-
Ola, Dirley,
Agendei numa loja de especializada em suspensoes para a verificação da tal caracteristica (batida de fim de curso ou algo parecido). Falaram-me que ele eliminou um barulho/pancada similar em uma Toyota SW4 instalando um novo batente na suspensão traseira. Posto o resultado . Abraço.
-
Rexton 2,7 AWD 11/12 : suspensão .
Rex 11/12 com ~17k km.... Os tais barulhos de pancadas andando em ruas irregulares, mesmo em velocidade baixa, de cidade...Na ccs disseram-se não ser da porta traseira batendo(como pensei) e sim de limitação/fim de curso na suspensão traseira(algo característico nesse carro!!)
A própria ccs sugeriu-me consultar uma empresa especializada em suspensões para avaliar alguma solução objetivando eliminar as tais batidas de fim de curso da suspensão para esse carro...
Levei o Rex para uma primeira avaliada e após alguns testes(o chefe da oficina deitado sob o veiculo enquanto um auxiliar balançava o carro) perguntou-me da km e ao saber, disse-me ser precoce esse comportamento para os amortecedores traseiros, em especial para o direito. Marquei outra data(05 horas de trabalho) para que eles abram os amortecedores e avaliem da possibilidade de recuperação do conjunto ou me deem outra solução que acabe com o tal comportamento. Garantia? Tenho certeza de que na ccs irão me dizer que isso não cabe pois provavelmente devo ter passado por buracos, etc, etc....Quero resolver isso definitivamente, independentemente da tal garantia. O detalhe a ressaltar eh que o Rex teria suspensão mais macia do que o Kyron, mas este, ao passar nos mesmos locais e na mesma condição, não apresenta, nem de longe a tal reação ...Vou postar o seguimento.
-
Rexton 2,7 AWD 11/12 : suspensão .
Rex 11/12 com ~17,4k km....
A loja de suspensões abriu os amortecedores traseiros e trocou os batentes internos que estavam quebrados(!) e aproveitou e substituiu os calços/batentes externos originais por outros maiores(de I-30, segundo ele), pois ele observou que o Rex possui um curso extremamente curto na suspensão traseira...Pelos comentários dele, o Rex vem a ser um excelente carro, mas devido a esse curso bem curto, sua recomendação eh de que ele deve somente andar em asfalto(!) e aquele liso, sem buracos, pois passar por ruas/estradas de chão com pisos irregulares/paralelepípedos/buracos/etc., vai logo, logo, chegar ao fim de curso do amortecedor e fazer sofrer a suspensão(e quem esta dentro do carro) !!! Os tais barulhos de pancadas andando em ruas irregulares, mesmo em velocidade baixa, de cidade...ainda não sumiram de todo, aparentemente, mas vou andar mais um pouco para ter certeza/avaliar o que fazer !
Ainda outra recomendação do responsável dessa oficina de suspensões...se quer continuar a andar em estradas de chão e/ou pisos ruins, troque seu Rex por uma SW 4 que essa aguenta, sendo macia e topa qualquer tipo de caminho !!! Não a RAV 4, pois essa tem suspensão do tipo ‘seca’, que logo chega ao fim de curso também...
Resumindo a coisa: como 4x4 para andar em pisos ruins, o Kyron eh bastante superior ao Rexton AWD !
-
Revisão 20k km Rexton 2,7 AWD 11/12 -
Revisão dos 20k km ou dois anos(com ~17,8k km): Valor total R$1.332,00(mão de obra=R$370,00; peças+etc=R$962,00), na ccs SSY Caxias.
-
Rexton 2,7 AWD 2011/2012 (~19k km)
Hoje estive em PoA e marquei hora, para a proxima semana, numa oficina de um especialista em suspensões da Sertorio; comecei a falar e nem precisei acrescentar nada, pois ele já’ foi dizendo cada uma das caracteristicas do Rexton, tanto as batidas de fim de curso na traseira como o ‘adernar’ demais em curvas. Complementou que isso seria um defeito de fabrica e se ofereceu para, de acordo com o que eu solicitar, modificar/personalizar a suspensão, adequando/modificando molas, amortecedores, batentes e perifericos, de tal modo a obter um bom compromisso de manutenção da maciez do carro, aumentando-a nos pisos irregulares e retirando as tais batidas de fim de curso dos amortecedores...Perguntei sobre os urethane TTC e ele não os recomendou, pois diminui o trabalho do conjunto original de molas/amortecedores, não deixando o carro mais macio... Ele mostrou-me, ainda, fotos de alguns SSY nos quais trabalhou(Rexton, Kyron, Actyon Sport), mostrando assim, que ele possui experiência no assunto .... Enfim, estou apostando neste especialista de Porto Alegre para deixar o Rex mais agradavel de andar(sem as batidas da suspensão), apesar de ser noutra cidade e isso representar uma bela mão de obra para mim, pois deixo o carro num dia e o tiro no outro . Abçs a todos.
