Eu tb não entendo muito de rádio mas vamos lá. Eu e o Rocha temos o talk about motorola, desses que vendem no ML.
Radio Comunic Motorola Talkabout Mj270 Mr 43km Talk About - R$ 138,99 no MercadoLivre
No anúncio botam um alcance de 40, 50km dependendo do modelo, mas isso deve ser em marte. Na prática eles alcançam uns 2Km. Para um comboio serve. Então já são quatro rádios, se + alguem tiver serão 6. O PX é mais barato que o PY, ainda é muito usado por caminhoneiros e usa aquela antena maria mole. O rádio tem que ser registrado na anatel mas não precisa fazer prova. o PY tem o som mais limpo e alcance maior. Para usar tem que fazer uma prova para radio amador. Uma opção para p PY é o HT, o PY portátil, esse fica + difícil da fiscalização pegar por ser portátil, mas tem um alcance menor que o fixo.
Guto como sua irmã vai o PY, seria interessante ver o preço do HT yaesu ( marca boa ), com PTT, adaptador para antena externa e carregador veicular. Se for um preço bom derrepente a turma se anima a comprar. Na pior das hipóteses a gente se vira com os quatro talk about sendo um puxando o comboio e outro fechando. Já adianto uma coisa, o Rafael meu zeca fala p kct, vai perturbar a vida do Rocha hahahaha.