Olha, também acho que neste nível de discussão melhor pensar em uma sw4 logo, tem aparecido vários para vender (pelo menos aqui no sul) porque os donos estão trocando por Amarok, Triton, etc. Com qualquer uma terás que prever mais uns 2K reais para manutenção imediata pelo menos, não tem jeito. A Toyota é uma grande mecânica, uma vez colocada em dia, não incomoda por muuuuuito tempo. O problema é marchar com manutenção desses carros pagando financiamento longo, isso é muito complicado mesmo, pois o custo financeiro desses veículos mais velhos são muito altos. Ah, e se quiseres seguro, esquece. Simplesmente não vale a pena.
Se picape te service, uma ranger cabine dupla diesel ano 2000 tem por uns 35000. E qualquer uma dessas diesel vale muito mais a pena financeiramente falando, pelo valor de revenda e pelo custo por km rodado, apesar de terem valor de aquisição mais alto.
Mas enfim. Dessas penso que a S10 é a mais confortável e com manutenção em conta. A sw4 seria o conjunto mais completo. A ranger é das mais robustas com manutenção mais em conta também. A Pajero também é um carrão, mas com manutenção mais cara (as peças da Toyota tb não ajudam...). Vais ter que ir olhar e experimentar, porque vais estranhar, a suspensão e o modo de dirigir pendem mais para caminhão do que para automóvel. Só cuidado pra não te apaixonar viu, senão toda essa ladainha vai por água abaixo... kkkk.
Se queres um melhor negócio financeiro, é com muita lástima que te digo que é melhor financiar um carro de passeio zero km. Não vai te pesar manutenção, o juro é muito mais baixo (quando não é zero em alguns planos específicos). Só que se financiar a longo prazo também não compensa, porque lá pelas tantas o valor de mercado do carro será menor que o valor da dívida do financiamento.