Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Rafael: Entendo, que acima, quando voce fala em "cambio traseiro e dianteiro dela", está se referindo ao conjunto de "rodas dentadas"(engrenagens) da frente, onde acionamos através dos pedais, e o conjunto de "rodas dentadas"(engrenagens/catraca), que estão na roda da bicicleta. Na verdade, não é cambio dianteiro e cambio traseiro, mas o conjunto como todo forma o CAMBIO da BICICLETA. Então esta "tecnica" "X :"X que fala, siginfica dizer, que estamos "ESTABELECENDO MATEMATICAMENTE A RELAÇÃO ENTRE A ENGRENAGEM DA FRENTE(MOTORA) COM A ENGRENAGEM TRASEIRA(MOVIDA), DIVIDINDO O NUMERO DE DENTES(NESTE CASO ESPECÍFICO, DE CAMBIOS COM ENGRENAGENS, RODAS DENTADAS), DA ENGRENAGEM "MOVIDA" PELO NUMEOR DE DENTES DA ENGRENAGEM "MOTORA". Ex. voce tem na frente(usando a bicicleta como exemplo), onde estão os pedais, uma "roda dentada" de 20 "dentes" e lá atrás, na "catraca" que gira a roda(pneu), uma roda dentada(engrenagem) de 15 DENTES; Então, divindindo 15 por 20, voce terá uma "RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DE 0,75:1, ou seja; voce dará 0,75 volta no pedal e a catraca dará uma volta. No caso de diferencial; exemplo, pinhão 11 dentes e coroa 39 dentes( a relação da sua DAKOTA); como o pinhão está do lado da rotação "motora"(rotação vinda do motor/cambio), e a coroa está do "lado da rotação movida", ou seja, vai girar as rodas, então vamos dividir 39 por 11, onde o resultado será 3,54545454545.... aproximamos para 3,55:1( 3,55 voltas do pinhão para uma volta da coroa).
Abraço.