Fala Rafael;
Veja o link abaixo, no forum dodgedakota.com.br, do Marcos Belli, ele está colocando um 5.9 na dakota dele, com preparação para (projeto), 500cv!!.
http://www.dodgedakota.com.br/forum/...ic.php?t=13308
Abraço.
Versão Imprimível
Fala Rafael;
Veja o link abaixo, no forum dodgedakota.com.br, do Marcos Belli, ele está colocando um 5.9 na dakota dele, com preparação para (projeto), 500cv!!.
http://www.dodgedakota.com.br/forum/...ic.php?t=13308
Abraço.
5 mm/l ?? ou estou sendo otimista?
Belezinha, então eu vi la que ele colocou eixos, e diferenciais da troller, mas minha preocupação é, perde potencia? Pq o torque da dakota é grande, o motor empurra bastante, ja o da troler, não sei, será que ha alguma perda de potencia, torque ou consumo?
Abraços
Rafael:
Acho que há um equívoco ai, no entendimento das informações. Quem colocou EIXOS DE TROLER na DAKOTA, foi o RENATO FRAGA, transformando a DAK dele em 4x4 radical. Este link que te passei no ultimo post, é a respeito de uma adapatção(na verdade, bem dentro do original, pois nos E.U. tem DAKOTA 5.9), de motor V8 5.9, que um forista do dodgedakota.com, o Marcos Belli, está fazendna DAKOTA dele.
A questão de se "perder ou ganhar potencia/torque" está relacionada com motor versus transmissão(se 4x4 ou 4x2), levando em consideração peso, altura, etc,etc,em detrimento ao uso que se quer, da viatura. Considerando o que voce citou acima, falando do motor da DAKOTA e do TROLLER, se voce vai usar a "TRANSMISSÃO" do TROLLER em uma DAKOTA, onde o motor é mais "potente/forte" que o da viatura que veio a transmissão, logicamente "sobrará" torque para aquela no configuração de transmissão( podendo até comprometer a resistencia do conjunto de transmissão), desde que levado em consideração a nova relação peso/torque, ou peso/potencia. Pra voce ter uma idéia, o diferencial traseiro da DAKOTA é o mesmo do DODGE VIPER (DANA 44-4), mais resistente e maior que os DANA 44 ou 44-3. Sinceramente eu não colocaria(adaptaria) 4x4 em uma DAKOTA com motor 5.2, muito menos 5.9, usando os eixos do TROLLER. Se realmente, voce ta pensando em colocar 4x4 na sua DAKOTA, com o motor 5.2( pior ainda se meter o 5.9), pensaria num conjunto de transmissão(eixos principalmente), mais "robusto". As cherokee 5.2 e 5.9 tem o diferencial traseiro DANA 44-4.
Fala Sergião, na verdade eu misturei os assuntos rsrs...
Vi sim o motor 5.9, mas acho que é muita coisa. 5.2 é o suficiente,
na verdade, eu quero o seguinte, ter minha Daka pra andar na cidade quando preciso, ir pro trabalho de vez em quando. e quando sobrar tempo,
fazer esses passeios que o pessoal faz nas trilhas, mas nada muito ignorante, só quero ter segurança ao passar pelas "Poçinhas". Nada que enfie a daka ate os tornozelos de agua. quando vc se referiu a um conjunto de transmissão mais robusto, o que seria, porque a principio, vou ficar com ela original, e depois penso em até comprar uma cherokee 5.2 v8 4x4, ou se ainda estiver la utilizar uma quevirou sucata, e colocar, ou até mesmo importar as peças que completam para o conjunto 4x4. Eu não sei quais peças necessitam, por exemplo: Diferencial dianteiro, Diferencial central... sei la quais peças se compoem o Kit 4x4 entende? Mas a vontade de passar ela pra 4x4, é mais pra ter uma segurança. vc sabe me dizer se consigo o diferencial dianteiro com LSD ou se ja é o da cherokee 5.2? Abração!!!
Sergião, me esqueci, vejo muitos falando na tração 4x4 com reduzida, isso vale pra qualquer Kit 4x4? Pensando o seguinte, uma dakota 4x4 automatica com os diferenciais com auto blocante, ou seja, ela tracionadia as 4 rodas travaadas, isso ela consegue sair e talvez nem precise da tal reduzida... ( ou falei besteira?) rs
Essa f250 v10....deve ser um monstro...
