Inner,
Praticamente tudo o que eu sabia sobre o Jalapão, deixei no tópico, escrevi, relatei, contei sobre o que vi em 1986, 99, 2001 e agora...
As coisas mudaram muito de 2001 para cá, tanto é que eu, como "guia" lá em Novo Acordo vi uma praia tomada por barracas, com a cidade em volta, com energia elétrica, lixo ao redor e uma bagunça! Saimos dali para procurar a praia que eu conhecera em 99...
Depois de muito andar e levar o grupo a se perder e até atolar, eu me dei conta que "aquela era a 'minha' praia de 99" ! :odedo:
Acho que o Guilherme, que curtiu MUITO o Jalapão, o Jyoti que é um viajante profissional (e fotógrafo!), mais o Dilemon e o Danilo, podem dar-lhes dicas muito além das minhas, pois eles olharam para o Jalapão com outros olhos!
Praticamente tudo do que eu vi e conheci em anos anteriores, escrevi no planejamento da viagem. Eles decerto viram aquela região de outra forma! :concordo:
Nsta última, às vezes pode-se acampar, noutras vezes (quando o hotel estava funcionando) não pode... eu aproveitei que estava deserta e passei uma noite por lá, ao invés de dormir em Ponte Alta!
E como o Guilherme disse, eu falo a mesma coisa: vá de 4x4 e de preferência em comboio. Sozinho, nem pensar! Durante a nossa fase de preparação, até chegamos a especular se um 4x2 vence aquelas estradas, se passa nos areais... NÃO PASSA! Pode até passar aqui e acolá, mas o Jalapão NÃO É para 4x2.
Outra coisa MUITO importante é o rádio! Para avisar aos outros como está um encabeçamento de ponte, para saber como está a estrada adiante, para marcar um ponto de encontro... Eu não viajaria sem ele!:grin:
A dica que deixo-lhe, muito pessoal, é: se puder, faça pelo menos uma ou 2 noites de camping selvagem às margens do Rio Novo, perto das Dunas. Ou na Cachoeira da Velha!