Postado originalmente por
RodrigoSoracco
Clovis, depois de ter andado uma dezena de vezes pela América do Sul, algumas dicas:
- a polícia é corrupta, mas elas se vendem por pouca coisa. Normalmente eles querem pacotes de café, caixas de chocolate Garoto, erva-mate... Qualquer porcaria faz eles felizes. Anos atrás tinha um pessoal nas estradas entre Paso de Los Libres e Rosario que gostava de fazer cena. Um deles parava, achava algum problema, e inventava uma multa de quase 1000 reais. O outro na guarita, fingia chamar o guincho. Até que o motorista se dá por vencido, e deixava 10 ou 20 reais. Nas últimas vezes eles estão mais "sinceros": já pedem de cara uma esmola ou perguntam por chocolates, café e até cigarros. Levando na esportiva, te dão dicas de rotas e pousadas até.
- A carta verde é obrigatória, sem ela nem passa na fronteira. Se te envolver em algum acidente, é o seguro internacional contra terceiros. Não é cara.
- Equipamentos obrigatórios são o cambão, dois triângulos (para sinalizar na frente e atrás) e um kit de socorros sem itens específicos, mas eu levava gaze, esparadrapo, micropore, band-aid, algodão, água boricada, aspirinas, plasil... as esposas são boas em preparar isso, hehehe. Uma única vez (mais de dez anos) me pediram o tal lençol branco. Como eu já levava um pra acampar, mostrei esse mesmo.
- Faróis auxiliares: se não são originais do carro, eles exigem para circular com capas durante o dia.
- Não te aconselho o Uruguai. Eu iria até Bariloche e desceria pela mítica Ruta 40, cortando a Patagônia. É um visual de outro mundo, e além do deserto com aspecto lunar por centenas de quilômetros, ainda passa pela geleira Perito Moreno.
Boa sorte aí!