
Postado originalmente por
zethor
Todo esse lero-lero a respeito da Amarok automática, que não estavam conseguindo adaptar, é mentira.
No site da VW DE (Deutschland), em Veiculos Comerciais, estão todos os modelos diesel com respectivos motores e caixas.
As kombis alemãs, linha Transporter, Caravelle, Califórnia, etc., vem com o mesmo motor da Amarok, com várias diferenças: tem 102, 140 CV mono turbo, e 180CV, biturbo. E as caixas são ou seis marchas manual
ou DSG de 7 marchas (como o Audi A1).
Significa que os dois motores oferecidos na Amarok aqui, de 122 e 163, podem ter um upgrade (simples programação de módulo). E a caixa já é usada e testada na Alemanha. Sem nenhum mistério.
A propósito, testei o motor de 122, e ele responde melhor na cidade que o biturbo. Não andei ainda na estrada, mas deve ter diferença apenas em longas subidas e na final. Afinal, potência máxima é uma coisa, e disponível na roda é outra. Nenhum motor anda sempre no giro máximo, que é onde aparece a maior cavalaria. O que vale é a faixa de torque. Quanto aos que reclamam que o motor é silencioso, simples tecnologia das normas Euro5. Poluição e ruido controlados. Já pensou um diesel tradicional, pipoqueiro, andando a 180km/h numa Autobahn? Não daria pra ouvir rádio. Mesmo na Bandeirantes aqui ou Castelo Branco, seria desagradável.
