos iniciar os trabalhos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=82942
Abs
Aqueles que participaram desta expedição, "Jalapão 2010", sabem o quanto foi divertida e animada! Foi uma expedição onde tudo deu certo!
Assim, acatando a sugestão do Antonio Carlos e da Paula (que se ajuntaram ao grupo às margens do Rio do Sono - Nissan Frontier) criamos um tópico destinado à nossa próxima viagem e fazemos aqui um convite aos que foram ao Jalapão, aos que tentaram ir (Millani, Badia, Luiz, Lothar...) e aos que nos acompanharam pelo Fórum!
Assim como aquela, teremos muuuito tempo para planejá-la:
Expedição Transpantaneira 2011 - Quem vai?!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...25#post1320025
O conjunto de motor e câmbio das Pajero (todas elas!) é muuuito bom, suspensão, idem! Acredito a Pajero seja um dos veículos mais confortáveis para ir a qualquer lugar em 4x2 ou 4x4!
Em julho/2010, o Danilo Atui foi numa Pajero Sport, andei com ele num dos dias e... que conforto! Em especial para quem estava numa Defender 110!
Porém... a robustez da Toyota Bandeirante faz desta máquina uma viatura MUITO boa para ser dirigida, em especial no off road!
Viajar na Bandeirante é algo emocionante, enquanto na Pajero, é confortável e, para viagens confortáveis, você pode escolher a Via Dutra e ir ao Rio, não precisa ir ao Jalapão!:mrgreen::odedo::mrgreen:
Brincadeiras à parte, com qualquer viatura 4x4 você estará bem servido!
Olá pessoal,
Alguém está planejando Jalapão para a "semana do saco-cheio", do feriadão de 12/10/11?
Abraços.