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Tópico: GNV x Diesel

  • #25



    Citação Postado originalmente por helsu Ver Post
    Bem, nas minhas pesquisas para compra de um carro, pensei na Ranger com GNV, pois tem um preço bem mais em conta e o combustível seria mais barato. Mas na forma que vc coloca, o motor a diesel é ainda a melhor escolha, mesmo que o preço do carro a diesel seja muito mais caro?
    rapaiz vai pegar um novo ou usado?
    se tem grana p/ bancar o carro a diesel, manutenção, seguro, imposto mais caro, vai de diesel... se for um mal acabado duro como eu vai de gnv hehehe

    se quiser saber mais sobre gnv entra nesse forum:
    http://gnv.forumvila.com/gnv.html
    la vc vai ver a real de quem realmente usa... todos os problemas, manutenção, vantagens e desvantagens

    abs

  • #26
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    PessoALL

    Pra quem gosta de ler e/ou entende um pouco de quimica, aqui vão dois artigos que de certa forma "desmistificam" um pouco o assunto.

    O do link foi feito por estudantes da UFMG e o do arquivo anexado saiu na revista Quimica Nova, revista esta publicada pela Sociedade Brasileira de Quimica

    Abracos

    http://www.demec.ufmg.br/disciplinas...sel/diesel.htm
    GNV x Diesel Arquivos Anexos

  • #27
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Alguns especialisatas falam nos árabes da energia hidroelétrica (Brasil, Canadá e Rússia). Países que teriam condições de produzir hidrogênio barato e limpo.

    O Brasil ainda tem diversos aproveitamentos hidroelétricos de grande porte. Um dos pontos fracos destas novas usinas é a distância os centros de consumo que demandam altos investimentos nos sistemas de transmissão.

    No futuro uma usina dessas lá no meio do amazonas, com uma fábrica de hidrogênio ao lado seria o equivalente a um grande campo de petróleo.

  • #28
    Concordo com você thelmo, mas acredito que o futuro dos motores Diesel esteja com os dias contados. Sabemos que o rendimento energético dos motores à explosão são péssimos. Sómente, aproximadamente, 35% de toda a energia proveniente da queima dos combustíveis é aproveitada, o restante é perdido em forma de calor... Talvez as células combustíveis (hidrogênio) sejam o futuro dos novos motores.

    Gostei do anexo do Shimomoto. Fiquei mais tranqüilo com o menor poder poluente dos motores Diesel (quase zero em CO). Também, dá para concluir que se as refinarias melhorarem o processamento do diesel (e outros comb.) pode reduzir os teores de enxôfre, nitrogênio, etc. Outros sub-produtos pode ser eliminados com filtros e catalizadores. Só não entendo porque as montadoras e fábricas demoraram tanto para que os veículos saíssem com tais dispositivos, e a Petrobrás produzir um combustível de melhor qualidade.
    Ainda é um absurdo que nosso diesel contenha 5.000 ppm (0,5%) ou até os 1.000 ppm (0,1%) *parte por milhão (ppm). Só com esses aperfeiçamentos poderemos atingir os ídices exigidos EURO IV.
    Abs
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA" Ranger 99/00 diesel 4x4 CD

  • #29

    Cronograma do diesel não foi cumprido

    Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    PessoALL

    Pra quem gosta de ler e/ou entende um pouco de quimica, aqui vão dois artigos que de certa forma "desmistificam" um pouco o assunto.

    O do link foi feito por estudantes da UFMG e o do arquivo anexado saiu na revista Quimica Nova, revista esta publicada pela Sociedade Brasileira de Quimica

    Abracos

    http://www.demec.ufmg.br/disciplinas...sel/diesel.htm
    Caros,

    infelizmente a Petrobrás não cumpriu o cronograma que está no artigo da UFMG e por conta disso foi condenada a retirar do ar sua campanha milionária onde alardeava ser grande defensora da natureza. Foi considerada PROPAGANDA ENGANOSA!

    abs,

  • #30
    Usuário Avatar de buchmann
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    Jaraguá do Sul/SC
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    Infelizmente eu sei que o Brasil ainda continua com uma politica de combustível para favorecer o ganho de dinheiro para o governo..

    Concordo que carro a gnv polui menos.. mas imagina se nóis tive-semos a possibilidade de comprar carro pequenos com motor a diesel?? quanto não seria nossa economia?? dirigi uma fiorino a diesel no Chile.. lá pode.. ela fazia 17km/l.. isso andando a 120 130km/h em uma estrada maravilhosa.. (bem diferente do nossas esquecidas e esburaquentas estradas).

    Agora, "segundo minha opinião", acho ainda vantagem carro a gnv.. meu pai tem uma hilux 93, me assustei quando vi o preço no posto na BR101, R$ 2,14.. está quase o preço da gasolina no mesmo local, R$ 2,54.. assim fico pensando: quanto tempo vou recuperar essa diferença no combustivel??? R$0,40 por litro, um litro faz +ou- 10km/h (chutando meio alto) seria R$ 0,04 por km.. agora calculando os R$ 10mil a mais que se paga em uma camionete com motor a diesel dividito pelo valor por kilometro ganho (0,04), vou recuperar isso somente com 250000 km.. isso mesmo 250mil..
    bom.. acho que, pelos meus calculos, que não vale mais apena um carro a diesel..vendo pelo fator financeiro...

