Pq. Jr,
A minha também faz isso. Lembro que quando comprei ela, na estrada vinha com a temperatura no meio da escala, no outro dia indo ao centro (25Km), notei que o ponteiro não chegava nem a subir a escala, porém sempre que passa de 80km/h ou faz força, a temperatura sobe para a escala. Nem no verão ela esquenta andando devagar, porém na estrada com pressão na turbina mesmo em dias frios a temperatura vai no meio direitinho. O que eu vejo acontecer é que o ventilador também joga muito ar para o motor e em trajetos curtos não chega nem a aquecer direito. Como eu ando muito com o motor abaixo de 1500 rpm na cidade, ele anda sempre sem forçar o que acarreta em menos calorias. Bem, na cidade faz 10,5 km/l assim.
Se prestar atenção, se a válvula termostática estiver trancada aberta o motor demora para aquecer (o que acontece no Maxion) porém também esfria muito rápido (o que não está acontecendo).
Eu me preocupava com isso, mas depois que vi como ele trabalha eu larguei de mão. Um opala por ex.: se andar muito devagar em dias quentes ele aquece muito, indo no vermelho se bobear, porém na estrada o motor vai na escala correta. O que tenho a dizer sobre isso é que o sistema de arrefecimento da Ranger é muito bom e confiável, e nunca vi nenhuma com problemas de sobre aquecimento.
Por favor me corrijam se estiver errado, pois indicará que tem algo de errado com a minha Ranger.
Ah, vale levar em consideração que eu moro no extremo sul do país e no inverno aqui as temperaturas estão sempre perto de 5 graus e no verão raramente passa de 30 graus, e mesmo assim no inverno, o ponteiro da temperatura do motor nem mexe e o ar quente começa a aquecer legal após rodar uns 500 metros.