E po botar 5.9 na dakota...pelo menos pra mim...quero um carro pro dia a dia e viagens..
e a minha 5.2 ja ta acabando com meu bolso em gasolina...imagina essa 5.9 adaptada com 500 cv
A reduzida serve para força. Imagine puxar outro veículo em areia solta. Aforça que o motor tem que fazer não é pouca, e com a reduzida ajuda muito. Em transmissão manual é item indispensável, sob pena de destruir a embreagem. Em AT já é item desejável apenas e por vezes dispensável, pois o conversor de torque faz o efeito de reduzida também.
Rafael:
A questão da reduzida, é isso ai que o Edin falou. Complementando, para se ter o 4x4 funcionando, terá que ter uma "caixa de transferencia"(A T-CASE), que vai (como o nome já diz), "transferir" a rotação oriunda do motor/cambio, para os eixos dianteiro e traseiro. E por conseguinte, quase todas as caixas de transferencias, tem "duas velocidades"; normal e reduzida,(só me lembro das antigas T case dos Toyotas Bandeirantes, antes de 1985,acho, que não tinham "velocidade reduzida"). Imagine que com os diferencias "blocantes", quando estiverem os dois "bloqueados", todas as quatro rodas estarão girando, uma ou outra em falso(patinando), e mais de uma, duas ou tres, com aderencia no solo, então o esforço para que o carro se mova será maior, se voce tiver uma t case "reduzindo" a as RPMs que saem do motor, terá mais torque(força) nas rodas, para mover a viatura. Então, diferencial blocante, mais necessidade de T CASE com "reduzida".
Imagina o esforço que o motor faz para "patinar" apenas 1 pneu, agora imagina a força que o motor tem que ter para fazer o mesmo com 4 pneus simultaneamente. Esse esforço é muito maior. Quando nunca se anda com um 4x4 em terreno pesado, imagina que o veículo nem faz força, no entanto, isso é bem o oposto, pois se está necessitando da tração 4x4 é porque o terreno é realmente pesado. Dessa forma, nem sempre a 1a marcha tem torque suficiente para movimentar o veículo. Dessa forma, a reduzida é algo primordial para andar em terrenos pesados se destruir a embreagem do veículo ou superaquecer uma transmissão AT.
Entendi, valew pelas dicas Edintruder, força mais a transmissao tendo tudo blocado, porem o tempo do esforço seria "menor" digamos assim pelo fato das 4 estarem girando ao mesmo tempo? Agora sergião, tem um amigo meu aqui que trabalha com importações, ainda não falei com ele mas imagino que ele cobre apenas o valor das peças quando ele for trazer algumas coisas de fora, será que ai consigo comprar o kit da propria dakota? assim teria que pegar na propria concessionaria?
Quanto a questão dos diferencias mais "robustos", vai o seguinte:
O diferencial original da DAKOTA 4x2, é mais resistente que o do TROLLER, ainda mais se voce comparar com os TROLLER antigos, que os eixos traseiros não são flutuantes. Então a questão de resistencia está mais grave na traseira, pois com o motorzão que tem(ainda mais se der na telha de fazer um up no bicho.hehehe), e se aventurar a umas arrancadas, firulas,etc, em 4x2, obvio que o eixo original aguenta beeem mais que o D44 do troler. No caso do eixo dianteiro, se quiser mesmo transformar a DAK em 4x4, numa caraceristica mais branda, sem querer fazer ROCK CRAWLER,(acho que é assim que se escreve.rs) trilhas redicais ou coisas do genero, pode pensar(disse pensar), em colocar o eixo original da DAKOTA 4x4 gringa, que será praticamente plug in, este eixo é o DANA 35, obviamente praparado pro negocio, e é o mesmo eixo das Rager 4x4, e tá relativamente "fácil" importar os componentes, e creio que não fique tão mais caro que comprar dois eixos de TROLLER, mais modificação de suspensão dianteira, etc. No caso da T-CASE, pode adaptar uma da CHEROKEE, ou mesmo da RAM.
Se for pra colocar um eixo rígido na dianteira, então , eu faria o seguinte; colocaria um eixo dianteiro da F250 (DANA 60), devidamente encurtado na bitola, pra "caber" na largura da DAKOTA, obviamente substituindo os semi-eixos(mais curtos, que voce consegue sob medida na ENSIMEC, por exemplo), sendo que obrigatoriamente tem que mexer na suspensão dianteira, deixava por enquantoa traseira com o D 44 - 4 original, uma vez que se consegue a relação 3,55:1(11/39), pro D 60, que é a relação que está no seu D44-4 original, colocava adpatador/espaçador no cubo traseiro, pra usar rodas de 8 parafusos, iguais aos da F250,(não necessariamente), ou então, colocaria na traseira também, um DANA 60, "encurtado" na bitola, como o adaptado na dianteira.
Segue algumas informações em anexo.
Abraço