    Por isso gosto do gnv.. até hj a unica coisa que me deixa chateado é a baixa kilometragem e a grande perda de espaço no porta malas.. mas estou muito contente com o meu carro..
    vou e volto de curitiva com miseros R$ 55 aproximadamente, andando a uma velocidade média de 110km/h

    enfim.. é minha opinião e testemunho. vlw
    ex-Pajero 99 3000 2p
    ex-Niva 93
    Defender SW 110 99 Verde teto Braco - Piriquito.

  • #31
    Que tal a instalação dos catalisadores ?
    Já os tipos aplicados em veículos com propulsores de ciclo DIESEL usam conversores capazes de trabalhar com gases pobres e com teor de enxofre (SO2) elevado. Os mais modernos são os catalisadores de oxidação à base de platina e os filtros particulados, que fazem a oxidação de CO e HC e reduzem os particulados de carbono.

    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #32
    Citação Postado originalmente por Raposo Ver Post
    Além disso pergunto: alguém faz trilha com 4 X 4 a gás?
    Todos esses das fotos...

    Eu resumo dizendo que não existe verdade absoluta. O que é bom pra um, pode não ser pra outro.. pra vc o diesel é melhor...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GNV x Diesel-000_0101.jpg   GNV x Diesel-jc_02.jpg   GNV x Diesel-dsc03629.jpg   GNV x Diesel-dsc01605.jpg   GNV x Diesel-img_1573.jpg  
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #33
    1 - Veículo bom, é aquele que na medida do possível (bolso!) atende as suas necessidades .
    2 - Combustível bom, é aquele que atende as necessidades do seu veículo, e no momento é o mais barato (bolso!).
    3 - Quem usa o veículo para o trabalho, pensa de uma maneira.
    4 - Quem usa o veículo para se mostrar, pensa de maneira diferente.
    5 - Mais adequado seria ter um carro a gasolina para arrancar queimando pneu do que um a diesel.
    6 - Têm muito "neguinho" por aí com um Diesel só pelo tamanho. E daí quer fazer o que, por enquanto, só um a gasolina faz.
    7 - A meu ver, o GNV é por medida econômica (bolso!).
    Abs
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #34
    Usuário Avatar de Raposo
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    07/03/2008
    RJ
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    Citação Postado originalmente por Gouveia Ver Post
    Todos esses das fotos...

    Eu resumo dizendo que não existe verdade absoluta. O que é bom pra um, pode não ser pra outro.. pra vc o diesel é melhor...
    Você tem razão. Eu não sabia que tinha Jipeiro usando GNV. Eu, particularmente, não quero mais usar, prefiro até o álcool. Mas não sou contra quem usa.
    Um abraço.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #35
    Usuário Avatar de alexborba
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    consumo GNV na ranger 2.3

    Citação Postado originalmente por helsu Ver Post


    Concordo plenamente com você ainda mais que eu tenho um sítio ecológico aqui em Paraty. Mesmo assim, vc poderia me dizer sobre performance do motor, consumo Km/l e tempo de vida útil desse motor?
    Grato
    olá helsu!
    o consumo fica na faixa dos 10km/m3.
    na estrada cheguei ao recorde de 330Km/25m3 o que dava uma média de uns 12,5km/m3.
    nessas contas sempre consome um pouco de gasolina, menos de 1/8 do tanque...
    na cidade, um cilindro dura entre 230 e 280km. como enfio o pé sem dó e ando pouco, até ela esquentar vai muita gasolina misturada e o consumo aumenta...
    li em uma matéria que o cara andava 900 e tantos km usando um cilindro de GNV de 25m3 e o tanque cheio. parece que fez milagres... deve ter andado um bocado na banguela, isso sim!

    performance:
    parece que nada muda, pois é de 5ª geração. só dá pra perceber mesmo na serra, quando ela pede marcha no GNV. na serra de campos do jordão, 1000m para vencer em 12km, ela sobe em 3ª no GNV a 80Km/h e em 4ª na gasolina a 100, 110km/h.

    vida útil:
    espero que seja a mesma da gasolina. ao menos a ford banca 2 anos de garantia... fiz a revisão anual e nada de anormal constou. gastei 1 hora e R$100 para ter o selo 2008.

    tem posto de GNV em paraty ou só na dutra? isso é um incômodo realmente. para ir para campos preciso desviar 8Km para ir até taubaté abastecer, enquanto o posto frango assado da carvalho pinto espera a autorização do detran para botar as bombas de GNV, já instaladas, para funcionar... a novela já dura um ano ou mais...

    bos sorte com o sítio!
    b
    LR Discovery Sport 2015-16 | ex Freelander 2006 / Grand Cherokee 2001 / Cherokee Sport 1998

  • #36
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    04/05/2004
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    Aqui no estado do RJ, levando-se em conta o preço dos combustíveis, GNV R$1,55; Díesel R$1,98 ; Gasolina R$2,60 ; Álcool R$1,70, e o consumo médio dos referidos combustíveis, o menor custo do km rodado é o do GNV e levando-se em conta o desconto de 75% no valor do IPVA, o GNV ganha. O custo de instalação do GNV se dilui rapidamente e ainda o custo de aquisição de uma Ranger 0 KM alcool/gasolina é bem menor que um a díesel.
    Contra, é a dificuldade em se ter o GNV em todos os locais em que se roda e ainda, a pequena autonomia.
    Rogério
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

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