Essa "disparada" pode ser excesso de óleo lubrificante mesmo. Os retentores/aneis de vedação da turbina devem ter estragado(além de mais outros componentes, como eixo, rotores, mancais, etc). Pode colocar a Turbina do MWM SPRINT 2.8.(GARRETT GT 2056), ou ainda uma MASTER POWER R444 com CARCAÇA QUENTE 4,1CM2, OU AINDA UMA SPA TURBO MOD. SPA EVOLUTION SPA 250/T25(COD. BBSPA250) COM CARCAÇA QUENTE SPA T2 A/R .40 VALVULADA (COD. CBBXQS40T202) COM ATUADOR PARA WG INCORPORADA COM REGULAGEM ENTRE 0.8 A 1.5 Bar.(COD. VLAT02).
Qualquer uma das opções, terá que fazer uma flange no coletor/escapamento(coisa a toa), e eu escolheria a SPA. Este turbo fica na faixa de R$ 1.342,00, montado pela SPA(SPA Turbo - -Turbo Evolution SPA 250 / T25 (BBSPA250) - R$ 979.00 ). A regulagem da WG, voce usa de 0.8 a 0.9 BAR.(pressão "original"), só que a configuarçaõ do SPA, a pressão chegará "mais em baixa", sem comprometer a rendimento em alta rpm(até os 3900 rpm, que é a máxima do motor). Sem falar que vai acabar com o problema de difuldade de manutenção(falta de peças e/ou dificuldade de adaptar peças de outros turbos nele), como é o caso do IHI original da Dakota.
Abraço
Sérgio.