-
Rex 2,7 AWD : e' muito bom contarmos com um veiculo 4x4 e alto do chão, pois hoje, para ir a PoA levei 6h(135 km), record de tempo longo para mim, quase sempre sob chuva/pista bem molhada e ao chegar em PoA, la' pela Sertorio/Ceara' e cercanias, estava eu com a 'nave' - termo apropriado, pois eu estava 'navegando' em meio a tanta agua que cobria as calcadas e os estribos do Rex ...mas, sem problemas, conseguimos chegar ao destino !
-
Rex 2,7 AWD 11/12 (~19k km)- suspensão.
Carro levemente modificado com calços de molas mais apropriados e com altura equalizada na traseira, apenas, deixando-a ~1,5 cm mais alta, alem de 'mexidas personalizadas' nos amortecedores = veiculo mais macio, por enquanto, mas ainda não cheguei a andar no percurso que fazia bater anteriormente. Gostei de um modo geral, no percurso PoA-Caxias, pela São Vendelino, mas o trafego de inicio de feriadão de carnaval não deixou apreciar de todo a modificação. Quase em casa, com o vidro aberto, percebi ruido de metal esfregando(talvez o defletor do freio não tenha sido recolocado adequadamente na posição correta apos a nova geometria/alinhamento feita por uma terceirizada, perto da empresa que mexeu na suspensão). Na semana que vem vou verificar aqui na minha cidade ...Corrigidas as 'cacas', se o resultado no Rex for bom, vou estender a modificação para o Kyron, para suavizar o 'trote' pelas estradas de chão aqui das redondezas, de tal modo a não sentir tanta saudades da minha ex-Grand Sportage TD2001, que topava qualquer superficie sem reclamar e sem que os ocupantes ficassem reclamando !
-
Amigo Fertag
Pode fornecer o número desta loja na Av. Sertorio ?
Sempre é bom saber de mecânico bom, eles trabalham apenas com suspensão ?.
-
Ola', Elton !
O numero e' 5380 da Av. Sertorio ! A especialidade deles e' com suspensões !Abçs.
-
Rex 2,7 AWD 11/12 (~19,3k km): suspensão traseira.
Continuando a novela, aqui em Caxias, ao passar no tal lugar em subida ingreme com um patamar em meio a ela que faz bater a suspensão,notei, como uma boa surpresa, que acabaram-se as tais batidas ! Mas...duas quadras adiante, sem querer, cai' num buraco com as rodas do lado direito e vi que ali ocorreram reflexos...e a tal batida...Mais tarde, num outro ponto, novo buraco no lado direito e nova pancada...Mas, apesar disso, acredito estar no caminho de resolver a situação, pois lembro que o calço colocado no lado direito e' menos espesso do que do outro lado(segundo o especialista, para equalizar a altura do carro)e talvez seja a chave para a resolução. Quanto ao ruido metalico, realmente era o defletor do freio da roda traseira esquerda, que em algum momento deve ter ficado como apoio do carro(ou de algum equipamento) ocasionando deformação e contato com o disco em algumas situações( em especial curvas com o carro apoiado no lado esquerdo ).Não sei se o problema ocorreu no local A ou o B quando o carro foi trabalhado, em PoA... O responsavel da modificação da suspensão telefonou-me ontem, desde PoA, para saber o que havia ocorrido e tambem do resultado da alteração e ficou a disposição para eu retornar e ajustar o necessario tão logo eu queira/possa e assim finalizarmos a tarefa com bom desempenho do conjunto. Gostei disso, apesar dos percalços, significando que logo vou ter uma suspensão de Rexton mais digna do carro que ele e' !
-
Rex 2,7 AWD – suspensão traseira
Após uma afinada na suspensão traseira feita em PoA pelo especialista da Av. Sertorio, o carro tem outra resposta, mais macia e aguenta um grande numero de pancadas sem repercutir em toda a estrutura. Não eliminou completamente as tais pancadas, entretanto as suavizou bastante...e como parte do teste que fiz com o carro, passei no caminho entre Praia Grande-SC e Cambara’ do Sul-RS, fazendo o coitado sofrer pelo ruim que estava a estrada e me convencer que o Rexton e’ um 4x4 para andar em estradas BOAS, seja asfalto ou terra, mas deve sempre andar em pisos bons, caso contrario, você fica com uma caixa de som de tantas batidinhas aqui e acola, em especial junto a direção...de todo o modo, ao voltar para o asfalto, o carro volta a ser o que era, super agradável e silencioso de andar...
-
Rex 2,7 AWD 11/12 (~20,4k km): suspensão traseira.
Importante ressaltar que a modificação deixou o carro mais alto e menos seguro em curvas mais ‘divertidas’ – lembrei do tempo de minha ex-G Sportage TD 01, que nos mesmos locais inclinava bastante também – obrigando a que se fique bastante atento ao que o carro esta’ ’transmitindo’, dirigindo ‘nas pontas dos dedos’, pois apesar de ter AWD + 186 cv(e + de 2 t de peso), chega a ser algo difícil obter muita vantagem disso...percebi quando um Kyron, aparecendo do nada e ‘alegre’ também, estava a ponto de acompanhar o andor e não foi fácil ficar na frente, serra acima ! Para quem quiser fazer a modificação na suspensão traseira(como providenciei), e’ bom ter em mente que o carro ficara’ mais macio, mas, em troca, ficara’ mais delicado de resposta em curvas.