Rafael:
Vamos por partes;
Antes de qualquer coisa, quando tiver um tempo, acesse a WIKIPEDIA(acho que não escrevi certo), para dar uma pesquisada nos termos TORQUE e POTENCIA, para ter uma maior clareza do que são essas grandezas físicas. Mas a grosso modo, TORQUE é a força que um motor é capaz de gerar(medida em Kgf/m, Nm/m Lb/Ft), e que a capacidade desta força realizar trabalho em uma unidade de tempo é a popular POTENCIA, que nos motores resulta do TORQUE pela ROTAÇÃO em MINUTOS. E que em função da configuração/ construção, etc, etc de cada motor, teremos uns com mais torque, outros com menos torque, e consequentemente mais potencia, menos potencia, mais torque em baixa rotação, menos potencia final, menos torque em baixa rotação, alto giro, e mais potencia , e por ai vai. É valido lembrar que os motores de maior cilindrada, e mais "retangulares" com maior curso de pistão e menor diametro, são mais "TORCUDOS" porem tem limite de rotação restrigindo, e os menores em cilindrada em mais "QUADRADOS" com maior diametro de pistão e menor curso, terão menor torque e poderão gerar mais potencia ,pois podem girar mais( em uma unidade de tempo). Bom, se for falar mais sobre isso, levarei um tempo enorme, e talvez não me faça tão claro quanto seria necessario, para o seu entendimento.
Quanto ao conjunto de transmissão, umas das funções,(na verdade a função principal), é transmitir às rodas, o torque (e rotação, claro) do motor, multiplicando/"desmultiplicando" isto(rotação/torque). Por exemplo, quando voce diz que tem um cambio, com primeira marcha 3,86:1 e um diferencial com relação 3,55:1, quando voce tiver usando, voce estará "multipilcando" o torque líquido do motor, por 3,86, e na sequencia por 3,55 e inversamente "reduzindo"(diminuindo) a rotação do motor na mesma proporção das releações. Então o torque(teoricamente falando), que chagará às rodas, é resultado dessas "contas" de X das relações, deduzindo( ou diminuindo), o que se gasta ou se perde, no "movimento" do conjunto de transmissão( o que chamamos de rendimento, onde cada "tipo de transmissão" tem um rendimento específico, umas tem 80%, outras 75% , 85%, etc), e que no caso da ROTAÇÃO, o que se chega às rodas, é praticamente o resultado mesmo, da "multiplicação" da "rotação de entrada" no sistema de transmissão pela( ou pelas) relações de transmissão do sistema.
Em sintese, quanto mais "curta" for uma relação de diferencial( menor numero de "dentes" do Pinhão em relação ao numero de "dentes" da coroa) ou menor numero de dentes de uma engrenagem "motora" em relação oa numero de dentea da engrenagem "movida", mais "torque"(força) e menos rotação teremos nas rodas.
O que seria prático, ( e está sendo tendencia das montadoras), é que quanto maior o numero de "marchas" tivermos num sistema de transmissão(mais especificamente no cambio, ou caixa de marchas, como queira), melhor se "aproveita"a "curva de torque/potencia" de um motor, pois voce consegue ir de baixa velocidade/muita força à alta velocidade, podendo andar bem numa trilha, carregar um peso razoável, rebocar, etc, a rodar numa boa velocidade de cruzeiro, como o motor no menor giro possivel, dentro de sua faixa "ótima" de torque.
Como seu carro tem cambio automatico, ( nào tenho certeza, mas me parece que a marcha DRIVE dele é "OVER"'), se voce conservar a relação de diferencial original, colocando uma boa T-CASE( tipo reduzida 2,72:1), poderá andar tranquilamente com pneus 33" até talvez 35" sem fazer feio, pois teu motor tem bom torque, vai ter muita força na primeira LOW(reduzida), mesmo com "peneuzão" a também andará bem, em DRIVE, até porque os pneus maiores "ALONGARÃO" mais ainda sua relação final.
Abraço.